terça-feira, 3 de abril de 2018

A MENTE E O MEDO – Krishnamurti




Uma linda joia de sabedoria!

Imagine um livro que começa falando sobre a inutilidade de se ler livros!

Krishnamurti faz um convite a seu leitor/interlocutor: investigue o funcionamento de sua própria mente. O maior valor do livro está nas sugestões de caminhos para empreender essa audaciosa aventura, um mergulho nos mares profundos da consciência. O tesouro a ser encontrado é a Realidade, a Felicidade.

Pois muito bem! Aceitei fazer o “desafio Krishnamurti”. Não teria como expressar aqui o quanto aprendi com essa experiência, só posso dizer que vale a pena!

O livro é organizado em forma de palestras, com perguntas e respostas. Li com um lápis marcando as páginas, para sublinhar os trechos mais significativos. E o resultado é que rabisquei o livro todo!

Mas não importa citar uma frase, e sim aplicar na prática. Krishnamurti não é um autor para ser citado, e sim vivenciado.

***
“Reputo especialmente importante compreender-se a questão do conhecimento, do saber.”

“Pode uma pessoa ler livros incontáveis, assistir a conferências altamente intelectuais, acumular vastos cabedais de ilustração; mas se não souber penetrar em si mesma, para descobrir a verdade, para compreender o processo total da mente, os seus esforços, por certo, só haverão de torná-la mais superficial ainda.”




\\\***///


MANIFESTO – Mensageiros do Vento

Um experimento literário realizado com muita autenticidade e ousadia. A ideia é apresentar um diálogo contínuo, não de diversos personagens entre si, mas entre as diversas vozes de um coral e o leitor. Seguir a pista do fluxo da consciência e levá-la a um surpreendente ritmo da consciência. A meta desse livro é gerar ondas, movimento e transformação na cabeça do leitor. Clarice Lispector, Ferreira Gullar, James Joyce e Virginia Woolf, entre outros, são grandes influências. Por demonstrarem que a literatura pode ser vista como uma caixa fechada, e que um dos papéis mais essenciais do escritor é, de dentro da caixa, testar os limites das paredes... Agora imagine esse livro escrito por uma banda de rock! É o que encontramos no livro MANIFESTO – Mensageiros do Vento, disponível aqui. Leia e descubra por si mesmo!
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...