quarta-feira, 27 de março de 2013


A FILOSOFIA E SEU INVERSO – Olavo de Carvalho


Adorooo o Olavo. Essa obra como as anteriores que li é de um brilhantismo ímpar, para quem ama filosofia como eu. Depois de ler muitas de suas 21 obras, continuo sua fã de carteirinha.
A obra é a reunião de muitos textos criados pelo autor ao longo dos últimos anos.  Uma obra com toques de lucidez, clareza e muita sensibilidade. Um Olavo maduramente filosófico em plena evolução, tranquilo e feliz por deslumbrar com clareza que a filosofia deve estar pautada na reformulação  e na reorganização de suas reflexões, para a adaptação de uma nova realidade, e não na filosofia pronta ou pré estabelecida, c a  dos programas universitários por exemplo.


Ele me surpreende a cada obra com a coerência e profundidade de suas reflexões. Adorei esse prof. Olavo sensível e despreocupado com as doutrinas, que se preocupa e entende que os sofrimentos reais decorrem de colocações irreais, e daí a importância da filosofia, que deveria ser capaz de visionar respostas consistentes para o irreal teórico imutável e a mentira ‘metonímica’ firmada como solução contemporânea.
Olavo advoga contra a ditadura do relativismo com muita propriedade, aliás isso é quase uma obsessão para o autor em todas as suas obras. Firma sua simpatia pela filosofia Socrática, e o coloca no patamar de 1º filósofo do mundo real. Usa e abusa de ironias sutis, metáforas e argumentos tão inteligentes, tão coerentes e tão embasados que se tornam incontestáveis, até mesmo para os muitos arrogantes filosóficos quantitativos que andam pelo mundo, vomitando doutrinas prontas e imutáveis. Entendo que o epicentro da obra, se firma em uma frase citada por ele, na sua palestra de lançamento:  “O homem moderno pensa metonimicamente e toma a metonímia como fato.”

A obra me lembrou em algum momento O Imbecil Coletivo, onde um Olavo diferente, não tão educado, politicamente revoltado, mas completamente convincente firma que o imbecil coletivo é uma coletividade de pessoa de inteligência normal ou superior,  que se reúnem movidas pelo desejo comum de imbecilizar-se uma as outras com falsos ideais ou falácias.ahah

Independente de qualquer politicagem desvairada,  tenho que  ovacionar o prof. Olavo pelo belo trabalho que presta a filosofia integral como prática humana do conhecimento interdisciplinar, contrariando os papagaios filosóficos com suas ilustres filosofias de decoreba. Seus seminários de filosofia são impecáveis e eu me sinto muito feliz em poder assistir a alguns vídeos. Porém para aqueles que acham que a filosofia não tem nada a ensinar, melhor ler a ‘Revista Contigo’ ou a ‘Revista Tititi’ e se atualizar sobre o mundo das mulheres frutas...ahahah
Para quem tiver curiosidade sobre seus seminários....eu recomendooo!
http://www.seminariodefilosofia.org/vídeos

5 comentários:

  1. Maravilhosa resenha, que presente!!!
    Também sou fã do querido Olavo de Carvalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio!
      Bom ler seu comentário.
      Boa Páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Ainda não li nada deste autor, sequer conhecia, mas parece ser deveras interessante!!

    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Madame X!
    Super feliz em ler uma resenha sua e ainda mais de um autor nacional.
    Confesso nada ter lido ainda desse autor, mas já gostei.
    Aliás, nossos autores nacionais tem dado um ' banho' de escrita.
    Parabéns pela resenha.
    Boa páscoa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...