quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O JOGADOR – Dostoievski




O que chama a atenção logo de cara são as circunstâncias em que esse livro foi escrito. Acossado por dívidas de todos os lados, Dostoievski recebeu um adiantamento de um editor inescrupuloso, sob as seguintes condições: ele teria até o dia tal para entregar um livro de tantas páginas, caso contrário os direitos de todas as suas obras iriam para as mãos do tal editor!

Por um motivo ou por outro, Dost foi adiando a tarefa, até faltar pouco mais de um mês para o prazo fatal. Como escrever um livro inteiro em tão pouco tempo? Um amigo aconselhou-lhe contratar os serviços de uma estenografa. Com a ajuda dessa moça de 21 anos, o grande escritor conseguiu cumprir a missão. E ainda ganhou um belo bônus, pois a diligente secretária acabou tornando-se a Sra. Dostoievski!

Por essas circunstâncias, “O Jogador” é uma obra única. Nesse livro vemos um dos escritores mais geniais que a humanidade já produziu em um momento ímpar de sua criação. Imagine a pressão que ele estava sofrendo para acabar o livro a tempo! Um trabalho feito às pressas, sem dúvida, mas com a indelével marca do gênio!

Muito da história foi baseado em fatos biográficos, pois o próprio Dost era um viciado no pano verde dos cassinos... Aliás essa edição que li traz um belo perfil do autor, comentando os episódios mais marcantes de sua vida e de que forma influenciaram sua obra. Gostei da sacação de que Dostoievski se propôs a fazer um retrato da alma russa e, dessa forma, alcançou o universal.

Para quem ainda não leu nada de Dost, “O Jogador” pode ser uma boa apresentação, por se tratar de um romance “leve”, de poucas páginas. Há mais ironia e menos desespero que em “Crime e Castigo” ou “Os Irmãos Karamazov”, por exemplo. Mas há aqui também bastante da marca inconfundível do autor, que é o brilho fenomenal de sua genialidade.

Pois brincando, brincando, mais uma vez Dost mergulha fundo na alma humana. Todo livro desse grande autor russo é um espelho de abismo. Quem estiver disposto, encontrará nessa leitura um retrato de seus próprios vícios. Quem preferir ficar na superfície, encontrará uma leitura ferina e divertida sobre a insensatez humana.


Andreia querida, agradeço essa preciosa leitura!!!



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o meu livro, O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...