sábado, 8 de setembro de 2018

TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO E OUTRAS HISTÓRIAS – Agatha Christie



Muito boa essa antologia de peças teatrais de Agatha Christie! Que começa, é claro, com “Testemunha de Acusação”, nada menos que a obra mais encenada da história do teatro britânico. Li pela terceira ou quarta vez (incluindo uma versão estruturada como novela), além de ter visto o filme de 1957, com Marlene Dietrich em marcante interpretação no papel-título. E agora soube de uma nova versão da BBC, que fiquei com muita vontade de ver.

Testemunha de Acusação (1957):

Testemunha de Acusação (2016):

Só por aí dá para se ver que “Testemunha de Acusação” é uma das melhores histórias de Agatha, sumamente bem concebida. Nessa rerereleitura, o que me chamou a atenção foram as tiradas cômicas, a que antes não dei muita importância. Creio que estou mais sintonizado na musa trágica, pois não é a primeira vez que só reparo na comicidade de um texto ao lê-lo pela segunda ou terceira vez!

Também encontrei um link para se ler essa história online:

O livro segue com “A Hora H”, versão teatral para “Hora Zero” (“Towards Zero”). Achei essa história na média, se não é espetacular, também não chega a ser ruim. Uma boa diversão.

Já “Veredicto” é puro dramalhão. Li pensando que era adaptação de uma das tramas mais açucaradas que Agatha lançou como Mary Westmacott, mas depois vi que trata-se de obra original, especialmente escrita para o teatro.

E fechando a antologia com chave de ouro, “Retorno ao Assassinato”, que é a versão teatral do ótimo “Os Cinco Porquinhos”. Só fiquei intrigado por Agatha ter suprimido o querido Hercule Poirot na peça. Por que será? Alguém sabe dizer?



\\\***///


O SINCRONICÍDIO – Fabio Shiva
 “E foi assim que descobri que a inocência é como a esperança. Sempre resta um pouco mais para se perder.”
Haverá um desígnio oculto por trás da horrenda série de assassinatos que abala a cidade de Rio Santo? Apenas um homem em toda a força policial poderia reconhecer as conexões entre os diversos crimes e elucidar o mistério do Sincronicídio. Por esse motivo é que o inspetor Alberto Teixeira, da Delegacia de Homicídios, está marcado para morrer.
“Era para sermos centelhas divinas. Mas escolhemos abraçar a escuridão.”
Suspense, erotismo e filosofia em uma trama instigante que desafia o leitor a cada passo. Uma história contada de forma extremamente inovadora, como um Passeio do Cavalo (clássico problema de xadrez) pelos 64 hexagramas do I Ching, o Livro das Mutações. Um romance de muitas possibilidades.
Leia e descubra porque O Sincronicídio não para de surpreender o leitor.
 
Livro físico:
http://caligoeditora.com/?page_id=98
 
eBook:
https://www.amazon.com.br/dp/B07CBJ9LLX?qid=1522951627&sr=1-1&ref=sr_1_1

  

4 comentários:

  1. Excelente postagem!

    Beijos e um excelente Domingo.

    ResponderExcluir
  2. http://pensandoempoesia.blogspot.com.br9 de setembro de 2018 09:20
    Bom dia Rudy! Magnifica postagem, vou buscar este livro, sou fascinada por este tipo de leitura. Este teu cantinho é por demais encantador!
    Amei vir aqui!

    Feliz domingo!
    Bjss!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...