terça-feira, 7 de maio de 2013

YOGA & CONSCIÊNCIA - Antonio Renato Henriques




Divina luz da Yoga! Como é maravilhoso saber que existe tamanho tesouro de conhecimento, verdadeiro guia teórico e prático para livrar o homem da escuridão da ignorância e do sofrimento!

E raras vezes esse luminoso tesouro é apresentado de forma tão acessível à mente ocidental como no livro de Antonio Renato Henriques, “Yoga & Consciência”. Aqui temos um apanhado vasto e ao mesmo tempo profundo da filosofia e da prática da Yoga, através da análise dos sutras de Patanjali, a primeira e até hoje principal referência para se compreender o caminho dos Iogues.

Um dos grandes méritos (que são muitos!) do livro é apresentar os sutras à luz da filosofia ocidental, tornando os complexos conceitos envolvidos mais facilmente assimiláveis pela mentalidade ocidental. Li o livro agora pela segunda vez, e mais forte ficou a impressão de que nenhum sistema filosófico surgido no Ocidente consegue dar conta da realidade de forma tão perfeita, e sobretudo com a ênfase na aplicação prática, visando a definitiva libertação humana do cativeiro do sofrimento.

Hoje penso que os maiores filósofos da civilização ocidental foram na melhor das hipóteses crianças bem dotadas e criativas, que conseguiram intuir algo da verdadeira maturidade e sabedoria ensinadas pelos antigos... é como na percepção de Newton, de que os avanços de sua física foram os de um anão nos ombros de gigantes. Pois então, a civilização ocidental preparou-se para se tornar a sociedade tecnológica que conhecemos hoje, mas em matéria de conhecer o homem, a condição humana e o que cumpre ao homem fazer para alcançar a felicidade, é triste reconhecer que avançamos muito pouco... Está na hora de galgar os ombros de gigantes como Patanjali, para que o progresso ético e espiritual se equipare ao progresso tecnológico.

Li esse livro pela primeira vez há coisa de dez anos, foi o meu primeiro contato com a profundidade da filosofia por trás da Yoga. Hoje, ao reler essa magnífica obra (e que felicidade saber que o autor é brasileiro), pude reavivar o entusiasmo causado pela primeira leitura. Se encontrei um trecho ou outro em que discordei um pouco das opiniões do autor, nenhum demérito repousa sobre a obra, eu é que fiquei feliz e contente por perceber que esses dez anos não foram estagnados, e que pude também progredir por minhas próprias pernas.

Não poderia louvar o suficiente esse livro, que recomendo a todos que não estão satisfeitos com a sua atual condição, e almejam encontrar algo mais elevado que justifique e dê sentido à vida. O caminho não é fácil, muito pelo contrário. Mas não conheço nada que valha mais a pena!



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):
http://www.mensageirosdovento.com.br/Manifesto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...