quinta-feira, 12 de abril de 2012

13 PARA DAR SORTE – Agatha Christie


Não encontrei a edição equivalente em português para essa coletânea de contos publicada pela Dell Books, uma editora americana, provavelmente no ano de 1963, até onde pude descobrir (“13 For Luck” no original). No prefácio somos informados que a antologia se propõe a ser uma introdução ao universo de Agatha Christie através de contos que são protagonizados pelos principais personagens criados pela Dama. O índice revela quem são esses personagens e quais são as histórias. E assim temos 4 de Hercule Poirot, 3 de Jane Marple, 2 de Harley Quin, mais 2 de Mr. Parker Pyne, 1 para Tommy e Tupence e finalmente, fechando os 13 contos, o Inspetor Evans, com uma história chamada “Acidente” (originalmente publicada em “Testemunha de Acusação”), dentre todas a única que eu estaria lendo pela primeira vez.

A compilação traz histórias originalmente publicadas em outros livros de Agatha Christie, ou seja, não traz nenhuma história inédita. Mas fã que é fã não se importa com esses detalhes. O importante é apreciar a viagem a esse mundo tão querido, por mais que conhecido, esse mundo tão distante e tão próximo, que tem gosto de chá e arsênico, onde os amores pueris convivem com a mais requintada maldade, esse mundo onde tantos nos sentimos em casa, o mundo de Agatha Christie.

Valeu pela divisão sistemática das histórias de acordo com o protagonista. Quero lançar minhas impressões sobre esses inesquecíveis!!!

HERCULE POIROT
Quando li esses quatro contos lembrei de uma marcante frase de Pablo Picasso:

“Imitar os outros é necessário; imitar a si mesmo é que é ridículo.”

Levei um bom tempo para entender essa frase direito e pude apreciá-la enormemente ao ler esses contos, que mostram como Agatha bebeu do modelo lançado por Conan Doyle em suas imortais histórias sobre Sherlock Holmes. Em “O Mistério de Market Basing”, a trama envolvendo a pista da fumaça de cigarro já havia sido explorada de modo muito semelhante por Conan Doyle.

Foi interessante meditar sobre como a mocinha Agatha buscou inspiração e padrões na obra de um escritor consagrado, tornando-se progressivamente capaz de transcender essa referência inicial e assim consagrando-se a si mesma!!!

JANE MARPLE
Miss Marple para mim não tem nada de boazinha. Ao contrário, ela me mete um certo medo. Sempre que leio uma das aventuras delas fico imaginando que maldades abomináveis o olhar vitoriano dessa simpática vovozinha encontraria na minha figura!!!

HARLEY QUIN
Já quase não lembrava do Misterioso Sr. Quin e de suas histórias de Arlequim! Foram as melhores do livro.

MR. PARKER PYNE
Muito interessante a idéia de um profissional para resolver a infelicidade!

TOMMY E TUPPENCE
Como todo fã, tenho as minhas preferências... e implicâncias. Confesso que pulei essa história assim que lembrei do enredo básico.

INSPETOR EVANS
O inspetor Evans faz uma curta e marcante aparição. Só mesmo lendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...