segunda-feira, 20 de setembro de 2021

A OUTRA FACE DE MIM – Dan Gomez

 


Tive a felicidade e a honra de participar do processo editorial dessa bela obra, por isso em minha resenha quero falar um pouco das percepções que tive a partir desse privilegiado ponto de vista.

Começando pelo próprio autor: Dan Gomez é um artista, no sentido mais elevado dessa palavra, conforme definida por Ezra Pound quando disse que “o artista é a antena da raça”. Ocupado em captar e transmitir a Beleza por trás dos amores e dores do mundo, seu olhar reflete um brilho distante e esquivo, como se o poeta não tivesse tempo nem disposição para se deter nas mesquinharias da vida. Dan Gomez é uma alma leve e perfumada, o que sentimos como evidência intuitiva ao ouvir uma de suas luminosas canções, que parecem feitas sob medida para a voz doce de menino, que embala a gente em sonhos de dias e mundos melhores.

Pois Dan Gomez primeiro trilhou os caminhos da Arte como músico, e “A Outra Face de Mim” é justamente o Dan Poeta, profundamente interessado na vida, nas infinitas nuances do amor sensual, no sublime chamado da Poesia, na libertação de si e de seu povo. Multicoloridas facetas tem essa face, como bem expressa Ana Luzia Batista Almeida em seu lírico prefácio:

“Para lermos a obra de Dan Gomez, precisamos, de modo reverente e com cuidado de quem guarda nuvens, sentir cheiros, ouvir murmúrios, enxergar súplicas, estremecer com o riso das palavras. Delas saber, apenas, o pouco que nos cabe. Impossível decifrar a sua face invisível, o seu recanto místico. Afinal, a poesia insiste, solerte, nessa matéria universal de impermanências. Despidos, então, de qualquer pretensão de desvendar o insondável, poderemos, sim, leitores que somos, comungar a vida em dueto de temporais e calmarias na escritura poética de ‘A Outra Face de Mim’.”

Gratidão pela Poesia de Dan Gomez, o “poeta dos pés de tangerina”, como ele descobre em um de seus lindos poemas:

“BAGUNÇA


Eu percorri tantas fontes

Vazava luz sobre a minha pele

E a mão do mundo me acolheu.

 

Arrepio calculado

Que me permite contratempo.

 

A teia não sufoca a aranha

Nem arranha os velhos telhados opacos.

 

Águas de mágoas não lavam

Nem abrem constelações

Criam infinitas crostas de desilusões.

 

Fito o horizonte

E um monte de pensamentos me aquieta.

 

Os colibris bailam na borda das flores

Eu nem percebi

Que os meus pés cheiram a tangerina.

 

A minha sina é brisa de solidão

Quando o meu olfato não sente

O fino e delicado cheiro da tua pele.

 

E as borboletas sopram o teu corpo

Com o leque colorido de suas asas.”



\\\***///

 

 


– CURA POÉTICA 2 –

 

Inscrições abertas

Premiação de R$ 500,00 para o melhor poema

https://www.verlidelas.com/cura-poética-2

 

Organizada por Fabio Shiva e Sergio Carmach, esta antologia será a quarta da série “Delirium Liricus”, que compara cada poesia a uma pílula, classificando-as como remédios (quando mais otimistas), venenos (quando mais pessimistas) e placebos (quando feitas para divertir, encantar).

 

Sendo a poesia uma ótima forma de se curar feridas da alma, a antologia “Cura Poética 2” é mais uma oportunidade para os poetas extravasarem o que trazem dentro de si nessa longa época de incertezas em que vivemos. Componha sua poesia - seja ela um remédio, um veneno ou um placebo - e nos envie.

 

Confira o edital:

https://www.verlidelas.com/cura-poética-2

 

Teaser:

https://youtu.be/mJlL7Eqa__M


 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...