sábado, 31 de dezembro de 2011

A CASA TORTA - Agatha Christie


Sophia Leonides e Charles Hayward se conheceram no Egito no final da guerra onde estavam servindo, se apaixonam, e decidem que esta finda, se casariam. Dois anos depois, quando Charles retorna a Londres convida Sophia para jantar, trocam confidências e sentem ainda mais a força de seu amor, mas, quando ele a pede em casamento o sorriso morre em seus lábios e ela, muito triste, lhe explica que seu avô, Aristide Leonides - um grego riquíssimo imigrado para a Inglaterra - foi assassinado e, ao que tudo indica, por um membro da família. Diante dessas circunstâncias não seria decente da parte dela assumir qualquer compromisso com ele. Todos naquela casa, direta ou indiretamente, tinham motivo para matá-lo inclusive ela que se tornou a principal herdeira do avô. Os demais suspeitos são:

- Edith de Haviland: cunhada de Leonides deixava claro que o odiava, porém, talvez o amasse;
- Philip Leonides: pai de Sophia, um homem frio, mas que escondia dentro de si paixões com tendências homicidas;
- Magda Leonides: mãe de Sophia, uma atriz que representa muito bem.
- Roger Leonides: o filho mais velho de Aristide, homem de temperamento violento.
- Clemency Leonides: esposa de Roger, uma cientista. Era impossível saber o que seria capaz de fazer por amor ao marido.
- Brenda Leonides: uma jovem de 35 anos, a nova esposa de Aristide Leonides, não carregaria consigo um grande desejo de ficar viúva?
- Laurence Brown, professor dos netos de Aristide (irmãos de Sophia), achava Brenda muito gentil, será que não gostaria de vê-la viúva?
- Eustace Leonides, irmão de Sophia, um rapaz que tinha um caráter torto, maldoso, inseguro, tímido ou...?
- Josephine Leonides, irmã de Sophia, a mais nova do clã dos Leonides – tinha um apurado instinto detetivesco.
Charles entendeu suas razões, se não se provasse que a pessoa certa matara Aristide Leonides, isto é, qualquer um que não um membro da família, o casamento de ambos ficaria seriamente comprometido e por isso mesmo se junta ao Inspetor-Chefe Taverner e seus homens para tentar descobrir o assassino de Aristide Leonides. Opai de de Charles é Comissário-Assistente da Scotland Yard e ele próprio estando no serviço diplomático não foi difícil conseguir autorização para auxiliar nas investigações.
Esse livro é um dos dois preferidos de Agatha Christie e não tem a participação de nenhum dos seus principais detetives, nem por isso promete menos, pelo contrário. A intensidade de cada personagem, o motivo para o crime, a escolha do assassino, o final inusitado e a história em si evidenciam de forma ímpar a genialidade dessa escritora.
Recomendadíssimo! :)
bj da angel ;)

7 comentários:

  1. Olá!!

    Passando Rapidinho para olhar as novidades do seu blog e Desejar, um Belo e Ótimo 2012, Saúde, Amor, Paz e tudo de ótimo!

    Muitos Livros e ótimas Leituras =D

    Beijokinhas
    @AngelKiller_
    Blog // Anime Daiki

    ResponderExcluir
  2. É também um dos meus livros preferidos da Ágatha (entre os que já li, claro), o final é muto inesperado, como ela desenvolve a história, as pistas... tudo fabuloso!

    Abraços,
    Feliz 2012!
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei o que acontece entre mim e esse livro. Toda vez que o tentei ler, nunca consegui: na biblioteca, o único exemplar estava sempre emprestado, na Estante Virtual, ou o exemplar não estava em bom estado, ou não era das coleções que costumo comprar, enfim... Um dia, quem sabe? Acho que ele vai sair pela LPM Pocket, então, vou aguardar...

    ResponderExcluir
  4. Agora vou ler! Acabei de comprar o pocket, rsssss...

    ResponderExcluir
  5. Bia, já saiu. Eu queria muito um livro que o Anderson tinha então fizemos uma troca, porém, como eu não tinha uma 2a edição dele comprei o pocket.

    Penso que você deve comprar sim (e quem perguntou? rs....), apesar de não se enquadrar na sua coleção da Agatha, é que é um livro muito difícil de ser encontrado. Futuramente, quem sabe, não ganhe ou adquira o da coleção e aí passa o pocket pra frente. :)

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
  6. Realmente esse livro é ótimo é o sétimo dela que li, acabei de ler a dois dias atrás e é o meu segundo favorito OS ELEFANTES NÃO ESQUEÇEM ainda é o melhor pra mim por enquanto

    ResponderExcluir
  7. CONTEM SPOILEE



    Como a jhosepheni morreu ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...