quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

RESENHA - "BELLE" - LINDSAY PEARSE



LIVRO  : "BELLE"
TÍTULO ORIGINAL: "BELLE"
AUTORA: LESLEY PEARSE
TRADUÇÃO: BÁRBARA MENEZES, CAROLINA CAIRES COELHO E ELISABETE B. PEREIRA
EDITORA  : EDITORA NOVO CONCEITO
PÁGINAS –559
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO INGLESA/ROMANCE
 ASSUNTO: DRAMA/TRÁFICO HUMANO
ISBN: - 978- 85-6321-987-9

Belle
CITAÇÃO: "Conforme a carruagem chacoalhava pelas ruas lotadas ela podia ouvir outros táxis e carroças e os vendedores que chamavam as pessoas para comprar suas mercadorias. Porém, embora os sons familiares a encorajassem a ter esperança de um resgate, em seu coração ela sabia que aqueles dois homens não a teriam sequestrado se não estivessem determinados a silenciá-la definitivamente. Eles provavelmente só estavam esperando deixar a cidade para fazê-lo." (págs 84/85)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = 
Uma linda jovem de olhos azuis e traços perfeitos, tudo haver com a protagonista do livro. 
Título rosa e em alto relevo e logotipos florais .
A capa é belíssima e inspirativa.
Feita por Esper Leon.
(nota:  4,80  de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO:  da Nhambikwara Editoração é muito bem feita.
Tem: dedicatória, agradecimentos, 39 capítulos com numeração grande (ótima visualização) e logotipos floridos a cada novo capítulo, epílogo e termina falando sobre a autora e como elaborou o livro através de suas pesquisas. Folhas amareladas com letras pretas.
Formato/Acabamento: 16x23x3,7
Peso: 0.784 kg
(nota: 4,50  de 5,00)
- ESCRITA: 
Escrita em narrativa de terceira pessoa, permeada por diálogos intensos, carregados de sentimentos.
Pequenos erros gramaticais e acredito sejam pelo fato de tres pessoas terem feito a tradução e ficou a desejar, mesmo que não atrapalhe a leitura...
(nota:  3,70 de 5,00)
CITAÇÃO: "Ele sorriu e estendeu o braço para acariciar o rosto dela. -Não teria por que eu me arrepender, você é um prazer. Mas estou preocupado com a possibilidade de você se sentir sozinha e entediada. Virei sempre que puder, mas sei que não é a mesma coisa de ter amigos e familiares por perto." (pág. 294)
RESUMO SINÓPTICO:   
Início do século XX onde ainda as carruagens dividiam as ruas com os poucos carros, onde a cultura da época aceitava determinados comportamentos lascivos e uma época onde os costumes e vestimentas eram diferenciados da modernidade, encontramos a protagonista Belle de apenas 15 anos, carreada de inocência e livre da maldade humana, mesmo tendo morado a vida inteira no bordel de sua mãe Anne.
Anne é uma mulher fria, devido as experiências do passado; não demonstra afeto algum por Belle que foi criada por Mog, empregada jovem, discreta e esforçada, amiga de Anne e que cria Belle como sua própria filha, cheia de amor e afeto. A distância de Anne chega a ser cruel em determinada altura e aparenta não gostar de Belle. O engano se desfaz apenas no momento em que se junta a Mog e contrata um investigador para descobrir sobre o sequestro de Belle, mostra que realmente a ama, mesmo sem nunca ter demonstrado.
O sequestro de Belle se dá após ela ter descoberto o que realmente acontecia no estabelecimento da mãe, quando vê Millie entrar com um homem e ser assassinada por ele. 
Mesmo com os esforços de Anne para ocultá-la, o assassino a sequestra, levando-a a Paris e vendendo-a para um prostíbulo. Vê sua inocência ser arrancada a força, é estuprada sucessivamente por vários homens brutos e acaba ficando doente... É vendida novamente e vai para em New Orleans, onde consegue a ajuda de  Étiene que a ensina como ser uma cortesã de luxo e de certa forma, torna-se uma pessoa forte e lutadora, mesmo que em algumas ocasiões, não tenha escrúpulo algum.
Sonha ainda em ter uma vida 'normal', cheia de amor e lembra-se constantemente da família e do único amigo que teve durante toda sua vida inocente: o sincero, tímido e apaixonado Jimmy...
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 
O início do livro é um tanto lento e maçante, porém após o sequestro de Belle, tudo passa a ficar intenso e não dá para desgrudar do livro. Entra em um ritmo empolgante e aventureiro, tornando a leitura dinâmica e curiosa.
É um livro intenso, triste e doloroso em muitos aspectos, porque retrata sobre um assunto atual que é o tráfico de pessoas. É forte no modo como a protagonista domina a própria vida e muda da total inocência para um comportamento até questionável, não pelo fato de ser cortesã, mas por uma deficiência de caráter. Mesmo a autora querendo imprimir um ar de ingenuidade e de 'mocinha' a protagonista, no final, mostra que ela é audaciosa e até vil... ainda assim, tem sonhos encantados, voltados ao grande amor e uma vida normal.
Interessante poder apreciar uma sociedade totalmente diferente da nossa, vivida no início do século XX. Ver em um mesmo século mudanças contrastante, torna o livro interessante e nos faz pensar em todas as mudanças.
As personagens são bem desenvolvidas, algumas com índoles más, o que torna o drama do livro ainda mais pernicioso e nos faz perceber que de há muito existe maldade e pessoas ruins, que pessoas egoisticamente e apenas em si próprias. 
Confesso que foi uma grande viagem interior, onde pude questionar vários parâmetros e paradigmas, principalmente relacionados aos sentimentos que levam as pessoas a tomarem determinadas atitudes, sobre os relacionamentos familiares e todos os laços que as unem e sobre como os acontecimentos do passado podem mudar nosso comportamento por toda uma vida.
Para quem gosta de um romance não meloso, carregado de drama e cheio de aventuras e conhecimento, é o livro ideal. A abordagem da escritora sobre os vários aspectos sobre o tráfico humano é ainda um adicional que só valorizou o livro.
Muito bom!
CITAÇÃO: "Ele abriu a porta e entrou. Era um quarto pequeno e todo branco, com uma cama de ferro e um crucifixo de madeira acima dela. Uma das enfermeiras tinha deixado uma luz acesa quando escurecera e o cabelo de Belle destacava-se, completamente realçado sobre a roupa de cama branca." (pág. 476)
NOTA :  4,00 de 5,00
  smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)
BOOKTRAILLER:
SOBRE O AUTORA:



Lesley Pearse ouvia dizer, quando criança, que tinha imaginação demais para seu próprio bem. Quando cresceu teve várias experiências, como babá, bunny girl, costureira e mãe em tempo integral, até iniciar uma carreira que permitiria que seu dom aflorasse. Aos 49 anos de idade, tornou-se escritora. Atualmente, mora nos arredores de Bristol. Lesley tem três filhas e dois netos.
Cortesia Editora Novo Conceito. 



cheirinhos
Rudy

2 comentários:

  1. Já li e é maravilhoso
    Tão intenso que nos fisga de um jeito
    Eu particularmente amei

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela querida!
      Agradeço sua opinião, ralmente o livro é muito bom.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...