quinta-feira, 25 de agosto de 2011

De letra em letra... Agatha Christie esgana o leitor!

 Agatha Christie quase sempre é motivo de festa para a mente. É de admirar que, diferente de muitos autores que também contribuíram para o gênero policial, a autora costumava tratar a maioria de suas obras com todo o respeito que o gênero sempre necessitou. Fora a própria quem disse que, dentro de um romance policial, pode também conter elementos diversificados da literatura em geral. As suas obras geralmente não são apenas ‘’romances para encaixar peças’’, mas sim também podem ser tidos como excelentes estudos sobre a alma humana. É característica de suas obras o estudo minucioso das motivações que levam os seres humanos a cometerem atos tão terríveis (como o assassinato, por exemplo), e o célebre personagem que mais aparece em suas obras com o intuito de realizar tais estudos, é o inesquecível Hercule Poirot.
 Como muitos, o romance a ser tratado neste texto tem como personagem principal o famoso Hercule Poirot. Aqui, em ‘’Os Crimes ABC’’ (The A. B. C. Murders, 1936), somos levados para um mundo humano; temos intrigas, mentes perturbadas, atitudes hipócritas e crimes horrendos. Até agora, nunca tive uma experiência tão gratificante quanto ler ‘’Os Crimes ABC’’, tratando-se de romances policiais. De forma original, aqui somos transportados para um caos onde um misterioso serial killer aterroriza a população com terríveis assassinatos; todos eles com requintes de crueldades. É perturbador – e de certa forma, prazeroso - ler aqueles horrendos crimes e observar o detetive Hercule Poirot (com seu fiel companheiro Hastings) trabalhando às escuras com poucas pistas. E como uma boa rainha do crime, a mestra revela o verdadeiro segredo em um momento pouco esperado, mas oportuno. Mesmo quando tudo parece perdido, o grande detetive belga (este que é comandado por Christie, claro) acende uma luz no caminho e deixa o leitor mais que perplexo.
 ‘’Os Crimes ABC’’ não é tão conhecido e aclamado quanto ''O Caso dos Dez Negrinhos'' (relançado no Brasil como ‘’E Não Sobrou Nenhum’’) ou ''Assassinato no Expresso do Oriente'', mas talvez seja tão bom quanto, ou talvez até melhor. Uma das obras mais originais da autora. Altamente recomendado.
 Por Victor Ramos (Jerome)

 Avaliação: 5/5

8 comentários:

  1. Massa a resenha hem!

    Realmente esse livro é muito bom, fiquei com vontade de reler!!!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da Agatha Christie
    Mas tenho muita vontade, pois sempre falam muito bem dela
    E esse livro me parece ser muito bom
    Gostei bastante da capa
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá cara amiga!!!
    Não conhecia essa obra de Agatha Christie, mas deve ser excelente, aliás como quase todas as obras de suspense dessa brilhante escritora.
    Obrigado pela dica, fiquei com vontade de comprar e ler!!!
    Um abraço e tenha um óptimo fim de semana, Zé Maria

    ResponderExcluir
  4. Victor Ramos (jerome)27 de agosto de 2011 às 22:34

    Olá, pessoal! Obrigado pelos elogios!

    Fabio, realmente é uma ótima obra. Dá vontade de reler mesmo.

    Angela, leia logo! É algo que recomendo fazer... depois de ler o primeiro, vc vai ficar viciada. É uma leitura prazerosa.

    Bem, Zé... Caso não tenha visto, sou homem, hehehe. E os crimes ABC é uma obra e tanto que recomendo para qualquer um que aprecie um bom livro. E compre mesmo, é um dos mais originais da autora, e vale a pena. É um dos mais originais dela, já que temos na trama um assassino em série que realiza uma série de crimes, o que é um caso raro nas obras da Agatha Christe, já que ela na maioria das vezes mata um os dois personagens.

    Abs a todos!

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiiiiiiiii que lindo blog!!! Sou escritora e tem sorteio! Quer participar?
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/
    Beijos!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Sou fã de Agatha Cristhie e esta obra é muito boa mesmo. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Amei o livro tambem ja li assasinato no expresso do oriente e super recomendo amo agatha!!!

    ResponderExcluir
  8. Um dos meus preferidos da escritora. Amo Poirot e Hastings. Ótima resenha!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...