terça-feira, 7 de junho de 2011

Paciente 67 - Dennis Lehane


Como começar sobre este livro? Bem, após ler o Prólogo imaginei - já sei tudo sobre este livro. Que inocência a minha. Conheço bem o trabalho de Lehane e mesmo assim pensei, em minha ignorância: "Dessa vez ele extrapolou, contou tudo". Engano. O cara continua o mesmo ou até melhor. Ele é o grande escritor de romance policial do momento. Podem acreditar.

O livro me surpreendeu positivamente, e tem um final tão angustiante que me deu vontade de voltar ao livro "Canto dos malditos" de Austregésilo Carrano Bueno (aquele do filme Bicho de 7 cabeças). Da pra perceber os meandros da psiquiatria, mas o cerne da questão é o tratamento. Dois xerifes, Daniels e Chuck, são designados para encontrar em uma ilha (que na verdade é uma instituição psiquiátrica para onde são levados assassinos aquém da recuperação) a assassina Rochel Solando q sumiu sem deixar vestígios. Todos dentro da ilha, de médicos e empregados a pacientes parecem conspirar contra eles. Camuflam informações ou simplesmente evitam dá-las. Os detetives vivem de boatos dentro da ilha que incluem experiências com drogas e cirurgias experimentais.

Em determinado momento do livro já não sabemos o q é ser/estar louco, afinal de contas, todo louco afirma não estar. E aparece um silogismo que me deixou absolutamente pasmo. "Premissa: os loucos negam estar loucos. Bob nega ser louco. Logo Bob é louco".

Lehane foge aos clichês de um escritor de romance policial, ele reflete sempre o lado sombrio do ser humano, aquele criado a partir da violência sofrida quando criança. Sempre muito irônico, Lehane conhece esse mundo como ninguém, pois já trabalhou como Conselheiro Legal de Crianças Maltratadas. Com pitadas de noir dos anos 40/50, ele nos carrega pelas mãos em um mundo plausível, mas marginalizado, que costumamos varrer para debaixo do tapete.

2 comentários:

  1. Ainda não li nada do Lehane, mas vou começar em breve o 'Dança da Chuva'. Pela sua resenha, o livro parece ser arrepiante e agora, pensando melhor, eu me pergunto por que eu não escolhi Paciente 67 para adquirir, ao invés de Dança da Chuva... mas tá valendo!

    ResponderExcluir
  2. Caro Mad, "A dança da chuva" faz parte da saga de dois detetives Patrick Kenzie e sua amiga Angela Gennaro. Gosto demais de todos os livros em que estes detetives estão envolvidos. Mas se fosse pra escolher um livro de Lehane, eu escolheria "Sobre meninos e lobos", é uma obra prima. Sem contar o filme de Clint Eastwood com um elenco que dispensa comentários: Sean Penn, Tim Robbins, Laurence Fishburne entre outros.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...