quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O EVANGELHO DE MARIA MADALENA


Depois de toda comoção causada pelo “Código DaVinci”, nada mais natural que um interesse maior pela figura histórica de Maria Madalena e pelo papel que ela de fato desempenhou na vida de Jesus.

Nada como ir direto à fonte. A leitura deste evangelho apócrifo, longe de oferecer respostas prontas, multiplica as perguntas e aprofunda os questionamentos.

Mas ao menos uma certeza: o verdadeiro Cristo foi alguém bem diferente da personagem hoje utilizada para vender as idéias mais nobres e também as mais escusas, após 2.000 anos de interpretações movidas por sentimentos idem.

Ainda que a maior parte do texto original tenha se perdido, talvez para sempre, o que chegou até nós revela uma mulher forte e de grande coragem, não somente a discípula mais próxima de Jesus como a melhor capacitada para compreender seus ensinamentos. Uma Madalena totalmente diversa da imagem de “pecadora arrependida” que a Igreja conseguiu fazer prevalecer nada menos que seis séculos após a morte de Cristo, numa vingança tardia porém eficaz do enciumado Pedro.

Assim como Madalena, mulheres sem fim foram vitimadas pelo medo e pela ignorância masculinas ao longo da história. Para os buscadores da verdade de ambos os sexos, resta sobretudo o consolo de uma inabalável promessa: “nada permanecerá oculto que não seja revelado”.

(08.07.2007)

Faltou dizer que disponho de uma versão em português do Evangelho de Maria Madalena (em formato PDF) e que terei o maior prazer em enviar o texto aos interessados. É só deixar o e-mail para envio nos comentários!

2 comentários:

  1. ainda tem o Evangelho de Maria Madalena em pdf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é só passar um e-mail para o envio que ficarei muito feliz em compartilhar esse belo e precioso texto!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...