segunda-feira, 5 de outubro de 2015

RESENHA - ”172 HORAS NA LUA” - JOHAN HARSTAD



LIVRO:”172 HORAS NA LUA”


TÍTULO ORIGINAL:”172 HOURS ON THE MOON”


AUTOR: JOHAN HARSTAD



TRADUÇÃO:CAMILA FERNANDES



EDITORA: NOVO CONCEITO



PÁGINAS –285



1ª  EDIÇÃO



1ª IMPRESSÃO 2015



CATEGORIA: FICÇÃO NORUEGUESA



ASSUNTO: SUSPENSE



ISBN: - 978-85-8163-709-9


 172 Horas na Lua





CITAÇÃO:” “Saíram do parque juntos. Várias pessoas pelas quais passaram lançaram olhares estranhos, imaginando se aquele sem-teto desgrenhado estava incomodando a garota. Algumas até pararam e perguntaram se estava bem.

E estava. [...]” (pág. 93)


 



ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Olho aberto em fundo preto. Dentro do olho uma planície de areia e pedras com duas pessoas caminhando.



Achei muito criativa e linda! Sem contar que tem tudo haver com o enredo do livro.



Arte e design da capa: by Bem Maufner.



Foto do olho: @Iko/Shutterstock.



(nota:5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



As folhas são amareladas com letras pretas, algumas páginas são pretas com letras brancas. Várias fotos e ilustrações.





 

Muito boa a diagramação.



Conteúdo: índice; prólogo; dividido em 3 partes com títulos; capítulos com títulos e dentro de um quadro com uma parte do céu; e, nota do autor.

 

 

A imagem na página 213 foi baseada nas impressões do autor.



Ilustrações de Darlah 1 e Garlah 2 foram desenhadas por Rodeo Archilects em parceria  com LaCKTr.



Impressão e acabamento Intergraf 020715.



Produção Editorial: Equipe Novo Conceito.



Formato/Acabamento: 16x23x1,9 cm



Peso: 0.40 kg



(nota:4,90 de 5,00 )







- ESCRITA:



Narrativa em terceira pessoa desconhecia, mostrando a visão dos protagonistas.



Pequenos erros de concordância que não afetam a leitura.



Escrita descritiva e de fácil entendimento.





(nota: 4,70 de 5,00)







CITAÇÃO: “Se o sistema de energia principal não voltasse a funcionar, talvez eles nunca retornassem para casa.” (pág. 160)



RESUMO SINÓPTICO:



Em 2010 a cúpula da NASA se reuni e decide que irá enviar nova tripulação à Lua, entretanto, precisam de patrocínio e resolvem lançar uma campanha mundial onde selecionariam três adolescentes escolhidos aleatoriamente para comporem a equipe de astronautas que irão para Lua, causando sensação mundial.



Em 2018 são escolhidos os três ‘sortudos’: Mia Nomeland que mora na Noruega, tem 15 anos e uma banda que é seu mundo. Os pais a inscreveram pela internet sem que ela soubesse, pois não queria ir para Lua. Estava irredutível até que suas colegas de banda a convencem a ‘viajar’. Midori Yoshida tem 15 anos e mora em Shibuya, interior do Japão. Tem um relacionamento conflituoso com os pais e pensa apenas em gastar todo dinheiro que ganha com roupas e bugingangas.Sentia-se diferente dos adolescentes que convivia, seu sonho era sair  de onde morava e conquistar o mundo como a irmã. Iria para Nova Yorque quando completasse maioridade e quando abriram as inscrições para viagem à Lua, viu sua oportunidade ser concretizada. Antoine Devereux com 16 anos é francês e sofre sua primeira desilusão amorosa. Não consegue superar, fica a espreita, vigiando sua ex com o novo namorado e vê na viagem para Lua a solução para sua tristeza.



Os ganhadores passariam 172 horas na Lua e ficariam na base lunar Darlah 2, construída nos anos 70, passariam por treinamento e algumas provas antes da decolagem.



Junto com mais cinco astronautas especializados, os três adolescentes partem para a viagem de suas vidas. O que não sabem é que poderão não mais voltar para Terra...







ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:



A primeira coisa que vou falar é que sou fissurada por ficção científica, principalmente a ficção original que fala sobre vida em outros planetas e extraterrestres. Sou uma humilde estudiosa sobre o assunto e quem quiser pode até me criticar, porém acho muita prepotência de nossa parte, acharmos que somos únicos no mundo cósmico imenso.



Dito isso, nem preciso dizer quanto estava com expectativa alta para leitura desse livro, já que é o primeiro no estilo editado pela NC e por ser um escritor norueguês. E me decepcionei um pouco, espera mais, muito mais...Veja! O livro não é ruim, porém não é o que esperava...



O que mais me decepcionou foi o fato de o autor ter escrito metade do livro sobre os adolescentes que seriam escolhido para viagem e ter deixado a parte ficcional sobre a viagem, aterrissagem e estadia na Lua um pouco à parte.



Não posso deixar de dizer que o mistério lunar me deixou intrigada e bem curiosa para saber sobre a origem de tudo. A tensão dentro da estação Darlah, a busca de solução para os problemas, inclusive para o retorno à Terra e outros problemas que enfrentaram, deixaram meu coração na mão e era como se estivesse junto deles, passando por tudo e vivenciando todo terror a que foram impostos.



Algumas explicações foram até aceitáveis para uma ficção, agora a causa de tudo... isso na foi explicado e fiquei um tanto frustada.



Um ponto bem positivo são as fotos e ilustrações que estão por todo o livro e facilitam a visualização e imaginação de como pode ser o local onde estão ‘hospedados’.

 



Ainda assim recomendo a leitura para quem como eu é aficionada pelo tema e quer uma leitura tensa e eletrizante.



NOTA : 4,00 de 5,00


  Emoticon triste




SOBRE O AUTOR:




Johan Harstad ganhou, em 2008, com 172 horas na Lua, o prêmio Norwegian Brage na categoria Youg Adult. Ele também escreveu contos e diversos romances para adultos, incluindo Buzz Aldrin, What Happened to You in All the Confusion?, melhor obra de ficção do Kirkus Reviews em 2011, publicado em 13 países. Considerado um dos mais importantes autores escandinavos do nosso tempo, Johan vive em Oslo, na Noruega.

CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!



cheirinhos
Rudy

2 comentários:

  1. querida Rudynha, faço coro contigo em relação à existência de outros seres no universo, e vou mais além, não só acho prepotência, como um completo egoísmo acharmos que somos os únicos. feito este adendo, vamos à resenha.
    quando me deparei com este livro, especificamente o título, já fiquei maquinando como seria passar alguns dias em órbita, dentro de uma estação qualquer. acho que sofro de claustrofobia, sinceramente eu não conseguiria.
    então este livro me chamou a atenção de cara. queria saber mais sobre cada detalhe da convivência num local tão restrito. digo que ainda quero ler este livro... mas antes vou ler "perdido em marte", daí farei a comparação.
    adorei, como sempre, mas uma de suas belas resenhas. esta em especial, por se tratar de um campo que gostamos muito: FC.
    ótima dica!

    ResponderExcluir
  2. Rudynalva minha querida eu sou como tu, adoro ficção cientifica, ler e ver sim sou aficionada em tudo que tenha star, mas como todos os fãs de syfy, aborrece-me um bocadinho quando há muito romance, ou quando são crianças, se calhar só por isso já não lia... mas se encontrar na biblioteca, levo de qualquer maneira meteste-me a pulga atras da orelha, fiquei curiosa
    beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...