Essa leitura foi marcada por uma série de intrigantes sincronicidades. Desde a ascensão do bolsonarismo no Brasil, tenho feito “leituras de resistência” sobre sistemas totalitários em geral e sobre o nazifascismo em particular. Contudo, exaurido após ter lido recentemente as “Memórias do Cárcere” de Graciliano Ramos (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2020/08/memorias-do-carcere-graciliano-ramos.html) e a chocante história em quadrinhos “MAUS”, de Art Spiegelman (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2020/09/maus-historia-de-um-sobrevivente-art.html), resolvi relaxar lendo esse “inocente” romance policial francês, que me aguardava já há algum tempo. Imaginem, portanto, a minha surpresa ao me deparar com esse inusitado trecho na página 199:
“O nazismo e as demais ideologias totalitárias sempre esquecem que dentro desse intermundo onde vivemos as regras da predação não poupam ninguém. Dedicando-se de corpo e alma às forças do mal e da entropia (os fascistas nunca esconderam a repulsão física que sentiam pela inteligência e pela complexidade), eles só poderiam acabar engolidos pela engrenagem que acionaram. Pois a inteligência é justamente o critério de seleção que fixa as regras da predação humana. Em todos os tempos, desde o aparecimento do homem, foram os indivíduos e as sociedades mais inteligentes que se impuseram na longa duração. Os trens da morte SS tinham prioridade absoluta sobre tudo que ainda pudesse se deslocar nas ferrovias da Reichsbahn, inclusive sobre o transporte de material da Wehrmacht para a frente russa, objetivo estratégico central. O empreendimento de exterminação industrial pôs fim ao empreendimento de conquista militar. Os nazistas quiseram mergulhar o mundo na escuridão e no nevoeiro. Foi na escuridão e no nevoeiro que eles desapareceram.”
Um ditado que meu sábio pai costuma repetir diz a mesma coisa de forma bem resumida: “Os maus por si se destroem.” Assim seja, nos Estados Unidos, no Brasil e em todo o planeta. Confio que assim será, embora com muita frequência eu tenha experimentado um cansaço existencial diante de tanta gente burra e má arrotando sua arrogância tóxica, sem absolutamente perceber como é má a sua burrice (pois estão destruindo o planeta em sua ignorância) e como é burra a sua maldade (pois destroem a si mesmos junto com aquilo que almejam destruir). No que então eu acrescentaria, ao ditado de meu pai: os maus por si se destroem, mas enquanto isso não acontece eles dão um prejuízo danado...
Encontrei outras sincronicidades, algumas delas desconcertantes, entre essas “Raízes do Mal” e meu primeiro romance, “O Sincronicídio” (https://caligo.lojaintegrada.com.br/o-sincronicidio-fabio-shiva): são ambas histórias policiais com mais de 500 páginas e mais do que um toque de ficção científica, inclusive com a participação de um super computador, doses cavalares de sangue e violência e até (vide citação acima) digressões alucinadas sobre os mais diversos assuntos. Ao terminar a leitura, ainda descobri que Maurice Dantec, assim como eu, era também músico e escritor. Que coisa!
\\\***///
FAVELA
GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:
https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica
Durante
esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única
garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade
preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais
luminoso e solidário.
O
livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do
cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos
tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos
mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo
das Trevas para a Luz.
A
versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na
tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor
e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o
PDF de todo o livro.
Fique
à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.
Leia
ou baixe todo o livro no link abaixo:
https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica
Link do livro no SKOOB:
https://www.skoob.com.br/livro/840734ED845858
Book
trailer
Entrevista sobre o livro na
FM Cultura
Fantástica publicação!:)
ResponderExcluir.
Agora, que tudo fecha, até se cortam os laços
.
Beijo, e um excelente fim de semana.
Proteja-se...
Devemos rejeitar todas as variantes de totalitarismo.
ResponderExcluirAbraço solidário.
Juvenal Nunes
Assim seja!
ResponderExcluirGratidão por sua Luz somando, Juvenal!
Grande abraço!