terça-feira, 28 de setembro de 2021

CEM GRAMAS DE CENTEIO – Agatha Christie

 


Em minha opinião, uma das melhores aventuras da querida Miss Marple! “Cem Gramas de Centeio” tem tudo o que os fãs de Agatha Christie tanto amam, começando pelos assassinatos inspirados em versinhos infantis:

“Reparem que canção mais singela:

Com cem gramas de centeio

E vinte melros de recheio

Basta fechar a panela

E esperar que se ponham a cantar

Uma torta tão bonita não faria o rei vibrar?

Enquanto ele no escritório, o dia inteiro,

Pensa só em ganhar dinheiro,

A rainha na sala sozinha

Come o pão com mel que lhe trazem da cozinha.

A criada, no quintal, estende a roupa, feliz,

Até que um passarinho safado lhe morde o nariz.”

Achei que os versos se adequaram tão bem à trama, que cheguei a suspeitar que a própria Agatha os havia inventado. Mas uma rápida pesquisa na Internet mostrou que se trata de um dos famosos poemas da Mamãe Ganso, “Sing a song of sixpence” (https://www.poetryfoundation.org/poems/42900/sing-a-song-of-sixpence). Esse uso de cançonetas infantis é um tema recorrente em Agatha, rendendo algumas de suas melhores histórias, como “E Não Sobrou Nenhum” (antigo “O Caso dos Dez Negrinhos”), “A Casa Torta” e “Os Cinco Porquinhos”. A ideia é mesmo interessante, e me pergunto se algum escritor brasileiro já experimentou contar uma história de mistério a partir do mote de “Boi da Cara Preta” ou de “O Cravo Brigou com a Rosa”...

Mas “Cem Gramas de Centeio” tem muitos outros atrativos. Tem um bom número de mortes ocorridas em situações misteriosas, com um número razoável de personagens em posições suspeitas, enquanto outros (o que é melhor ainda) possuem supostos álibis que se mostrarão insuficientes, diante do aparecimento de novas pistas. Tem o carismático Inspetor Neele como coadjuvante de Miss Marple (acho que ele aparece novamente, anos mais tarde, já promovido a Inspetor Chefe, como amigo de Hercule Poirot em “A Terceira Moça”, que pretendo reler em seguida). Tem Miss Marple afiadíssima como “anjo vingador” e exercitando seu pessimismo inato a respeito da natureza humana:

“Sempre penso no pior. O mais triste é que em geral se acaba tendo razão.”


E tem, principalmente, Agatha Christie fazendo o que faz melhor: levando as regras do romance policial até o seu limite, com o objetivo de ludibriar (e encantar) o leitor. Aqui, como em suas melhores tramas, Agatha não chega propriamente a quebrar nenhuma regra, mas dá aquela forçadinha básica, que acaba trazendo brilhantismo à solução do enigma. Não é uma analogia perfeita, mas o que me ocorre é o famoso “gol de mão” feito por Maradona na copa do mundo de 1986... o resultado é que os fãs vão ao delírio!

Seja de mão, de pé ou de cabeça, em um mistério de Agatha Christie é quase certo que teremos gols de placa!

E de quebra, ainda recolhi essa bela citação:

“Nenhuma questão fica resolvida enquanto não for resolvida direito. Quem disse isso foi Kipling. Hoje em dia ninguém mais lê Kipling, mas ele foi um grande homem.”

 

\\\***///


 

FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

 

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

 

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

 

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

 

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Link do livro no SKOOB:

https://www.skoob.com.br/livro/840734ED845858

 

Book trailer

https://youtu.be/FjoydccxJGA


 

Entrevista sobre o livro na FM Cultura

https://youtu.be/IuZBWIBYeHE


Resenha (Perpétua):

https://youtu.be/4Vm4YUoU-SM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...