quinta-feira, 14 de julho de 2011

A LINHA DE SOMBRA – Joseph Conrad


Esse livro bem poderia se chamar: “O Jovem e o Mar”.

A história com base autobiográfica conta as desventuras de um jovem capitão no comando de seu primeiro navio, ao enfrentar os dissabores do clima e a maldição deixada pelo antigo capitão. Na visão do próprio autor, o livro fala da transição da juventude para a maturidade, do rito de passagem que consiste em atravessar a “linha de sombra”, a fim de deixar para trás os valores infantis e tornar-se de fato um homem.

Eu quis ler esse livro de tanto que ouvi falar bem do autor, principalmente de sua obra-prima “Coração das Trevas”. Bom, uma coisa já posso dizer: Joseph Conrad escreve realmente muito bem! O texto vai envolvendo o leitor de uma forma sutil, e quando percebemos já estamos mergulhados na leitura, com o mundo descrito nas páginas muito real e vívido. Destaco uma cena em que o navio atravessa uma calmaria e nada acontece, mas pela maestria de Conrad, que suspense existe nesse trecho! Nas mãos de um autor menos hábil talvez a história fosse enfadonha, mas Conrad consegue transmitir toda angústia vivenciada pelo jovem capitão e pela desafortunada tripulação.

Tanto que eu, que respeito muito o mar e tenho medo de tubarão até em piscina, pude vivenciar a experiência tão úmida e salgada de ser um autêntico “lobo do mar”, através das páginas desse livro. Essa é a magia maior da literatura, que nos permite viver várias vidas tão distantes da nossa!

(14.07.11)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...