terça-feira, 17 de abril de 2012

SRI ISOPANISAD – Swami Prabhupada

 

“Upanishad” é uma palavra em sânscrito que significa literalmente “sentar em círculo”. Os Upanishads são um conjunto de textos sagrados da Índia, que provavelmente foram transmitidos oralmente por gerações antes de serem finalmente transcritos. A sua origem remonta aos princípios da história humana conhecida.

Após ter passado anos e anos coletando citações retiradas dos Upanishads em textos do mais alto gabarito, é de se imaginar a felicidade que senti ao encontrar esse “Sri Isopanisad” em um modesto sebo na Praça da Sé, a um pulo do Pelourinho. Por sincronicidade, havia acabado de saber da existência dessa mesma obra através do caríssimo João Ninguém, figura ímpar de Itapuã. Está claro que era o meu caminho ler esse pequeno grande livro. Comecei a ler ainda no ônibus de volta para casa e juro: senti o aroma do incenso ao abrir o livro.

Swami Prabhupada, fundador da Sociedade Internacional da Consciência de Krishna, traduziu e comentou os dezoito mantras que compõem o Sri Isopanisad. Apreciei imensamente!

Hoje mesmo li na comunidade Bhagavad-Gita que fizeram um estudo científico a respeito dos mantras indianos. Um grupo de sujeitos concordou em repetir diariamente um mantra, mesmo ignorando completamente o seu significado. A maioria significativa expressou ter experimentado uma redução no nível do stress e um aumento da capacidade de concentração mental. Fiquei feliz ao saber desse estudo, pois confirma a minha própria experiência. Cantar mantras faz muito bem! É um excelente uso do poder do som, do dom da voz.

E no princípio era o Verbo...



Transcrevo a seguir a tradução de Prabhupada para os mantras constantes no Sri Isopanisad (pronuncia-se “shri ishopanishad”):

INVOCAÇÃO

“Deus, a Pessoa Suprema, é perfeito e completo. Sendo completamente perfeito, tudo que emana dEle, como, por exemplo, este mundo fenomenal, é perfeitamente equipado como todos completos. Tudo o que é produzido pelo Todo Completo também é completo em si mesmo. Porque Ele é o Todo Completo, muito embora tantas unidades completas emanem dEle, Ele permanece o equilíbrio completo.”

MANTRA UM

“O Senhor controla e possui todas as coisas animadas e inanimadas que estão dentro do Universo. Portanto, todos devem aceitar apenas as coisas que lhes são necessárias, que foram reservadas como sua cota, e ninguém deve aceitar outras coisas, sabendo bem a quem pertencem.”


MANTRA DOIS

“Se alguém continua trabalhando dessa maneira, ele pode aspirar a viver por centenas de anos, pois essa classe de trabalho não o atará às leis do karma. O ser humano não tem nenhuma alternativa a este processo.”


MANTRA TRÊS

“O matador da alma, não importa quem seja, tem que entrar nos planetas conhecidos como o mundo dos infiéis, cheios de ignorância e escuridão.”


MANTRA QUATRO

“Embora permanente em Sua morada, Deus, a Pessoa Suprema, é mais veloz que a mente e pode ultrapassar todos os outros que correm. Os poderosos semideuses não podem aproximar-se dEle. Embora esteja em um lugar, Ele controla aqueles que provêem o ar e a chuva. Ele supera a todos em excelência.”


MANTRA CINCO

“O Senhor Supremo caminha e não caminha. Está muito distante mas também muito próximo. Está dentro de tudo, entretanto está fora de tudo.”


MANTRA SEIS

“Aquele que vê tudo relacionado com o Senhor Supremo, vê todas as entidades vivas como Suas partes integrantes, e vê o Senhor Supremo dentro de tudo, não odeia nada nem ninguém.”


MANTRA SETE

“Quem sempre vê todas as entidades vivas como centelhas espirituais, iguais ao Senhor em qualidade, torna-se o maior conhecedor das coisas. Que, então, pode ser ilusão ou ansiedade para ele?”


MANTRA OITO

“Essa pessoa deve realmente conhecer o maior de todos, que é não corporificado, é onisciente, irrepreensível, sem veias, puro e não contaminado, o filósofo auto-suficiente que desde tempos imemoriais vem satisfazendo o desejo de todos.”


MANTRA NOVE

“Aqueles que se ocupam no cultivo de atividades ignorantes entrarão na mais escura região da ignorância. Pior ainda são aqueles que se ocupam no cultivo do pseudoconhecimento.”


MANTRA DEZ

“Os sábios explicaram que o cultivo do conhecimento dá um resultado, e o cultivo da ignorância dá outro resultado diferente.”


MANTRA ONZE

“Só aquele que pode aprender simultaneamente os processos da ignorância e do conhecimento transcendental pode transcender a influência de repetidos nascimentos e mortes e usufruir a benção completa da imortalidade.”


MANTRA DOZE

“Aqueles que se ocupam na adoração dos semideuses entram na mais escura região da ignorância, e pior ainda é o destino reservado àqueles que adoram o Absoluto impessoal.”


MANTRA TREZE

“Está declarado que se obtém um resultado adorando a suprema causa de todas as causas e outro resultado adorando o que não é supremo. Tudo isso foi falado pelas autoridades imperturbáveis, que deram sobre este assunto uma explicação clara.”



MANTRA QUATORZE

“É dever do homem conhecer perfeitamente a Personalidade de Deus e Seu nome transcendental, bem como a criação material temporária com seus semideuses, homens e animais temporários. Ao adquirir este conhecimento, ele supera a morte e deixa de se sujeitar à manifestação cósmica efêmera. No reino eterno de Deus, ele desfruta vida eterna, plena de bem-aventurança e conhecimento.”


MANTRA QUINZE

“Ó meu Senhor, sustentador de tudo que vive, o Teu rosto verdadeiro está coberto por Tua refulgência deslumbrante. Por favor, remove esta cobertura e manifesta-Te ao Teu devoto puro.”


MANTRA DEZESSEIS

“Ó meu Senhor, filósofo primordial, mantenedor do Universo, ó princípio regulador, destino dos devotos puros, benquerente dos progenitores da humanidade, por favor, remove essa refulgência, Teus raios transcendentais, para que eu possa ver Tua forma de bem-aventurança. O Senhor é a Suprema Personalidade de Deus eterna, semelhante ao Sol, como eu.”


MANTRA DEZESSETE

“Que este corpo temporário seja reduzido a cinzas, e que o ar vital fique imerso na totalidade do ar. Ó meu Senhor, por favor, lembra-Te agora de todos os meus sacrifícios, e, como és o beneficiário último, por favor, lembra-Te de tudo o que fiz para Ti.”


MANTRA DEZOITO

“Ó meu Senhor, poderoso como o fogo, ser onipotente, ofereço-Te agora todas as reverências, e no solo, caio a Teus pés. Ó meu Senhor, por favor guia-me no caminho correto, ajudando-me a alcançar-Te, e, como sabes tudo o que fiz no passado, por favor, livra-me das reações de meus pecados passados para que não venham a existir obstáculos em meu progresso.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...