segunda-feira, 18 de maio de 2020

THE DELTA STAR – Joseph Wambaugh



Li esse livro pela primeira vez há oito anos (vide resenha: https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2012/03/estrela-delta-joseph-wambaugh.html).

Não entendo como Joseph Wambaugh não é mais conhecido por aqui. Considero ele uma versão norte-americana de nosso grande Rubem Fonseca, pelo fato de também ter sido policial antes de se dedicar a escrever histórias policiais recheadas de ingredientes bizarros.

Nessa segunda leitura creio que me diverti muito mais. Dei altas risadas com as insólitas trapalhadas dos personagens e não conseguia largar o livro, uma vez mais capturado pelo suspense e pelo mistério da história, que mistura prostitutas assassinadas com um submarino nuclear russo e o Prêmio Nobel, de forma caótica e simplesmente brilhante!


Tive um aprendizado extra nessa releitura, pela sincronicidade de estar assistindo em paralelo à ótima série “The End of The F***ing World” (https://youtu.be/wrya4LOIrso), que utiliza um mesmo recurso bem aproveitado por Wambaugh: criar uma determinada expectativa para depois frustrá-la em um total anticlímax, que acaba tendo um efeito hilário. Amei aprender esse novo truque e já quero experimentar em alguma de minhas histórias...



\\\***///

FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

Link do livro no SKOOB:

Book trailer


Entrevista sobre o livro na FM Cultura




2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...