domingo, 10 de novembro de 2019

DUELO – David Grossman



Gostei bastante dessa narrativa infantojuvenil do escritor israelense David Grossman, que apresenta com muita leveza e sensibilidade um episódio autobiográfico de sua infância, mesclado com doses generosas de fantasia.

Um duelo de pistolas é marcado entre dois idosos residentes em um asilo em Israel. O motivo do confronto é banal, mas tem origens ocultas no passado, quando os dois eram jovens refugiados da Alemanha Hitlerista que foram tentar nova vida em Jerusalém (esses detalhes são citados muito por alto na narrativa, gerando terreno propício para que os leitores investiguem e descubram por conta própria). Nesse passado, ambos amaram e foram amados pela mesma mulher.

E cabe ao menino David, amigo de um dos contendores, fazer de tudo para tentar impedir o inútil derramamento de sangue.

“Duelo” é sobretudo uma leitura divertida, que prende o leitor com tiradas bem-humoradas e um suspense bem dosado. Uma obra indicada para fortalecer o gosto pela leitura nos jovens.

Gostei especialmente desse livro pela sincronicidade de se tratar de uma obra de ficção com elementos autobiográficos, uma vez que acabo de lançar meu romance de não ficção inspirado na história da banda Imago Mortis: “DIÁRIO DE UM IMAGO: contos e causos de uma banda underground” (https://www.amazon.com.br/dp/B07Z5CBTQ3). Foi muito interessante acompanhar uma abordagem totalmente diferente para uma narrativa que mistura biografia e romance.




\\\***///


A IMAGEM DA MORTE EM LIVRO E MÚSICA INÉDITA
Um livro contando a história do Imago Mortis motivou a reunião da formação original da banda, que gravou uma nova música após vinte anos de separação. “DIÁRIO DE UM IMAGO: contos e causos de uma banda underground”, de Fabio Shiva, apresenta a banda de heavy metal Imago Mortis sob uma ótica inusitada, com direito a muitas situações bizarras e episódios hilariantes.
O livro, que não se restringe aos fãs de rock pesado, faz também um apanhado das intensas transformações tecnológicas e sociais ocorridas no mundo ao longo das últimas duas décadas. Recentemente lançado na Amazon, “DIÁRIO DE UM IMAGO” está concorrendo ao Prêmio Kindle. Confira no link:


O autor, Fabio Shiva (baixo), foi um dos fundadores da banda na década de 1990. Para ajudá-lo a desencavar as histórias mais engraçadas da banda, os antigos membros Fabrício Barretto (guitarra), Alex Guimarães (teclados), Flavio Duarte (bateria) e Tufi Sami (vocais) se reuniram em um grupo no WhatsApp, junto com a manager Janna Souza e com o atual vocalista do Imago, Alex Voorhees.
O que ninguém esperava foi que desse encontro saísse uma nova música do Imago Mortis, gravada com cada músico em seu canto: Fabrício e Fabio na Bahia, Tufi e Duarte no Rio de Janeiro, Alex Voorhees no Rio Grande do Sul e Alex Guimarães no Caribe. Um exemplo mais do que adequado para as mudanças mencionadas no livro, que começa contando as aventuras da banda para gravar uma fita cassete.
A música, “O Mistério da Vida”, pode ser conferida no link:



2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...