sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A PORTA PARA DEZEMBRO – Dean R. Koontz



 Curso de Suspense com Prof. Dean Koontz

Comprei vários livros do Dean Koontz de uma só vez, na feirinha de livros na Cinelândia (ê saudade!!!), cada pocket book por apenas R$ 1!!!

Pois bem, afinal cheguei ao último desses livros. Lê-los foi como fazer um curso sobre “O Ofício de Escrever Histórias de Suspense”! Sinto-me agora, mesmo sabendo que há tanto por aprender, como se tivesse tirado algum diploma!!!

Aprendi muito com essas leituras. Foram dois tipos de aprendizado, igualmente preciosos. Primeiro, aprendi onde Koontz mandou bem. Segundo, aprendi mais ainda onde Koontz mandou mal!

Sinto que ele é um autor muito metódico, segue à risca algum tipo de “fórmula” ou “receita”. Foi isso que tornou possível esse grande aprendizado, pois a cada livro lido a “fórmula” foi ficando mais evidente para meus olhos.

Quase sempre foi divertido ler Koontz. Mas ao mesmo tempo ele me intriga e também me irrita!!! É uma pessoa muito diferente de mim. Por isso também aprendo tanto com ele.

Vou dar alguns exemplos, tirados desse livro.

Koontz mandou bem!

* Começar a história “começada”, já no meio da ação, é um recurso interessante que funciona muito bem.

* Detalhes que enriquecem o histórico dos personagens também são muito válidos e ajudam a história a “pegar”.

* A alternância de situações dramáticas é um belo recurso que prolonga o suspense e mantém o leitor grudado nas páginas... desde que não haja exageros!

Koontz mandou mal!

* A diferença principal entre “suspense” e “mistério” é que no mistério temos que descobrir o segredo que move a trama. Já no suspense, esse “segredo” é apresentado desde o início para o leitor/espectador, embora nem sempre para os personagens. Pois bem. O leitor é cúmplice do autor enquanto ele mantém o personagem ignorante do que os dois sabem. Mas tudo tem limite. Nesse livro existe um “segredo” que eu pelo menos adivinhei nas primeiras páginas. Não me incomodou que os personagens não soubessem desse segredo, para mim tão óbvio. Mas depois que um dos heróis descobre, ainda rolam umas 100 páginas de “suspense” até os outros descobrirem também! Isso é no mínimo um desrespeito à inteligência do leitor. Definitivamente não funciona, suspense pela culatra!

* E o principal que aprendi com esse livro: interromper a cena no auge do suspense e passar para outra cena paralela é ótimo recurso, mas com moderação!!! É preciso ao menos passar de uma subsequência da cena para outra, interromper no suspense e voltar para o mesmo ponto várias vezes tem o efeito contrário do suspense: fica ridículo e hilário!!!

Exemplo:

O maníaco aproxima-se com uma faca. A mocinha grita.

Enquanto isso, nosso herói está andando de carro, procurando pela mocinha...

O maníaco ergue a faca. A mocinha grita.

Enquanto isso, nosso herói está andando de carro, procurando pela mocinha...

Como é grande a faca do maníaco! Como grita a mocinha!

Enquanto isso, nosso herói está andando de carro, procurando pela mocinha...



Ninguém merece isso né!!! Pois bem, tem uma cena quase assim nesse livro, que cortou totalmente meu tesão na leitura. O resultado foi que achei o começo interessante, o meio ótimo e daí pro fim, sofrível. Como quase sempre aconteceu com Dean Koontz, fui lendo pulando pedaços. Pois que necessidade de enrolar!!!

Isso é o que mais me intriga em Koontz: um grande talento para o “como” contar uma história, mas pouco conteúdo sobre o “que” contar.

Minha opinião final: os livros de Koontz ficariam bem melhores se metade das páginas fosse cortada!!!

Pois graças a Deus nem só com o professor Koontz se aprende a escrever:

“Escrever é a arte de cortar palavras.” (Carlos Drummond de Andrade)

Ah já ia esquecendo: esse livro foi originalmente publicado sob o pseudônimo de Leigh Nichols. Título original em inglês: “The Door to December”.



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o meu livro, O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):





2 comentários:

  1. Nossa que interessante, tbm quero todo o "curso" pra mim.. apesar de que deveria ter metade das páginas cortadas ahahuahua

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...