terça-feira, 3 de julho de 2012

RESENHA - "A ESCOLHA" - NICHOLAS SPARKS



LIVRO  : "A ESCOLHA"
TÍTULO ORIGINAL: "THE CHOICE"
AUTOR: NICHOLAS SPARKS
TRADUÇÃO: IVAR PANAZZOLO JÚNIOR
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –303
IMPRESSÃO 2012
EDIÇÃO - 1
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE AMERICANA/ROMANCE
ISBN: - 978-85-63219-29-9

 A Escolha
CITAÇÃO: "-Mas eu sou uma pessoa diferente hoje, em relação a quem eu era naquela época. Assim como eu era uma pessoa diferente no final da viagem em relação a quem eu era no começo. E serei uma pessoa diferente amanhã em relação a hoje. E isso significa que nunca poderei repetir aquela viagem. esmo se eu fosse para os mesmos lugares e encontrasse as mesmas pessoas, não seria a mesma coisa. A minha experiência não seria a mesma. Para mim, é isso que as viagens representam. Conhecer pessoas, aprender não somente a apreciar uma cultura diferente, mas a realmente desfrutar dessa cultura como se fosse uma pessoa daquele lugar, seguindo qualquer impulso que eu sinta. Assim, como eu poderia recomendar uma viagem para alguém se eu nem sei o que devo esperar? Meu conselho seria anotar nomes de lugares em pedaços de papel, embaralhá-los e escolher cinco ao acaso. Depois, simplesmente... vá até  lá e veja o que acontece. Se você tiver a mentalidade certa, não importa onde esteja ou quanto dinheiro tem com você. Vai ser algo de que vocÊ irá se lembrar sempre." (pág. 119)
 
ANÁLISE TÉCNICA:
-CAPA = de Douglas Lucas tem um casal no pier, mulher sentada, homem em pá, ambos olhando o lago ao longe. 
Capa expressiva e tudo haver com o enredo do livro.
(nota: 4,50 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: 
 Gosto muito da diagramação da editora com folhas amareladas e letras pretas, ótimo para leitura.
Tem: agradecimento, prólogo, dividido em duas partes e 22 capítulos numerados, com pequeno logotipo de pontos e rosa em  miniatura e sem títulos,  e epílogo.  Feita por Nhambikwara Editoração.
Formato/Acabamento: 16x23x1,9
Peso: 0.43 kg
(nota:  4,50  de 5,00)
- ESCRITA: 
Revisão de texto feita por Flávia Taveira de Ataíde Mazzo e Enymilia Guimarães. Preparação de texto por Deise Cristina Morgado.
Narrativa carregada de emoção feita em 3ª pessoa e muitos bons diálogos.
(nota: 4,80 de 5,00)
CITAÇÃO: " - O amor é uma coisa maravilhosa. Faz a vida valer a pena. Eu amo amar.
- Você fala como se tivesse bastante experiência. Mas mantenha em mente que o verdadeiro amor dura para sempre." (pág. 154)
RESUMO SINÓPTICO: 
TRAVIS Parker era um homem bem resolvido profissionalmente e financeiramente, com uma casa a beira mar da cidade Beaufort, na Carolina do Norte. Tinha tres amigos fiéis e desde a infância: Laird casado com Allison, Joe casado com Megan e Matt casado com Liz. Foi padrinho dos tres casamentos, entretanto mantinha-se solteiro, teve alguns relacionamentos passageiros e para ele isso bastava. Tinha ainda um Bóxer puro sangue chamado Moby.
GABY Holland era médica e foi morar ao lado da casa de Travis, tornaram-se vizinhos.Tinha uma Collie sangue puro chamada Molly, que apareceu grávida e ela acreditava ser do cachorro do vizinho, o que a irritava profundamente. Kevin era seu namorado há vários anos e ela tinha o desejo secreto de casar e constituir família, porém Kevin não se decidia, já estava ficando frustada.
Após um final de semana divertido ao lado dos amigos e da ruiva Gaby, Travis tem certeza de que ela é a mulher de sua vida e decide lutar pelo amor dela, que rende-se aos encantos do veterinário Travis; casam-se e tem duas filhas, formam a verdadeira família feliz até que uma casualidade coloca Travis em um dilema e tem de tomar uma escolha irremediável.  Se questiona: até onde iria para manter o amor de sua vida?
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 
Os livros do Nicholas Sparks são sempre envolventes e com situações que nos sensibilizam. No caso de A Escolha não é diferente e vai ainda mais fundo, nos fazendo questionar se determinada situação acontecesse conosco, o que faríamos por amor? 
O romance é bem desenvolvido na primeira parte, cheio de detalhes e muito romantismo. Travis é uma personagem apaixonante e a conquista de Gaby foi bem emocionante. Sabíamos que eram feitos um para o outro, entendiam-se apenas com um olhar.
A angústia que permeia a segunda parte, nos sensibiliza e confesso que até cheguei a derramar algumas lágrimas, juro! Talvez por ter me questionado várias vezes, antes de ler o livro, qual decisão tomaria se acontecesse tal fato comigo... Foi identificação total.
Mas não se iludam, pois não é um livro triste, muito pelo contrário, é um livro doce, cheiro de carinho e dei muitas risadas também, porque tem episódios hilários e bem engraçados. O melhor é a força que as personagens tem e levam a leitura há uma fluência que nem dá tempo de respirar direito.
Fico sempre extasiada com a criatividade do autor, a forma como ele consegue envolver o leitor no enredo de seus livros. Parece que ele realmente descobriu a fórmula de atingir seu público e ter sucesso!
Gostei muito e aprovo a leitura, principalmente para quem gosta de romance.
NOTA: 4,8 de 5,00
 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro

SOBRE O AUTOR: 

Nicholas Sparks é um dos escritores mais adorados do mundo, oito vezes considerado o número 1 de acordo com o New York Times, com mais de 50 milhões de cópias impressas em todo o mundo. Todos os seus livros foram considerados sucessos dentro e fora dos Estados Unidos, sendo traduzidos para mais de quarenta idiomas. Vários dos romances de Nicholas Sparks foram adaptados para filmes, como "Querido John", "A Última Música" e "Noites de Tormenta". Ele mora na Carolina do Norte com sua esposa e família. Visite o site de Nicholas Sparks em www.nicholassparks.com ou assine sua revista eletrônica em www.hachettegroup.com.
Cortesia Editora Novo Conceito! 


cheirinhos
Rudynalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...