quinta-feira, 16 de abril de 2015

RESENHA - ”EVE & ADAM” - KATHERINE APPLEGATE E MICHAEL GRANTE




LIVRO:”EVE & ADAM”

TÍTULO ORIGINAL:”EVE & ADAM”

AUTOR(ES): KATHERINE APPLEGATE E MICHAEL GRANTE

TRADUÇÃO: CAROLINA RAQUEL CAIRES COELHO

EDITORA: NOVO CONCEITO

PÁGINAS –269

1ª  EDIÇÃO

IMPRESSÃO 2014

CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA

ASSUNTO: FANTASIA

ISBN: - 978-85-8163-443-2

 

 





CITAÇÃO: Criatividade é permitir a si mesmo cometer erros. A arte é saber quais ocultar”. (pág. 127)








ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-

A capa desse livro é uma das mais lindas na minha opinião.

Fundo azul com maça vermelha e um parte como um quebra cabeças prateado, saindo alguns pequenos raios.

Design da capa: @Rich Deas.





(nota:5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:

 



Folhas amareladas e letras pretas um pouquinho acima da média, ótima para leitura.

Conteúdo: dedicatória; 43 capítulos numerados e com títulos correspondentes a cada protagonista e logotipo de uma pequena maçã; e, agradecimentos.



Produção editorial: Equipe Novo Conceito.

Impressão e acabamento Prol 071014.

Formato/Acabamento: 16x23x1,7

Peso: 0.37 kg



(nota:4,70 de 5,00 )







- ESCRITA:



A narrativa é feita em 1ª pessoa na visão dos três protagonistas principais: Eve, Solo e Adam, mostrando o ponto de vista de cada um.

Escrita dinâmica, fluida e envolvente, mostrando alguns termos técnicos envolvidos com a computação.

Diálogos inteligentes.

Um ou outro erro de ortográfica e concordância, nada que atrapalhe ou interfira na leitura.



(nota:4,80 de 5,00)







CITAÇÃO: “-Não existe sempre – digo. – Nada persiste para sempre.

- O nada persiste – ela diz. Ela está me testando.

- Não. Assim como as coisas existem, o nada dá espaço a alguma coisa. O nada que precedeu o Bing Bang foi destruído. O nada se tornou algo.” (pág. 189)



RESUMO SINÓPTICO:



Evening (Eve) é filha única da geneticista Terra Spiker, conhecida por seus estudos e poderosíssima. Sofre um atropelamento e perde a perna. É transferida as pressas para o complexo Spiker, onde tem toda assistência dos ‘empregados’ da mãe e tem sua perna totalmente reconstituída com uma rapidez nunca vista e ela passa a ficar curiosa para entender o que acontece.



Solo é um ‘apadrinhado’ da Dra. Spiker e vive no complexo há muito tempo. Sabe os segredos,os locais adequados para se esconder (porque tudo é monitorado) e tenta uma aproximação com Eve. Nunca havia sentido nada do que sente quando a vê e quer ‘aprender’ que sentimentos são esses.Solo foi o responsável pela retira da Eve do hospital e por levá-la para Spiker Biophermaceuticals, unidade de pesquisa que pertence a mãe de Eve.



Quando Eve está entediada por ter de ficar no isolamento enquanto sua perna se recupera, sua mãe a designa para ser a pioneira em um novo projeto feito para estudar a genética humana. Eve poderá criar uma simulação do ser que ela acha perfeito. A criação começará do zero, onde terá de escolher: olhos, cabelos, músculos, cérebro, traços da personalidade. Eve está criando ADAM...



Brincar de Deus tem suas consequências e Eve vai descobrir que a perfeição é questionável e até que ponto a ciência é desenvolvida.



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR(ES):



Como boa apreciadora de ficção, fiquei bem empolgada quando recebi esse livro para análise. Mexer com o genoma humano é algo delicado, porque é uma modificação perigosa e fiquei bem curiosa para ver como seria a abordagem dos autores.



Não vou dizer que me decepcionei, porque é um livro de ficção, entretanto esperava um pouco mais, um aprofundamento maior sobre a própria ficção. Ainda assim é um livro interessante e que nos faz questionar certos aspectos da tecnologia científica futurista.



Eve cria Adam perfeito, e coloca perfeito nisso, porém ele não tem experiência, embora aprenda com facilidade. É um ser lindo, embora um tanto apático no sentido de tomar atitudes, afinal, é como um bebê que acaba de nascer.



Ao descobrir as ‘atrocidades’ que acontecem no complexo, Eve fica encurralada: entrega ou não sua mãe por tudo que acontece atrás daquelas paredes? E aí acaba se metendo em uma aventura de fuga digna dos filmes hollywodianos e com ajuda de Solo e Adam, consegue tomar uma decisão.



O livro é bom como aventura e questionamentos sobre manipular a ciência, como ficção científica deixa um pouco a desejar, como fantasia... é uma ótima leitura.Bom de ler sem grandes expectativas.





NOTA : 4,00 de 5,00


smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroEmoticon triste





SOBRE O(s) AUTOR(ES):





MICHAEL GRANT: 

 



Michael Grant é o co-autor das séries Animorphs e Everworld, como também criador e autor das séries Gone e The Magnificent 12. Michael cresceu numa família militar, frequentando dez escolas em cinco estados e três escolas na França. Quando adulto, se tornou um escritor em parte porque "era um dos poucos trabalhos que não iria prendê-lo a um lugar específico". Ele vive em Irvine, na Califórnia, com sua esposa, Katherine Applegate, seus dois filhos, e muitos animais de estimação.



KATHERINE APPLEGATE:

 



Nascida em 9 de outubro de 1956,  é uma escritora norte-americana, mais conhecida como o autora dos Animorphs, Restos, Everworld e outra série de livros. Ela ganhou a Medalha Newbery 2013 para o romance de seus filhos The One and Only Ivan(lançado pela Editora Novo Conceito). Livros mais populares do Applegate são ficção científica, fantasia e romances de aventura. Ela ganhou o prêmio série de livros das melhores crianças em 1997, em Nova Publishers Weekly. Seu livro Home of the Brave ganhou dois prêmios. Ela escreveu recentemente uma série primeiros capítulos chamado Regras Riley Roscoe.





Cortesia Grupo Editorial Novo conceito!! 
 

cheirinhos
Rudy
 

2 comentários:

  1. querida Rudyinha, vc bem sabe o quanto aprecio uma boa FC. e depois de tanto Asimov e Arthur Clarke a gente acaba ficando exigente, seletivo. percebo o quanto vc preza uma história bem contada, mas sem aprofundamento fica faltando algo, algo que nos estimule, que nos coloque contra a parede, nos faça refletir sobre nossa condição no planeta. bom, sua resenha é reveladora e eu leria o livro ainda sabendo de suas fraquezas, porque nós leitores somos assim mesmo né? adorei suas palavras e principalmente sua franqueza. bjos.

    ResponderExcluir
  2. Rodolfo!
    Sempre com lindas palavras de incentivo, obrigada.
    Temos de ser verdadeiros em nossas análises, caso contrário, onde ficará nossa credibilidade?
    Obrigada querido.
    Bom domingo e semaninha abençoada!
    “O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros.” (Alexandre Herculano).
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...