terça-feira, 25 de junho de 2019

UM MENINO CHAMADO RADDYSSON E MAIS OS MENINOS DE PORTINARI - Ziraldo



Esse livro começa emocionando já no prefácio, quando Ziraldo afirma que o texto ficou por um bom tempo parado na gaveta porque ele não sabia “desenhar meninos sofrendo”. Pois o tema dessa história é a triste realidade dos meninos de rua, filhos de pais que somem no mundo e de mães que, mal sabendo ler, muitas vezes expressam através de nomes estrangeirados o desejo de um futuro melhor para suas crianças.

A solução de ilustrar a história com pinturas de Portinari foi genial! O cunho social da obra de nosso pintor mais celebrado ilustra com perfeição o texto de Ziraldo, que aqui está impregnado de poética tristeza.

Mas esse não seria um livro de Ziraldo se a história não terminasse com uma nota de luz e de esperança. Tudo muito belo e tocante!

Lendo essa nobre narrativa para “acordar os homens e adormecer as crianças” (na belíssima expressão de Drummond), lembrei de uma percepção que me surgiu há algum tempo e que se faz cada vez mais evidente e verdadeira: enquanto houver uma única criança passando fome, ninguém neste mundo tem o direito de ser feliz.


\\\***///


Imagine um jogo que ensina as crianças a rimar e fazer Poesia!
Disponível gratuitamente no link abaixo:

O jogo POESIA DE BOTÃO faz parte do projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Verlidelas Editora, Caligo Editora, Suporte Informática e AG1. O propósito do jogo é convidar as crianças a vivenciar o universo da Poesia de forma lúdica e atrativa, como uma “brincadeira de montar versos”. POESIA DE BOTÃO é especialmente indicado para crianças já alfabetizadas, mas nada impede que adultos possam brincar também e se beneficiar com o jogo.

2 comentários:

  1. Resolvi voltar aos poucos, agradecendo todo o apoio e carinho que me têm endereçado. Peço desculpa por ser mensagem “ copy past” mas só assim posso “ chegar a todos” porque o merecem. Obrigada!
    .
    Soltando aquela criança, enquanto deambulava
    Beijos e um excelente dia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...