sábado, 22 de dezembro de 2012

O CRIME DA RUA CUBA – Percival de Souza




A primeira coisa que chama a atenção nesse livro é a curiosa proposta: um livro de jornalismo policial para o público juvenil!

O livro é baseado em um caso real, que causou mesmo sensação na época. Um casal de classe alta é encontrado morto a tiros. Logo o filho mais velho do casal torna-se o único suspeito. O Brasil inteiro acompanhou “O Crime da Rua Cuba”, exaustivamente explorado nos noticiários.

Tive algumas descobertas ao ler esse livro. A primeira, a de que a história policial é bem diferente na realidade e na ficção. Meu lado fã de Agatha Christie se entreteve ao comparar um romance da Rainha com a narrativa de fatos realmente acontecidos. Na ficção, o assassino de modo geral é bem mais esperto, mas em compensação o detetive também é. Por outro lado, mesmo tratando-se de um livro para jovens, achei a leitura muito mais sombria que a de um romance policial. Afinal, aquelas pessoas foram mortas MESMO.

O livro é uma espécie de “A Sangue Frio” teen-tupiniquim. O autor, Percival de Souza, teve mais bom senso que o Truman Capote e encerrou sua história antes da conclusão final. Caso contrário, não teria publicado seu livro. Aos olhos da justiça, o crime da rua Cuba permanece sem solução até hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...