terça-feira, 16 de outubro de 2012

OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM – Agatha Christie



Teve um sabor especial reler esse livro depois de tanto tempo. Foi um dos primeiros de Agatha que comprei, juntando o dinheirinho da mesada. Engraçado como lembro de alguns detalhes totalmente sem importância, como a aparência do mostruário nas Lojas Americanas onde comprei o livro... É curioso como algumas coisas são fixadas, e outras parecem simplesmente evaporar da memória...

A memória é justamente o tema desse livro. A pedido de sua amiga escritora Ariadne Oliver (alterego de Agatha), Hercule Poirot decide investigar duas mortes ocorridas muitos anos antes. A única maneira de obter as pistas, nesse caso, é empreender um verdadeiro “safári” atrás dos “elefantes” (pessoas que foram testemunhas da dupla tragédia e que deveriam poder lembrar de algum detalhe importante).

Publicado em 1972, esse foi o último romance que Agatha escreveu com os personagens Hercule Poirot e Ariadne Oliver (embora o último a ser publicado tenha sido “Cai o Pano”, escrito na década de 1940). Foi estranho nessa segunda leitura notar o quanto a memória da própria autora parece ter sido afetada, pois há diversas falhas de continuidade e os diálogos são muito frouxos. Chegou-se a suspeitar, na época, que Agatha estivesse sofrendo de Alzheimer. Curiosa sincronicidade ou referência intencional da autora, ao escrever um livro sobre a memória (ou falta dela)?

Ainda assim, a história é bastante envolvente, a ponto de manter o leitor grudado no livro da primeira à última página. Um feito notável, considerando-se as falhas da trama. Mas nada surpreendente, em se tratando de Agatha Christie. Mesmo quando não é tão boa, ela é ótima!



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o meu livro, O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...