quarta-feira, 12 de outubro de 2011

STO. TOMÁS DE AQUINO – Coleção Os Pensadores


Quanta emoção ir lentamente sendo conduzido por este sábio senhor. Dois momentos de cume:

“Denominamos livre aquilo que é causa de si mesmo.”
Compêndio de Teologia - Cap LXXVI – As substâncias imateriais são dotadas de livre-arbítrio.

“A verdade da vida é aquela pela qual o homem, na sua vida, realiza o fim para o qual foi ordenado pelo intelecto divino.”
Seleção de Textos da Suma Teológica – Questão XVI – Da verdade - Art. IV – Se O Bem É Racionalmente Anterior À Verdade

Sem contar a experiência da escolástica, a fina ciência do pensar que São Tomás (porque “Santo Tomás” e não “São Tomás”? é curioso, mas de alguma forma o uso da primeira confere maior dignidade) teceu a partir de velhos manuscritos. Como um farol brilhando na escuridão da idade das trevas, conhecimento sustentado na exatidão das palavras. E ao mesmo tempo a ferramenta que possibilita o cristianismo (e a igreja junto) atravessar os novos tempos que viriam, ajudando a moldar esses novos tempos, elegante estrutura de pensamento que só pode mesmo é causar reverência. Tomás de Aquino é também um santo do pensamento.

A emoção de ler um sábio citado com reverência por Umberto Eco e Eduardo Neiva. A reverência e a honra de ter lido Sto. Tomás de Aquino.

A sensação de continuar aprendendo sempre, tanto, fazendo uma ponte com esse monge dominicano do século XIII (nasceu em 1225 / murió in 1274).

Sem contar a ponte colossal entre o aristotelismo e o cristianismo!

(01.05.2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...