quinta-feira, 19 de julho de 2012

RESENHA - "OS DEUSES DO MAR" - SIMONE O. MARQUES (LITERATURA NACIONAL)



LIVRO  : "OS DEUSES DO MAR" (LITERATURA NACIONAL)
SÉRIE:  LIVRO I DA SÉRIE "MARINA E OS TESOUROS DA TRIO DE DANA"
AUTORA: SIMONE O. MARQUES
EDITORA  : MODO TRADICIONAL
PÁGINAS – 244
1ª EDIÇÃO 2012
CATEGORIA: LITERATURA NACIONAL FANTÁSTICA/ROMANCE
ISBN: - 978-85-6558-805-8
 
CITAÇÃO: "Ele abriu os olhos esfregando a cabeça dolorida e viu uma noz enorme que caíra sobre ele... estava sonhando, claro. Sua mão tocava a pele de Marina que dormia com a cabeça em seu colo e ele a retirou rapidamente, apertando-a co força e raiva. Olhou para o lado e viu Artur que dormia sobre um monte de folhas vermelhas.Ouvia o som do rio... o sonho fora tão real! Espreguiçou-se e só então se deu conta de que não sentia dor no braço. Olhou para o local onde antes estivera aquele corte profundo, mas não havia nenhum sinal de ferimento ali, o rosto que estava bastante corado. Os lábios vermelhos pareciam frutas maduras e suculentas. O coração dele acelerou de expectativa e a imagem daquele sonho parecia dançar à sua frente... Ela abriu os olhos e se sentou atordoada." (pág. 76)
ANÁLISE TÉCNICA:
-CAPA = 
feita por Marina Ávila tem um pássaro preto, um corvo  em detalhe,  acima do mar. É linda e expressiva e tem tudo haver com os acontecimentos do enredo.
(nota:   5,00 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: 
Folhas amareladas com letras pretas um pouco menor que a média. Capítulos e títulos em letras maiúsculas, uma mais para cima e outra mais para baixo, intercaladas ( interessante) em folhas pretas e figuras de folhas cinzas.
Interessante também é a numeração das páginas, destacada com quadrinho preto no meio da página, o que deu um bom diferencial na diagramação. Fugiu ao comum.
As ilustrações são bem feitas, desenhadas por Patrícia Kovaks e Marina Ávila.
Tem ainda agradecimento e dedicatória.
(nota:  4,80  de 5,00)
- ESCRITA: 
revisão feita por Verônica Sobreira, escrita narrativa em 3ª pessoa e diálogos bem humorados e inteligentes. A fluência da escrita é fabulosa.
(nota: 4,80 de 5,00)
CITAÇÃO: "Eles deram a volta no palácio e encontraram uma porta aberta. Brian olhou para dentro antes de entrarem. O corredor levava para a enorme cozinha do palácio, onde porcos eram assados sobre grandes fogueiras encavadas em buracos no chão. Marina desejou que não fossem os tais porcos mágicos, pois aquilo seria muito estranho mesmo... Mulheres e alguns jovens estavam agitados preparando a comida e, ao que pareceu, fingiram não vê-los passando. Quando chegaram ao outro lado ouviram um rapaz que anunciou junto à porta por onde haviam acabado de entrar." (pág. 159)
RESUMO SINÓPTICO: 
Marina é filha de Sara e Lucas. Viviam em uma fazenda na Chapada dos Veadeiros, de onde foi resgatada com o ex padre Felipe, que ajudou a criá-la até a adolescência; aos 13 anos Marina retorna a fazenda onde moram a Tribo de Dana. Descobre que Lucas, seu pai não havia morrido.
Na Tribo de Dana foi instruída até os 17 anos por ser considerada o Avatar da Grande Deusa, a mais importante dos deuses Celtas. É constantemente vigiada pelos guerreiros-guardiões: Brian e Artur, que tinham sido treinados por Lucas e tinham a obrigação de cuidar de Marina que não aceitava os cuidados constantes e queria apenas viver sua adolescência de forma normal.
Os Deuses do Outro Mundo decidem que ela precisa encontrar sua verdadeira face e para isso irão atraí-la para seu mundo e lançar-lhe um desafio... Ao lado de seus guardiões vai viver uma aventura inimaginável...
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 
Acho que já falei antes: tenho muita dificuldade em fazer uma resenha quando o livro é muito bom e me envolve totalmente. Tentarei ainda assim, expressar o 'feeling' que senti ao ler essa obra fascinante. Mais uma da Simone que  encanta e traz, além do aprendizado mitológico, a criatividade da fantasia romântica.
Interessante como a forma de construção das personagens é feita, cada um com sua própria personalidade e a ênfase na obstinação e teimosia de Marina, a tornam uma protagonista forte e cheia de poderes que ainda não sabe como utilizar, entretanto, acaba sempre encontrado uma saída para os problemas que surgem na jornada atrás do Véu, morada  dos Deuses.
A descoberta mútua do amor, mesmo que indevido, entre ela e um dos guardiões (para saber qual  e como, tem de ler o livro), a faz desabrochar  para uma nova realidade ainda não vivida e carregada de vontade e sonhos.
As criaturas míticas, personagens coadjuvantes do enredo, são elaboradas de forma tão criativa e diferenciada, enebriando e estimulando ao mesmo tempo, a mente capaz de acompanhar a formatação dos mesmos.
A linguagem fluida, amarrando as idéias e cenas narrados, facilitam a leitura e faz com que tenhamos de ler com rapidez para poder descobrir o que virá na próxima página e até chegar ao final... que por sinal, foi a única coisa que me deixou triste e acredito que poderia ser melhorado... Sério! Porque quando terminei, fiquei com aquela sensação de cadê? O que vem depois? Quero mais! Quero logo continuar a história...kkkkk Cadê o livro II? Vai sair quando?
O que posso dizer é: a cada novo livro que leio da Simone, fico impressionada com a forma como concatena e alinhava toda história e ainda tem o poder de nos deixar ansiosos, em busca de novos livros que virão. Do quanto ela consegue misturar conhecimento, fantasia, amor, aventura, suspense e imaginação, tudo em apenas um exemplar escrito.
E ainda dizem que os autores nacionais não são tão bons quanto os estrangeiros. Como assim?????
Recomendadíssimo!
NOTA: 4,80 de 5,00
SOBRE A AUTORA: 
 Minha foto
Paulistana, nascida no ano em que o homem pisou na lua e de Woodstock. Formada pedagoga e mestre em Educação. Escreve desde 2007. Obras publicadas: Paganus, Triskle, Tribo de Dana, Era de Aquário, Agridoce e Marina e os tesouros da Tribo de Dana. Autora de diversos contos publicados em antologias de ficção e fantasia. E sempre escrevendo...

BLOG SIMONE O MARQUES:  http://simoneomarques.blogspot.com.br/


BLOG SÉRIE: MARINA E OS TESOUROS DA TRIBO DE DANA
http://marinaeostesouros.blogspot.com.br/


EDITORA MODO TRADICIONAL:


EDITORA MODO
CHEIRINHOS
RUDYNALVA

 

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...