terça-feira, 7 de junho de 2011

O talismã - Stephen King e Peter Straub


Estou com uma certa dificuldade em sair do campo de fã inconteste desta obra e ter um certo distanciamento para falar sobre ela. (Do King tenho meus 3 preferidos: este, que é o que mais gosto, "A dança da morte" e "A coisa", grande tríptico, verdadeiros calhamaços que chamo de bíblias). Tenho saudades destes antigos do King.

É escrito a quatro mãos com Peter Straub, outro monstro do terror moderno. Um dia posto uma resenha sobre "O clube do fogo do inferno", outro livro que adorei.

O livro narra a aventura de Jack Sawyer (alguém lembrou do seriado "Lost" - pois não é mera coincidência) um garoto de 12 anos, em busca de um "talismã" que poderá salvar a vida de sua mãe e de quebra de toda a humanidade. Ele terá que atravessar os Estados Unidos e encontrar um lugar mítico - os Territórios - onde habitam os "duplos" das pessoas que vivem na Terra. Pode-se perceber aí grande semelhança com "O senhor dos anéis", onde diversos seres tentam evitar que o "Um Anel" caia em mãos erradas. O mesmo se dá aqui, pois o talismã será o fiel da balança, podendo dar poder absoluto para o bem ou para mal, dependendo de quem o detiver. Caso o representante do mal o consiga, poderá conquistar não só essa dimensão, como estenderá também seu poder ao mundo real, à Terra.

O realismo fantástico toma conta dessa aventura que tem continuação em "A casa negra", mas não tem o mesmo fôlego desta. Também conseguimos vislumbrar vários detalhes deste na imensa obra "A torre negra", uma série de 7 livros de King. Mas não precisa ter em mãos isso tudo para se deliciar, basta apenas este.

Fico esperando ansioso um filme, no estilo "O senhor dos anéis" para este, com Peter Jackson na direção. Sonhar não custa nada.

Peço a vocês que reparem bem na personagem "Lobo", antológico amigo de Jack, fiquei maravilhado.

5 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, tentei ler me pdf, mas resolvi esperar para tê-lo em mãos, ótima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Cara Tânia tenho problemas horríveis e nunca me dei bem com o pdf... preciso do cheiro do livro, de estar com ele em minha mãos, sentir a textura, entre outras coisas mais.

    Não perca tempo, corra para adquiri-lo. Confesso que dificilmente releio um livro e certamente este está entre os livros que quero reler.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante sua resenha, caro amigo.
    Confesso que comecei um pouco mal com King (A Zona Morta), não que o livro seja ruim, mas, talvez eu tenha esperado demais... e depois disso, não li mais nada... mas esse meu 'pé atrás' está prestes a mudar de posição, principalmente depois que soube que dois filmes que gostei muito de assistir, foram anteriormente escritos pelo King: Christine (é isso?) e Carrie, a Estranha. Você, como bom fã do King, recomenda algo especial? Um livro marcante, ou o maior sucesso dele?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Poxa Mad, tenho meus preferidos sim: "O talismã", "A dança da morte" e "As quatro estações" são o que considero top. Mas tem muita coisa ainda. "Carrie" mesmo é um de meus prediletos. Não desista de King, ele ainda vai surpreendê-lo.

    ResponderExcluir
  5. estou me deliciando com a leitura do livro... da do de vê-lo acabando. retorno a capitulos anteriores. releio e sigo em frente.. tambem espero um filme. mas acho que vai demorar.....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...