segunda-feira, 11 de julho de 2011

LOBO SOLITÁRIO – Kazuo Koike e Gozeki Kojima


Essa semana tive a oportunidade de reler algumas edições dessa obra maravilhosa, e bateu a vontade de escrever algo a respeito.

“Lobo Solitário” é um mangá (história em quadrinhos no estilo japonês) de grande sucesso no mundo inteiro. Conta a história de Itto Ogami (cujo nome soa parecido com Okami, “Lobo” em japonês), o executor oficial do Xogum que é injustamente acusado de traição. Ao invés de cometer o seppuku (suicídio ritual), Ogami prefere tornar-se um pária, um assassino de aluguel, a fim de juntar o dinheiro suficiente para conseguir a sua vingança contra o clã que tramou a sua destruição: a ardilosa família Kyagiu. Para enfrentar esse inimigo poderoso, e tantos outros que surgem em seu caminho, Ogami conta com a sua perícia inigualável e também com a “ajuda” de seu filho Daigoro, uma criança de colo que trilha junto com o pai o tenebroso caminho de Meifumado, o sombrio Inferno na Terra.

Um dos grandes responsáveis pela popularização da série no Ocidente foi Frank Miller, que recebeu de presente de um amigo uma edição japonesa de Kozure Okami e ficou de queixo caído com a força da narrativa... mesmo sem entender uma palavra de japonês!

É que a grande beleza de Lobo Solitário está na linguagem visual, que é precisa e poética ao mesmo tempo. Não foram poucas as vezes que me emocionei profundamente contemplando a grande arte contida nessas despretensiosas páginas de gibi!

Lindo demais!!!


2 comentários:

  1. Caro Fabio, o oriente é mesmo fascinante. Encanto-me com tudo o que vem de lá (bom... menos o humor sempre pastelão). Você citou bem Frank Miller, que fez sua própria versão da coisa toda, chama-se "Ronin" que comprei em fascículos há muito tempo e é também uma obra muito forte, dessas de se ficar burilando em noites mal dormidas.

    ResponderExcluir
  2. Ah, "Ronin" é maravilhoso né! Li algumas dezenas de vezes! Está para virar filme, segundo soube... tomara! E a fonte de inspiração foi "Lobo Solitário"!
    .
    Ah descobri um site para ler a série toda online (em inglês):
    .
    http://www.mangarush.com/manga/lone-wolf-and-cub
    .
    abração!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...