terça-feira, 17 de abril de 2012

“STEAMPINK” - DIVERSAS AUTORAS (LITERATURA NACIONAL)



LIVRO  : “STEAMPINK” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORAS: ORGANIZAÇÃO TATIANA RUIZ; ESCRITORAS: Amanda Reznor, Bia Machado, Dana Guedes, Georgette Silen, Leona Volpe, Lidia Zuin, Livia Pereira, Lyra Collodel, Nikelen Witter, Renata Galindo, Tatiana Ruiz, This Gomez E Verônica Freitas.
EDITORA  : ESTRONHO
PÁGINAS –202
1ª EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: CONTOS BRASILEIROS/ANTOLOGIA
ISBN: - 9788564590038
SteamPink
CITAÇÃO: [...]”Era o que precisava fazer. Como tinha sido cega, a ponto de não ver que já estava apaixonada por ele... Desde quando? Desde que o vira, com a pele bronzeada e a barba por fazer, em meio aos pomposos ricaços, amigos de meu pai? Ele destoava de todo o cenário à sua vilta por suas atitudes cheias de personalidade. Depois de beijá-lo, olhei dentro dos olhos dele, antes de pedir com expressão séria: ‘Prometa-me que não vai nunca mais voar com Clementine’, ao que ele perguntou: ‘Clementine? Quem é Clementine?’, chamei-o de tolo, rindo. ‘Está bem, Teodore, terá que me prometer outra coisa, então’.” (Conto Diário de bordo de Lídia Saint Clair de Bia Machado. Pág. 170)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = Muito criativa com engrenagem de relógio de parede, ornada com chave, pingente de coração e pedra preciosa.
Todas as capas são belíssimas.
    Capa e diagramação de M. D. Amado
    Ilustração da capa e verso de capa, de Mellim
    Formato 14cm x 21cm
    Capa laminação fosca com orelhas de 6cm e verso com fotografia colorida (4x4)
 (nota:   4,80 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO:   Feito  em papel Reciclato 75g com letras pretas, medianas.
Tem prefácio, sumário e no início de cada conto uma breve apresentação de cada escritora, feita em letra cursiva e ornada em algo que lembra um quadro.
(nota:  4,50  de 5,00)
- ESCRITA: Própria em cada conto.
CITAÇÃO: “-Deve haver fios de verdade por entre o tecido da mentira, mas a lucidez só se encontro no meu próprio ser.” (Conto Há-Mazan de Lídia Zuin, pág. 63)
RESUMO SINÓPTICO: “Antologia de contos com temática steampunk. Uma antologia steampunk escrita e organizada sob o olhar feminino. Máquinas voadoras, robôs ,viagens no tempo e muito vapor misturado a vampiras, corvos, poetas, amazonas e até uma versão vaporizada de um clássico conto de fadas. Com prefácio de Romeu Martins, Comendador da Ordem da Caldeira pelo Conselho Steampunk do Brasil, Steampink apresenta treze contos... treze oportunidades para que você viaje no tempo e se divirta ao som dessas engrenagens muito bem cuidadas por nossas talentosas e elegantes autoras.”
 
CITAÇÃO: “As belas estruturas acobreadas se erguiam imponentes, sob as nuvens amarronzadas que encobriam a cidade, como um mau presságio carregando em seu dorso uivante o vaporoso cheiro de chuva.” (Conto Sonha o corvo um sonho negro de Leona Volpe. Pág. 102)
ANÁLISE CRÍTICA: O estilo SteamPink está relacionado as máquinas a vapor e há um tempo onde as engrenagens eram mais valorizadas, trazendo o requinte do século XIX.
As escolhas feitas pela organizadora foram perfeitas, mesclando o fantástico com o romantismo e demonstrando o quanto o lirismo do século XIX e a ficção, podem fluir a criatividade de cada escritora em seu próprio estilo.
Os contos são bem estruturados e cada um tem sua própria peculiaridade.
Aprovadíssimo!

NOTA: 4,5 de 5,0
 
cheirinhos
Rudynalva

2 comentários:

  1. Que massa a resenha hem Rudy!
    E que edição primorosa!!!

    ResponderExcluir
  2. Bacana você falar sobre o livro e arte linda da editora. Só faltou falar um pouquinho sobre cada conto, acho que nós autoras gostariamos de saber sua opnião.

    Abraço!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...