sexta-feira, 25 de maio de 2012

GANDHI por ele mesmo



Interessante esse formato de “livro-clipping”: uma antologia de fotos, frases e textos de Gandhi, assim como depoimentos, artigos e estudos escritos por gente de alto gabarito. Gostei muito, sobretudo porque foi uma bela oportunidade de aprender um pouco mais sobre o pensamento, a vida e a obra de Mahatma Gandhi.

O epíteto “Mahatma” (“Grande Alma”), que lhe foi conferido pelo amigo e poeta laureado Rabindranath Tagore, cada vez mais parece o seu nome mais adequado, quanto mais vamos tomando contato com a sua impressionante existência.

Gandhi é mesmo um gigante, do alto de seu corpo franzino e raquítico, pois dele emana a inequívoca força daqueles que conquistaram a si mesmos. O semblante amoroso e compassivo, tornado uma figura pop pelos meios de comunicação de massa, é sobretudo o rosto de um forte.

Reproduzo dentre tantas passagens emocionantes esse relato da morte de Gandhi:
“Enquanto Gandhi tombava aos tiros de seu assassino, Nehru estava para entrar no jardim, palco do delito. Aproximando-se do corpo do Mahatma, ajoelhou-se-lhe aos pés e chorou inconsolavelmente. Em seu derredor, a multidão se aglomerava, tão traumatizada, que outra coisa não conseguia fazer senão lamentar e chorar. “Para que todo esse choramingar”, exclamou então a poetisa Saroijinu Naidu, discípula do Mahatma. “Preferiríeis, porventura, que morresse por senectude ou por indigestão? Esta é a única morte bastante grande para ele.”

A leitura me trouxe imenso aprendizado, crescimento, boas emoções e ideias. Um livro verdadeiramente inspirador.


4 comentários:

  1. Super bacana essa dica vou tentar ver, um final de semana cheio de paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia! Valeu pelo comentário! Ah leia sim, o livro é maravilhoso! Quer dizer, Gandhi é maravilhoso, então um livro com palavras dele só pode ser muito bom! Recomendo também o filme Gandhi, você já viu? Está disponível no Youtube etc, cinema de primeira!!!
      Namaste!

      Excluir
  2. muito bom esse blog, parada certeira para as novidades literárias e lógico a escolha de um bom livro.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, seja muito bem-vinda!
      Valeu demais pelo comentário e pelas boas energias!
      beijos e uma linda semana!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...