domingo, 3 de março de 2013

LUZ DO BHAGAVATA – Swami Prabhupada




O livro consiste em 48 versos selecionados do “Bhagavata Purana” ou “Srimad Bhagavatam”, antigo texto hindu sobre os Avatares de Vishnu, com ênfase em Krishna.

Os versos foram escolhidos e comentados por Swami Prabhupada, todos tendo como tema o Outono. A intenção original de Prabhupada era apresentar os versos, junto com uma ilustração para cada, em um congresso sobre espiritualidade que seria realizado no Japão em 1961. Como ele acabou não participando do congresso, o projeto foi arquivado. Anos depois, foi publicado como obra póstuma pelos discípulos de Prabhupada, que convidaram a chinesa Li Yun Sheng para fazer as ilustrações.

Só as ilustrações já valem o livro. Feitas no tradicional estilo de pintura gonghi, fazem um harmonioso conjunto com os versos do Bhagavata. E os versos, então, são belíssimos! Destaco o verso 47, por mostrar um pouco da interessante cosmovisão dos antigos hindus:

“Da Transcendência, que se chama Krishnaloka, emana uma refulgência deslumbrante que se assemelha à cauda de um cometa. Essa refulgência deslumbrante é ilimitada, imensurável e insondável. Dentro dessa refulgência existem inumeráveis planetas brilhantes, cada um dos quais é auto-iluminado. Em algum lugar, uma parte limitada desta refulgência deslumbrante é coberta pela energia material, assim como uma parte do céu é coberta por uma nuvem. Dentro dessa energia material existem inumeráveis universos, em cada universo existem inumeráveis planetas materiais, e a Terra é um desses planetas. Assim, podemos compreender quão insignificante parte do cosmos é este globo em que vivemos.”

Hare Krishna!



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...