domingo, 25 de janeiro de 2015

RESENHA - ”APENAS UM DIA” - GAYLE FORMAN



                                                               LIVRO:”APENAS UM DIA”
AUTORA: GAYLE FORMAN 
TÍTULO ORIGINAL: “JUST ONE DAY” 
TRADUÇÃO: ANA PAULA DOHERTY 
EDITORA: NOVO CONCEITO 
PÁGINAS – 382 
1ª  EDIÇÃO 
IMPRESSÃO 2014 
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE AMERICANA 
ASSUNTO: ROMANCE 
ISBN: - 978-85-8163-450-0


 Apenas Um Dia






CITAÇÃO: – Isso apenas comprova o meu ponto de vista. Você tem talento para viajar. Não tenho certeza se eu tenho. Fico ouvindo todo mundo falar que as viagens ampliam os horizontes. Nem sei muito bem o que isso quer dizer, mas não ampliou nada para mim, pois não sou boa nisso.” (pág. 51)



ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Uma jovem olhando através de um vidro, segurando uma caneca e monumento ao fundo.

A capa não é das mais bonitas, mas tem tudo haver com o teor do livro.

Foto Ca capa: @Xandra/Gelly Images.





(nota:4,50 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Produção editorial Equipe Novo Conceito.

Impressão e acabamento Prol 071014.

Folhas amareladas com letras pretas.

Dividido em: dedicatória; pensamento; duas partes, 39 capítulos numerados e alguns com títulos; e, agradecimentos.
 Formato/Acabamento: 16x23x2,4
 Peso: 0.53 kg



(nota:4,80 de 5,00 )







- ESCRITA:



Narrativa descritiva feita em primeira pessoa na visão de Allyson, a protagonista.

A escrita da autora é envolvente, com pequenos trechos carregados de suspense e tensão que conseguem prender o leitor e até torcer pelo desenrolar dos fatos.

Um ou outro erro ortográfico, nada que atrapalhe a fluidez da leitura.

Livro segue as regras da Nova Ortografia da Língua Portuguesa.





(nota:4,80  de 5,00)







CITAÇÃO: “Mais um dia. Isso é tudo o que estou pedindo. Apenas mais um dia.Não consigo pensar além disso.Além das coisas que são complicadas. Voos atrasam. Pai enlouquecem. Apenas mais um dia. [...].(pág. 135)



RESUMO SINÓPTICO:



Allyson Healey é a garota certinha, toda organizada, melhor aluna em uma escola na Europa, planeja tudo e parece que vive o sonho da mãe, não dela própria.



No dia da formatura sai com sua amiga Melanie para assistir uma peça Shakespeariana na praça da cidade e conhece Willem, o protagonista da festa. Will parece levar a vida de forma sem esperar nada, só de curtição. Acaba convencendo Allyson a viajar com ele para Paris por apenas um dia... e ela vai.



Allyson transforma-se em Lulu e com a nova personalidade acaba incorporando uma nova identidade totalmente diferente, sente-se livre e capaz de fazer tudo que não fazia sendo Allyson.



Em Paris conhece um lado totalmente diferente da cidade ao lado de Will e estava gostando, entregou-se inteiramente a aventura e aproveitou cada instante, apesar de vários percalços que surgiram. Precisou passar por várias situações inimagináveis, sentir medo, sentir mágoa, para depois de tudo, aprender o que realmente queria da vida e buscar sentido para ela...





CITAÇÃO:”Penso no que minha mãe disse. Sobre ser grata pelo que se tem em vez de desejar aquilo que se imagina querer. Aqui, no campus por onde um dia ele caminhou, acho que finalmente entendo do que ela estava falando. Acho que finalmente compreendo o verdadeiro significado de desistir quando se está ganhando.” (pág. 353)







ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



Vou logo dizer que gostei mais desse livro que do anterior: “Se eu ficar”, embora a autora tenha mantido a característica da escrita nesse exemplar.



Há aqui um pequeno conflito familiar, onde a mãe tenta impor sua própria vontade à filha que por uma situação inusitada, acaba se rebelando e vivendo um dia intenso e que muda sua forma de encarar a vida. Bom poder acompanhar o encontro da identidade da protagonista e ver seu amadurecimento.



A autora escreve de forma tão envolvente, que acabamos nos envolvendo intensamente com a leitura, rimos, sofremos, acompanhamos sua odisséia a procura das respostas tanto interiores quanto para os acontecimentos. Muito interessante e quase interativo, assim penso eu, pois o que senti.



O final é como anterior... ficou em aberto e gosto de finais assim porque podemos imaginar inúmeras possibilidades do que poderá acontecer, embora nesse livro, apesar de aberto, teve um direcionamento, não sei se dá para entenderem, porém se lerem o livro, compreenderão o que falo.



O livro tem drama (e como tem), tem um certo suspenso permeado por mistério temporário e claro, tem romance, fugaz, intenso e quente... Não posso dizer mais que isso: LEIAM!!





NOTA : 4,50 de 5,00





smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro






SOBRE O AUTORA:

 



Gayle Forman começou sua carreira escrevendo para a revista Seventeen em que a maioria de seus artigos, centrada nos jovens e preocupações sociais. Mais tarde ela se tornou uma jornalista freelance para publicações como a revista Details, Jane Magazine, Glamour Magazine, The Nation, Elle Magazine e Cosmopolitan Magazine.

Em 2002, ela e seu marido Nick fizeram uma viagem ao redor do mundo. De suas viagens, ela acumulou uma riqueza de experiências e de informações que mais tarde serviu como base para seu primeiro livro, um diário de viagem que você não pode começar lá a partir daqui: um ano na margem de uma Shrinking World. Em 2007 ela publicou seu primeiro romance para jovens adultos, intitulado de Sisters In Sanity onde ela se baseia em um artigo que tinha escrito para a revista Seventeen.



 

cheirinhos
Rudy

 

2 comentários:

  1. querida Rudy, este é um livro um tanto diferente de minhas costumeiras leituras, mas isso é o bom do universo literário: você se deparar com algo diferente, inusitado e flertar com novas formas de ver o mundo. sua resenha, como sempre está impecável, pra lá de completa, praticamente um raio-x de tudo o que a leitura pode nos proporcionar. parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo!
      Agradeço seus elogios e seu comentário, são sempre cheios de carinho, obrigada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...