sábado, 9 de fevereiro de 2019

A LEI DO SUCESSO – Paramahansa Yogananda



Esta é pelo menos a sétima vez que leio esse pequeno grande livro! Como fiz com “No Santuário da Alma” (também de Yogananda), li o exemplar do Círculo de Meditação que eu frequento, em Lauro de Freitas (https://www.facebook.com/yoganandalaurodefreitas), nas ocasiões em que fui escalado para fazer o serviço de leitura. Então esta leitura foi realizada ao longo de alguns meses, e intercalada por boas horas de meditação coletiva!

Das outras seis vezes que li “A Lei do Sucesso”, me empenhei em digitar trechos do livro, como forma de melhor fixar os ensinamentos. Seguem abaixo, com muita gratidão! Jai Guru!

“UM NOBRE COMEÇO

Cante canções que ninguém cantou,
Pense o que nenhum cérebro pensou,
Ande por caminhos nunca antes trilhados,
Chore por Deus lágrimas que ninguém chorou,
Leve paz a quem ninguém levou,
Abrace os que por toda parte são desprezados.
Ame a todos com amor por ninguém sentido,
   e trave
A batalha da vida com vigor incontido.”

(...)

“Minha Herança Divina

O Senhor me criou à Sua imagem. Eu O buscarei primeiro, e me certificarei de meu verdadeiro contato com Ele. Então, se for Sua vontade, todas as coisas – sabedoria, abundância, saúde – me serão acrescentadas como parte de minha herança divina.

Quero sucesso imensurável, não de fontes terrenas, mas de Tuas generosas mãos todo-poderosas, que tudo possuem.”

“A Lei do Sucesso

Haverá um poder que possa revelar filões ocultos de riquezas e descobrir tesouros jamais sonhados? Existirá uma força que possamos invocar para nos dar saúde, felicidade e iluminação espiritual? Os santos e sábios da Índia ensinam que existe tal poder. Eles têm demonstrado a eficácia dos princípios da verdade que também o beneficiarão se você fizer uma tentativa séria.

Seu sucesso na vida não depende inteiramente de aptidões e treinamento; também depende de sua determinação em aproveitar as oportunidades que se lhe apresentem. As oportunidades na vida são criadas, não surgem do acaso. Você mesmo, agora ou no passado (inclusive o passado de vidas anteriores), criou todas as oportunidades que surgem em seu caminho. Já que as conquistou, use-as em seu maior benefício.

Se você usar todos os recursos externos disponíveis, assim como suas aptidões naturais, para superar cada obstáculo em seu caminho, desenvolverá os poderes que Deus lhe deu – poderes ilimitados que fluem das forças mais recônditas de seu ser. Você possui o poder do pensamento e o poder da vontade. Utilize ao máximo essas dádiva divinas!”


“O Poder do Pensamento

Você manifesta sucesso ou fracasso de acordo com a tendência habitual de seus pensamentos. O que é predominante em você: pensamentos de sucesso ou de fracasso? Se sua mente está de modo geral em estado negativo, um pensamento positivo ocasional não é suficiente para atrair o sucesso. Mas se pensar corretamente, alcançará seu objetivo, mesmo que esteja aparentemente envolvido em trevas.

Só você é responsável por si mesmo. Ninguém mais poderá responder por seus atos quando chegar a hora do ajuste final. Seu trabalho no mundo – na esfera onde seu karma, suas próprias ações passadas, o colocou – só pode ser realizado por uma única pessoa: você mesmo. E seu trabalho só pode ser considerado um ‘sucesso’ se de algum modo beneficia seus semelhantes.”

Não fique constantemente remoendo um determinado problema. Deixe que descanse de vez em quando, e ele poderá resolver-se por si; mas esteja atento para você não descansar demais, a ponto de perder o discernimento. Em vez disso, use esses períodos de repouso para aprofundar-se na tranquila região do Eu interior. Sintonizado com sua alma, você será capaz de pensar corretamente a respeito de tudo que faz, e se seus pensamentos ou atos tiverem se desviado, eles poderão ser realinhados. Esse poder de sintonia divina pode ser adquirido pela prática e pelo esforço.”

“A vontade é o dínamo

Para ser bem-sucedido, você deve usar, juntamente com o pensamento positivo, a força de vontade e a atividade contínua. Toda manifestação externa é o resultado da vontade, mas esse poder nem sempre é usado conscientemente. Assim como existe a vontade consciente, existe a vontade mecânica. O dínamo de todos os seus poderes é a volição, ou força de vontade. Sem volição, você não pode caminhar, falar, trabalhar, pensar ou sentir. Portanto, a força de vontade é a mola propulsora de todas as suas ações. (Para não usar essa energia, você teria que estar completamente inerte, tanto física quanto mentalmente. Mesmo quando move a mão, você está usando a força de vontade. É impossível viver sem usar essa força.)

A vontade mecânica é o uso irrefletido da força de vontade. A vontade consciente é uma força vital que acompanha a determinação e o esforço, um dínamo que deve ser sabiamente orientado. À medida que você exercita a vontade consciente, em vez de a mecânica, deve certificar-se também de que sua força de vontade esteja sendo usada construtivamente, e não para propósitos nocivos ou aquisições inúteis.

Para criar a força de vontade dinâmica, proponha-se a fazer algumas das coisas que você achava que não podia fazer. Tente tarefas simples primeiro. À medida que a confiança se fortalecer e a vontade se tornar mais dinâmica, você poderá almejar realizações mais difíceis. Certifique-se de que escolheu bem, depois recuse-se submeter-se ao fracasso. Empregue toda a sua força de vontade para dominar uma coisa de cada vez; não disperse as energias, nem deixe algo pela metade para iniciar um novo empreendimento.”




“Você pode controlar o destino

A mente é a criadora de tudo. Você deve, portanto, guiá-la para criar apenas o bem. Se você se agarra a certo pensamento com força de vontade dinâmica, ele finalmente assume uma forma tangível, exterior. Quando você é capaz de empregar sua vontade sempre para propósitos construtivos, torna-se o controlador de seu destino.

Acabei de mencionar três maneiras importantes de dinamizar a sua vontade: (1) escolha uma tarefa ou empreendimento simples, que nunca foi capaz de dominar, e decida obter êxito; (2) certifique-se de que escolheu algo construtivo e exeqüível, depois recuse aceitar o fracasso; (3) concentre-se em um único propósito, empregando todos os recursos e oportunidades para desenvolvê-lo.

Mas você deve sempre ter certeza, dentro da tranquila região do Eu interior, de que é correto possuir o que deseja e que está de acordo com os desígnios de Deus. Você pode então usar toda a sua força de vontade para alcançar o objetivo, mantendo, entretanto, a mente concentrada no pensamento em Deus – a Fonte de todo o poder e realização.”


“O medo exaure a energia vital

O cérebro humano é um reservatório de energia vital. Essa energia é constantemente empregada nos movimentos musculares, na atividade do coração, dos pulmões e do diafragma, no metabolismo celular e nos processos químicos do sangue, assim como no desempenho do trabalho do sistema telefônico sensório-motor (os nervos). Além disso, uma grande quantidade de energia vital é exigida em todos os processos do pensamento, da emoção e da vontade.

O medo exaure a energia vital; é um dos maiores inimigos da força de vontade dinâmica. O medo espreme a força vital, que normalmente flui sem parar pelo sistema nervoso. Os nervos se tornam aparentemente paralisados; toda a vitalidade do corpo é reduzida. O medo não o ajuda a se livrar do objeto do temor; apenas enfraquece a força de vontade. O medo faz com que o cérebro envie uma mensagem inibidora a todos os órgãos do corpo. Contrai o coração, inibe as funções digestivas e provoca muitas outras perturbações físicas. Quando a consciência está fixa em Deus, você não tem medo; todos os obstáculos são então superados pela coragem e pela fé.

O ‘desejo’ é uma aspiração sem energia. Depois do desejo, pode vir a ‘intenção’ – o planejamento para fazer alguma coisa, para satisfazer um desejo ou aspiração. Mas ‘vontade’ significa: ‘Vou agir até realizar o meu desejo.’ Quando você exerce a força de vontade, libera o poder da energia vital – isso não acontece quando apenas se deseja passivamente alcançar um objetivo.”

Vídeo “3 maneiras de dinamizar a vontade”:

AFIRMAÇÃO

“Pai Celestial, eu raciocinarei, eu quererei, eu agirei; mas guia Tu minha razão, minha vontade e minha atividade para a coisa certa que eu devo fazer.”

Paramahansa Yogananda




\\\***///

MANIFESTO – Mensageiros do Vento
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590

Um experimento literário realizado com muita autenticidade e ousadia. A ideia é apresentar um diálogo contínuo, não de diversos personagens entre si, mas entre as diversas vozes de um coral e o leitor. Seguir a pista do fluxo da consciência e levá-la a um surpreendente ritmo da consciência. A meta desse livro é gerar ondas, movimento e transformação na cabeça do leitor. Clarice Lispector, Ferreira Gullar, James Joyce e Virginia Woolf, entre outros, são grandes influências. Por demonstrarem que a literatura pode ser vista como uma caixa fechada, e que um dos papéis mais essenciais do escritor é, de dentro da caixa, testar os limites das paredes... Agora imagine esse livro escrito por uma banda de rock! É o que encontramos no livro MANIFESTO – Mensageiros do Vento, disponível aqui. Leia e descubra por si mesmo!

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...