domingo, 25 de dezembro de 2011

Li e Recomendo: Anjo Negro

Boa tarde galera, andei um pouco sumida do blog, mas eis que volto e com uma resenha de livro que acredito que muitos sentirão vontade de ler. Espero que apreciem e acessem o meu blog : http://conformealetra.blogspot.com 


Premissa Interessante



A nova tendência literária tem tido por tema a relação entre anjos_ seres celestiais desprovidos de sentimentos geralmente atribuídos aos seres humanos, tais como: ódio, rancor, luxúria, entre outros_ e humanos, sendo que na maior parte das histórias o envolvimento amoroso é o que prevalece, assim, jovens moças indefesas se veem relacionadas indiretamente com estes seres celestiais que, em sua maioria, são masculinizados quando em realidade acredita-se que anjos não tenham sexo e, muito menos, possam envolver-se amorosamente com alguém.
Mas é claro que na literatura tudo é possível, assim, o envolvimento amoroso de um anjo com um ser humano serve mais para tonar uma história interessante do que, necessariamente, tratar com desrespeito toda a questão espiritual ou religiosa que envolva estes seres iluminados por Deus. Entretanto, o que dizer quando o amor de um “anjo” esteja estritamente ligado ao amor maternal?
É exatamente a partir do questionamento levantado anteriormente que o livro Anjo Negro de Mallerey Cálgara (Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira – Novo Século Editora, 2011 – 201p.) se centra, não que o protagonista, um nefilins (metade humano, metade anjo) chamado Darian, não se veja apaixonado por seu anjo de guarda, mas o foco da história por si só é interessante já que Darian se vê num terrível dilema: encaminhar dez mil almas para o descanso eterno e propiciar um momento de alívio a alma de sua mãe ou trocar essas mesmas dez mil almas pela salvação de sua mãe, condenada por ter cometido suicídio.
 É claro que muitos diriam que mais valeria ficar bem com o “todo poderoso” do que salvar uma alma que, querendo ou não, escolheu seu destino, não é mesmo?
Entretanto, se pararmos para observar a história, o próprio Lúcifer é muito mais bonzinho do que os anjos da trama, afinal, ele propõe a salvação da alma da mãe do protagonista ao invés de um alívio passageiro proposto pela turma dos anjos do bem.
A primeira vista pode chocar o fato de que o protagonista deva fazer o que tecnicamente é errado, mas o que ninguém parou para pensar é que nada seria possível sem o livre arbítrio e sem, é claro, o Deus da trama da Cálgara, ser ainda mais sábio por fazer o protagonista tomar uma atitude que elevaria sua alma a um patamar muito superior a de um mero nefilins, afinal de contas a questão do “sacrifício” fica evidente, sendo este mesmo sacrifício permitido pelo fato de o diabo, ironicamente, dar um empurrãozinho no momento chave da trama que, certamente, deixa gancho para uma continuação.
Contudo, cabe a cada um formar uma opinião a respeito da história escrita por Cálgara que, apesar de ter uma boa premissa e instigar o leitor a querer saber como tudo terminará, infelizmente não contou com o apoio da parte técnica dos organizadores da Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira, uma vez que há sérios erros relacionados à língua portuguesa e que, certamente, deveriam ter sido vistos pelos editores, afinal, uma boa editora deve oferecer, no momento em que se compromete a publicar um livro, todo o aparato necessário para que o leitor, ao ler a história publicada, sinta uma agradável sensação e não um ligeiro incômodo. Fora esse detalhe da revisão gramatical que não passará despercebido aos olhos do mais desatento leitor, o livro de Cálgara é recomendado com toda certeza.

3 comentários:

  1. Realmente este é um dos livros que desejo muito ler!!!
    Gostei da resenha, e você me convenceu, acho que vou comprar este livro, pois anjos tem sido o tema que mais tenho lido ultimamente e tenho gostado bastante.
    Bjos e feliz natal.

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Jac, que bom que você gostou da resenha. Realmente curti esse livro e o recomendo. Beijocas ;)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por seguir querida!!! ja estou seguindo tbem
    bjm e feliz 2012


    dalilamakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...