sexta-feira, 13 de março de 2015

RESENHA - ”EU FICO LOKO” (LITERATURA NACIONAL) - CHRISTIAN FIGUEIREDO DE CALDAS



LIVRO:”EU FICO LOKO” (LITERATURA NACIONAL)

AUTOR: CHRISTIAN FIGUEIREDO DE CALDAS


EDITORA:NOVO CONCEITO


SELO: NOVAS PÁGINAS


PÁGINAS – 160


1ª  EDIÇÃO


IMPRESSÃO 2015


CATEGORIA: NÃO FICÇÃO BRASILEIRA


ASSUNTO: CRÔNICAS TEEN


ISBN: - 978-85-8163-681-8



 Eu Fico Loko
CITAÇÃO:”Amizade é uma coisa de Loko. Já pararam prá pensar na quantidade de pessoas muito diferentes que são nossos amigos?[...]” (pág. 39)


ANÁLISE TÉCNICA:



-CAPA-


Metade da página com foto do Christian e a outra metade complementa a foto como um desenho.


A capa é bem diferente e confesso que gostei do efeito, principalmente porque as letras do título são coloridas e é define bem o conteúdo do próprio Christian (muitcho loko...).


Fotos da capa: Nicole Fialdini.


(nota:5,00 de 5,00)




-DIAGRAMAÇÃO:


Gostei muito da diagramação, algumas folhas pretas com letras brancas, outras folhas amareladas com letras pretas, muitas fotos, gravuras, logotipos, tudo bem alegre e divertido.
 
 


São 11 capítulos e espaço do leitor, e, o livro tem início com a Palavras de mãe. E lgumas páginas para você escrever o que quiser.




Formato/Acabamento: 16x23x1,0.

Peso: 0.24 kg.

Fotos do interior: acervo pessoal do autor.

Impressão e acabamento Intergraf 060115.

Produção editorial Equipe Novo Conceito.



(nota:5,00 de 5,00 )




- ESCRITA:


O que falar sobre a escrita do livro? É bem condizente com o público alvo destinado à leitura, com gírias e termos adolescentes. A linguagem é dinâmica, engraçada e verdadeira, pelo menos me transparece assim...

O que achei excessivo foi a quantidade de palavrões utilizados. Não que me choque com palavrões ou ache que não devam ser usados, porque quem nunca soltou um bom em momento de euforia, o que me incomodou foi o excesso.Sei que é a forma como ele se expressa, é bem característica dele, mas que incomodou, incomodou...



(nota:3,50 de 5,00)




CITAÇÃO: “Acho uma loucura pensar na velocidade das coisas, como o tempo passa, como de repente estamos distantes de pessoas que adorávamos e tão perto de pessoas de quem nunca imaginaríamos ser próximos.” (pág. 151)


RESUMO SINÓPTICO:


Christian Figueiredo é paulista, tem 21 anos, mora na zona sul de São Paulo sozinho, embora se dê bem com a família que sempre foi bem liberal, sem colocar limites ou castração em relação as atitudes e criatividade dele.


Desde criança é alegre, comunicativo e faz as pessoas rirem. A mãe acredita que ele veio para brilhar com a própria luz.E assim hoje ele se tornou um vlogueiro e youtuber dos mais ‘bombados’ com mais de 1 milhão e 500 mil assinantes.


Como sempre gostou de escrever, resolveu  usar a criatividade e a câmera para colocar os roteiros que ele mesmo produz e edita em seus vídeos, onde os jovens procuram para saber oq eu anda pensando.


No livro ele escreve em crônicas as experiências que viveu (e vive) com escrita peculiar e muito bom humor.


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:


Tudo bem que o Christian tem um dos canais mais acessados do youtube, embora nunca tenha escutado falar nele antes de ler seu livro.Daí fui lá assistir alguns dos vídeos para poder falar com propriedade, né? São até engraçados, ele é muito engraçado e talvez seja esse o sucesso dele como youtuber.


Em relação ao livro... devo dizer que tem fluência e influência em suas palavras e deve mesmo atingir os adolescentes pela verdade que transmite ao transcrever suas experiências em vários aspectos da vida como família, amigos, trabalho, mulheres, viagens, etc... É divertido, o que transforma tudo muito hilário e engraçado.


Agora para mim não acrescentou muito, ao contrário, fiquei até um tanto preocupada e vou dizer porque...


Como fala para adolescente, na minha opinião ele é um formador de idéias e influenciador de atitudes através de suas crônicas e opiniões. E em seus escritos ele conta abertamente que ‘mentia’ sobre seus sentimentos para poder se enturmar e fazer parte dos grupos, ‘mentia’ para poder se sair bem em determinadas situações. E fiquei pensando: será que isso não vai passar a impressão para os outros de que quando se mente tudo pode dar certo? Ainda estou incomodada com esse pensamento...


Sim, as palavras dele parecem verdadeiras, entretanto, será que tudo que fala é verdade ou são apenas palavras para impressionar e ser aceito? E isso me preocupa, sério!


Outra coisa que me incomodou foi a quantidade excessiva de palavrões e fui lá conferir os vídeos e lá eles também são usados de forma exagerada. E como falei anteriormente, não o critico, não sou contra os palavrões, minha preocupação é com o excesso... tudo que é em excesso passa do limite.


Enfim, é um bom livro em parte, mas para mim não fez muito efeito não... E não é que me considerO ‘velha’ por completar meio século no próximo mês, porque minha alma é jovem, porém mesmo sendo jovem e tentar compreender a forma como ele se expressa, o livro não me conquistou, infelizmente!


Quero deixar bem claro que essa é a minha opinião, foram os sentimentos pessoais que expus, o que não quer dizer que a leitura não dê certo para quem lê minha impressão. Aconselho que leia para tirar suas próprias conclusões, já que cada livro atinge uma pessoa de forma diferente.



NOTA : 3,30 de 5,00
 smiley livrosmiley livrosmiley livro Emoticon triste Emoticon triste

SOBRE O AUTOR:
 
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO! 



cheirinhos
Rudy 
 

6 comentários:

  1. querida Rudy, admiro o que você escreve e nos revela, principalmente por causa da sinceridade. tenho um certo problema com palavrões também, por isso não conseguia digerir muito bem os filmes nacionais, as canções atuais americanas, entre outras coisas. isso, provavelmente, é fruto de minha educação católica (castradora).
    bom... também corri ao youtube pra assistir a uns vídeos do garoto e gostei das "70 frases que os alunos falam", me lembrei de meus tempos de professor. não sei se o livro seria pra mim, achei a capa um tanto quanto confusa. claro que não me furtaria de lê-lo, mas numa livraria ele seria uma escolha complicada.
    no mais, é sempre bom ler suas resenhas que dissecam obra e autor. adoooooro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo!
      Realmente tem livros que não são para nós, o que não quer dizer que sejam ruins.
      Não sou puritana, nem nada, mas todo excesso me incomoda e no caso, como ele é um formador de opinião para os adolescentes, achei que deveria ser mais comedido.
      Obrigada por seus comentários sempre bem colocados.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Rudynha querida, o livro parece ser divertido, mas acho que também "passaria".

    Acho o uso em excesso de palavrões uma deselegância total, seja lá onde ele que seja. Não que de vez em quando eu não fale um, afinal de contas não sou anja...rs... Mas, há sempre outras maneiras para se expressar sem ser sempre essa. Nada contra quem usa, apenas acho feio.

    Sua preocupação é muito pertinente principalmente vindo de uma pessoa que está "bombando" na internet e tem como público alvo o jovem. a adolescência é uma fase de incompreensão por parte do jovem que se acha certo em tudo. Já fomos assim também, uns mais, outros menos,mas é por aí. O adolescente distorce as coisas com muita facilidade, então, um comentário inocente de repente, pode vir a causar problema dependendo de quem o recebe. Sim, é preocupante.

    Adorei a perspicácia de sua análise, querida, vou falar pra Miss Marple tomar cuidado pra não perder o posto de detetive perspicaz.....rs...

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Angel!
      Só tu mesma para me fazer rir...kkkkk
      Geralmente gosto de analisar o que livro causou em mim e como ele pode atingir os leitores. Questão apenas de observação...
      Bem, nem sei se minha opinião vale, porque as 'meninas' choram e se descabelam por ele, então... a fórmula está dando resultado, né?
      Obrigada anja por seu carinho.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Oi amada estou aqui tmb, parabéns pelo blog, beijinhosssssssssss

    http://rubiaartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...