terça-feira, 17 de março de 2020

UM ROSTO NO COMPUTADOR – Marcos Rey



Sou fã de longa data da prosa fácil e envolvente de Marcos Rey. Paixão que começou ainda menino, com a leitura dos clássicos da Coleção Vagalume: “Mistério no Cinco Estrelas”, “O Rapto do Garoto de Ouro”, “Sozinha no Mundo” e “Um Cadáver Ouve Rádio”. Depois tive a bela oportunidade de ler suas obras para o público adulto, e gostei mais ainda: “Confissões de um Gigolô”, “Ópera de Sabão” e “A Arca dos Marechais”.

Dito isso, explica-se minha alegria ao me deparar com esse “Um Rosto no Computador”, que traz a mesma turminha de detetives Leo, Gino e Ângela, que tantas emoções trouxeram à minha infância. Contudo acabei achando a história meio mais ou menos, nem de longe tão empolgante quanto as outras. É boa o suficiente para manter o leitor interessado até o fim, mas se você ainda não leu nada de Marcos Rey, sugiro que coloque esse livro no fim de sua lista.

Sobretudo não gostei de um spoiler totalmente desnecessário de “O Colecionador”. Como tantas outras histórias escritas depois dessa sombria obra-prima de John Fowles, a narrativa de “Um Rosto no Computador” foi influenciada por “O Colecionador”. Talvez no desejo de tornar explícita essa influência, Marcos Rey coloca uma personagem de sua história assistindo ao filme que foi feito a partir do livro de Fowles. Poderia ter parado por aí, mas fez questão de contar a história praticamente toda em um parágrafo perfeitamente dispensável. Ô louco, Marcão, o que foi que te deu? Orra, meu, esse spoiler foi uma puta sacanagem!

Feito o meu desabafo, quero deixar claro que continuo sendo fã de Marcos Rey!


\\\***///


Agora disponível gratuitamente no Wattpad, LABIRINTO CIRCULAR / ISSO TUDO É MUITO RARO é um livro duplo de contos estruturados como seis pares de “opostos espelhados”. São ao todo doze histórias que têm como fio condutor a polarização entre o Olhar e a Consciência (representados nas capas do livro como as pupilas sobrepostas e o cérebro, respectivamente) e que abordam, cada uma a seu modo, alguns dos antagonismos essenciais: Amor e Morte, Cotidiano e Fantástico, Concreto e Absurdo. Um exercício literário para mentes inquietas e questionadoras.


LABIRINTO CIRCULAR


ISSO TUDO É MUITO RARO


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...