“Desde que eu
lancei o meu primeiro livro “Palavras Faladas Fadadas Palavras”,
lá em 2003, venho recebendo uma tonelada de mensagens de outros autores “sem
mídia” e profissionais, relatando que passam por bons ou maus bocados com
editoras que publicam suas obras, mas que, depois de lançadas, não divulgam e
relegam ao ostracismo.
De todos os escritores
que conseguiram ser publicados ou que arriscaram imprimir sua própria obra vem
o mesmo coro: as livrarias não abrem
espaço para nós! Como é difícil vender livros! Os jornais nos ignoram!
Ninguém fala do meu livro! E tudo isso é verdade.
Se encontrar uma
editora para publicar um autor brasileiro desconhecido é difícil (*mas não
impossível, pois já fui convidado para dezenas de lançamentos de meus livros e
ainda participo de feiras e bienais), fazer com que esse livro venda e o autor
se torne conhecido são tarefas de
Hércules e depende só do próprio autor.
Não esperem atenção
por parte de editoras. Elas não estão muito interessadas em divulgar autores
com vendagens baixas! E livrarias, mídia, eventos, nada parece colaborar. Apesar
de concordar que essas dificuldades existem, não noto em muitos autores nenhuma
atitude para tentar resolvê-las, exceto eventualmente gastar rios de dinheiro
com esquemas de comercialização de livros mirabolantes (que ainda vou comentar
em outro artigo) e depois reclamar que só deram prejuízo.
Sinto que reina
entre todos – escritores, prestadores de serviço, livreiros, editores – uma mentalidade
de curto prazo que assassina as chances de livros novos, diferentes, de autores
desconhecidos fazerem sucesso. Além, é claro, de uma arrogância e vaidade
lamentáveis!
E enquanto não sou
agraciado pela fada do dente com um
desejo de ter um dos meus livros filmado
em Hollywood e, depois disso, virar febre mundial, tenho que encontrar
outras alternativas para que os leitores descubram as minhas obas. Não vou
comentar aqui o problema que atitudes mesquinhas geram para o mercado de livros
quando vem de livreiros e editores porque seria uma discussão longa e técnica e
sobre a qual vocês não poderiam fazer nada se não é um profissional da área. Mas
gostaria de pedir aos blogueiros, escritores e candidatos a autores que
considerem o poder que têm como “formadores de opinião” e o utilizem em
benefício de um mercado mais democrático.
E muito mais justo,
visto que, vindo do Brasil, não podemos esperar nada de sensacional com relação
à justiça! Convido, então, a uma mudança radical e generalizada de atitude para
que você e todos os autores brasileiros ainda desconhecidos por aí tenham a
chance de um lugar ao sol. Usem o poder na internet para promover literatura e
se promover! Aproveitem e comprem meus livros essa semana, pois estão em
promoção!” (Elenilson Nascimento)
fonte: Clube de
Autores
Elenilson!
ResponderExcluirSuper promoção, valeu!
cheirinhos
Rudy