domingo, 16 de junho de 2019

CARTA AO PRESIDENTE: DIAS SOMBRIOS – Carlos Souza Yeshua (Org.)



Bela e louvável iniciativa do amigo Carlos Yeshua, da qual tive a alegria de participar. Além de desfrutar mais uma vez da companhia de amigos queridos, tive a honra de figurar no mesmo livro que o saudoso professor Germano Machado – o que, por si só, seria suficiente para tornar esta obra cara ao meu coração. Mas o livro tem muitos outros méritos. O principal deles, ao meu ver, é o de ser pautado por uma visão otimista do futuro, como bem assinala Yeshua:

“Vivemos dias sombrios, incertos e tumultuados, mas, mesmo assim, devemos ter esperança de que dias melhores virão, e que toda essa confusão política tornará o Brasil mais forte e resistente a novas crises.”

Participei com o poema “Polititica” (que pode ser visto na íntegra nos links https://youtu.be/QSY5i0oPWCU e https://www.facebook.com/sincronicidio/videos/1212516732191904/), do qual destaco:

“Pois na verdade, o que me assusta
Nessa inconsequente rinha
Que acontece hoje em dia
É a desunião que mais custa:
Nessa briga entre mortadela e coxinha
Só quem ganha é o dono da padaria!”


Lamento dizer que desde o momento em que o poema foi escrito, há pouco mais de dois anos, essa divisão de nosso povo só fez aumentar, chegando mesmo a nos ameaçar com uma irreversível fratura social. Contudo compartilho desse otimismo que norteia o livro, pois acredito firmemente que a verdade é uma força histórica que sempre acaba emergindo, por mais que se tente escondê-la.

Por isso aproveito essa resenha para listar algumas hipóteses que, conforme espero e confio, a História mostrará serem verdades evidentes até para os mais obstinados:

* Lula foi o melhor presidente que tivemos nos últimos 50 anos ou mais. Muitos dos que hoje gritam de ódio contra a corrupção do PT, secretamente odeiam mesmo é o fato de Lula ter tirado o Brasil do mapa da fome, ter permitido aos miseráveis comprar televisão e geladeira e ao filho do favelado cursar faculdade. Essas são ofensas imperdoáveis ao mesquinho espírito da classe média, que só é feliz ao se sentir superior a alguém.

* O mensalão e outros esquemas denunciam a corrupção sistêmica presente em todos os partidos, e que já vem ocorrendo há décadas. O PT não inventou a corrupção, mas pode ter aprimorado e ampliado os esquemas que envolvem praticamente todos os políticos brasileiros há gerações. Se é para ser contra a corrupção, ser contra o PT apenas é hipocrisia, para dizer o mínimo.

* Para se manter no poder a qualquer custo, o PT fez pacto com o PMDB e outros demônios, e assim traiu o povo brasileiro e acabou gerando a sua funesta nêmesis na figura de Bolsonaro.

* Movida por sua própria e inconfessável agenda, a TV Globo iniciou uma espetacular campanha de ódio contra Lula, Dilma e o PT. Essa campanha teve como fortes aliados Cunha e seus canalhas, que fizeram de tudo para impedir Dilma de governar.

* O impeachment de Dilma foi um golpe covarde e maquiavélico, arquitetado pelos maiores vilões da política brasileira. Isso não faz de Dilma uma boa governante.

* O julgamento e condenação de Lula foram injustos e obscenos atos de politicagem. Isso não torna Lula inocente.

* Provavelmente a Globo e os asseclas de Cunha esperavam botar um Alckmin no lugar de Temer. Não contavam com o macabro sucesso de sua campanha de ódio, que fez o candidato do ódio ser eleito. Por uma dessas ironias do destino, a Globo involuntariamente ajudou a eleger Bolsonaro. E hoje justamente as pessoas que foram manipuladas pela Globo acusam a emissora de comunismo (!!!), pois na visão dessas pessoas somente o comunismo justifica alguém não apoiar fanaticamente Bolsonaro. É caso para rir ou chorar, conforme o gosto de cada um.

Minha grande esperança é que as pessoas saiam desse túnel com a convicção de que devemos de uma vez por todas abrir mão desse desejo infantil de criar heróis e salvadores no campo da política. Que cada um seja a mudança que deseja ver no mundo, pois só assim algo de bom surgirá.

Muito sabiamente “Carta ao Presidente” termina com uma epístola de São Francisco aos governantes dos povos, onde brilha o singelo conselho:

“Considerai que o dia da morte se aproxima (Gn 47, 29)”

Se cada um de nós se lembrasse dessa grande verdade com mais frequência, evitaríamos muita besteira que acontece no mundo.


\\\***///


Qual é o seu tipo de monstro? Faça o teste e descubra!

“Em nossa cidade habitam monstros, como em todas as outras.
A diferença é que aqui ninguém finge que eles não existem.
Há pessoas normais em nossa cidade também. É claro.
Ser normal é só a maneira mais ordinária de ser monstruoso.”

Compre agora “Favela Gótica”, segundo romance de Fabio Shiva:


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...