segunda-feira, 8 de abril de 2013

SUICIDAS – Raphael Montes


O escritor Fernando Sabino, em uma de suas melhores crônicas (cujo título infelizmente não consigo lembrar, por tê-la lido há muito tempo), compila diversas frases e pensamentos sobre o (difícil) ofício de escrever. Uma delas muito me marcou e tem inspirado, de autoria de Sinclair Lewis: “escrever é a arte de sentar o rabo em uma cadeira”!

Em outro trecho marcante, Sabino cita um autor (como eu queria lembrar o seu nome!), que fala especificamente do escritor iniciante, que escreve o seu primeiro livro. Um autor experiente, com perfeito domínio da técnica narrativa, é capaz de escrever um bom livro a partir de uma história amena, do tipo que se contaria para os convivas de um jantar. Mas o escritor que começa, se quiser ser lido, precisa ter a coragem de arrancar o próprio coração e colocá-lo, ainda sangrando, sobre a mesa de jantar...

Essa coragem não falta a Raphael Montes em seu romance de estreia, escrito quando o autor tinha apenas 19 anos. E esse, para mim, foi o ponto da leitura de “Suicidas”: testemunhar a coragem e a entrega de um jovem e promissor talento de nossas letras. Pois esse testemunho acabou me levando a reflexões bem mais profundas que as aparentemente sugeridas por uma história policial. Foi uma misteriosa viagem através de espelhos distantes, a leitura desse livro.

Outro conselho dos grandes também foi claramente seguido por Raphael, ao ambientar sua narrativa detetivesca principalmente no ambiente universitário da Uerj e da zona sul do Rio de Janeiro. “Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”, já dizia mestre Tolstoi.

Uma narrativa bem estruturada e bem escrita, que atesta a vocação de Raphael Montes. Sem dúvida seus próximos textos serão ainda melhores, beneficiados que serão pela experiência. Longa vida!


***

Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

4 comentários:

  1. Linda sua resenhaaa. Adorei! Fiquei curiosa para ler o autor.

    Amo Fernando Sabino e acredito que as frases que citou estejam em suas obras Gente I ou Gente II, com crônicas, reminiscências e entrevistas de personalidades de destaques nas letras, nas artes, na música e no esporte.

    Tem um trecho de Sabino em sua obra 'O encontro marcado' (que aliás já fiz a resenha na CRL)que sempre coloco em minhas aberturas...
    De tudo ficaram três coisas...
    A certeza de que estamos começando...
    A certeza de que é preciso continuar...
    A certeza de que podemos ser interrompidos
    antes de terminar...
    Façamos da interrupção um caminho novo...
    Da queda, um passo de dança...
    Do medo, uma escada...
    Do sonho, uma ponte...
    Da procura, um encontro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!!!
      Que lindo isso Lua!!!
      Amei muitão!!!
      E olha que coisa, hoje mesmo eu olhei aqui o que tinha de Sabino para ler (deu vontade rere), e só tenho um: "Gente"!!!
      Viva a sincronicidade!

      Excluir
  2. Comprei esse livro tem um tempinho já, e é o próximo policial que lerei. Volto aqui pra dar deixar minhas impressões.

    E que ótimo seria se o Autor disponibilizasse um exemplar para a Rudynha sortear por aqui, não? Uma vez que a maioria dos nossos seguidores são amantes de romances policiais isso seria tudo de bom, pra nossos meninos e pra ele, né não?

    bj da angel ;)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa Angel! Leia e comente sim!
      Ah será muito bom quando rolar essa promo por aqui!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...