segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Oiá amigos!

Entrevista com Christian Petrizi, 
o mais novo parceiro do blog.




1-)Christian nossos leitores gostam de saber um pouco sobre o escritor, que tal falar sobre você e sua vida pessoal?

Originalmente eu sou da área da saúde. Farmacêutico e Bioquímico formado nas Universidades Federais de Ouro Preto e Juiz de Fora. Mas literatura sempre foi uma paixão. Gosto de ler desde as primeiras séries escolares, e daí vem minha vontade de contar histórias também. Atualmente estou conseguindo exercer as duas atividades aqui no Brasil. Porém, no próximo ano retomo meu trabalho como farmacêutico no Chile, sem deixar de enviar meus originais para minha editora, como quando lancei meus primeiros livros, Crimes Bárbaros e Assassinato Online. Até mesmo este novo, Perdendo a Cabeça, foi gerado enquanto trabalhava no Chile.



2-) Agora conte-nos um pouco de como tudo começou como autor. Quando e como teve o 'insigth' de escrever livros?

Vontade de escrever, eu sempre tive. Faltava a coragem. Antes de publicar o primeiro, eu já tinha alguns originais verdadeiramente horríveis guardados. Rsrsrs. Eu ensaiava para um dia conseguir algo que pudesse publicar.  Somente com a finalização do Crimes Bárbaros essa coragem chegou. Não que considere uma obra prima, mas achei que poderia ser um começo apresentável. A partir dele estou tentando me aperfeiçoar a cada obra, como em qualquer profissão.



3-) Nos fale um pouco sobre seus livros e estilo de escrita.

Meus três livros individuais considero do gênero Suspense Policial (Crimes Bárbaros, Assassinato Online e Perdendo a Cabeça). Ao preparar um conto para uma coletânea sobre fetiches sexuais (Censurado) percebi que poderia abrir um pouco mais o leque, mantendo elementos desse gênero que adoro. Sempre com uma linguagem direta, sem hermetismos, uma dose de comicidade, levando essencialmente entretenimento, mas sem deixar de fazer pensar sobre temas que considero importantes de se discutir.



4-) Quem foram suas referências e inspirações literárias?

Como um bom leitor infantil, comecei com o sempre atual Monteiro Lobato. Esse foi o responsável por me mostrar o prazer da leitura. Adulto, Agatha Christie assumiu a vaga e me viciou no gênero Suspense Policial. Fiquei tão apaixonado por suas tramas que, creio, estas foram o estopim que transformou o desejo de escrever em ação.



5-) Tem algum livro novo em mente? Fala um pouco sobre ele para nós.

Tenho várias tramas guardadas, uma em adiantado processo de confecção. Rsrsrs. Como já disse, estou com vontade de abrir um pouco meu leque de histórias. Quero escrever tramas mais pessoais, misturar realidade com ficção, falar de gente e sentimentos, mesmo mantendo elementos típicos do Policial. Meu próximo livro segue por essa linha. Um livro de contos interligados por um elemento comum, algo variando entre a sátira social e o drama, com uma dose de suspense para não perder o hábito. Rsrsrs.



6-) As redes sociais e a net hoje em dia fazem  parte da vida de todos nós de forma intensa. Acredita que é uma ferramenta importante para os autores, principalmente os que estão no início e querem/precisam divulgar suas obras?

As redes sociais, os blogs e sites da net, representam a democratização da divulgação.  Autores iniciantes normalmente começam em pequenas editoras sem recursos para divulgar seus trabalhos. Porém, com as redes sociais e certa noção de informática e propaganda, trabalhar um livro torna-se um ato possível. São ferramentas essenciais para autores consagrados e principalmente novatos.



7-) O que acha dos autores nacionais e da facilidade na atualidade de se publicar um livro? O custo ainda é um dos maiores problemas?

Temos muitos autores excelentes. Eu particularmente gosto do Luiz Alfredo Garcia-Roza, do Jô Soares e do Paulo Coelho. E estou apaixonado por novatos como Marcelo Porto, Alexandre Calladinni e Ricardo Rocha Aguieiras. Estes últimos são meus amigos atualmente e já conversamos sobre a facilidade em publicar hoje em dia. Concordamos que o problema maior é a divulgação dos nossos trabalhos, pois não dominamos técnicas de propaganda, necessárias mesmo e principalmente com as redes sociais. Chegar às livrarias físicas é outro problema. Na maioria das vezes somos “vendidos” em sites de grandes livrarias, apenas. Ou seja, não participamos de uma enorme fatia do mercado editorial.



8-) O que acha das parcerias com blogs literários?

Fundamentais para os iniciantes. São chances que temos de expor nossos trabalhos ao nosso público potencial. E quanto maior o alcance dos blogs, mais visibilidade ganhamos.



9-) Onde seus livros podem ser encontrados? (deixe os links para compra)

Nos sites das livrarias Saraiva, Cultura e Travessa os leitores podem encontrar meus livros. A Saraiva tem o Crimes Bárbaros em formato livro tradicional e o e-book, a Travessa está vendendo o Assassinato Online. Já a Livraria Cultura tem todos, inclusive o mais recente, Perdendo a Cabeça.








 Perdendo a Cabeça

 Crimes Bárbaros

10-) Qual recado/dica pode deixar aos nossos leitores e aos possíveis escritores?

Aos leitores deixo a reafirmação da importância desse ato no desenvolvimento pessoal. Quem lê tem mais chances de se tornar um ser “humano” de verdade, adquirindo conhecimento, sensibilidade e senso crítico para as várias realidades da vida.

Para os que desejam escrever, uma recomendação: perca totalmente a vergonha de se expor. Escreva, mostre para amigos sinceros, receba muito bem as críticas, principalmente as negativas, treine bastante até ter a certeza de que está sendo compreendido e publique, de uma forma ou outra. Meu primeiro livro foi recusado por minha atual editora. Apostei nele e fiz uma auto publicação em uma editora que também distribuía sob demanda em sites de grandes livrarias. Depois, com um trabalho para apresentar, meu segundo livro foi aceito sem contratempos pela minha editora, que publica tradicionalmente e sem custos para o autor. 



Christian agradeço a disponibilidade em conceder essa entrevista e o carinho para com o blog e nós que o organizamos.



Desejo sucesso!



cheirinhos

Rudynalva

* Logo teremos promoção com os livros do autor, portanto, vão comentando a entrevista, ok?





7 comentários:

  1. Amei a entrevista! Mandou ver hem Rudy amada!
    Parabéns ao autor Christian Petrizi pela criatividade e agora também pela simpatia!
    Fiquei muito curioso para ler os livros!
    Beijos, abraços e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fabio! Agradeço as palavras e estou ansioso por seu livro. Abracos!

      Excluir
  2. Grande amigo Christian Petrizi talentoso, também sou seu fã incondicional e amo seus livros. Tenho todos devidamente autografados aqui. Fico lisonjeado por ter me mencionado em seus autores favoritos. "Speachless".
    Fico também muito feliz em estar junto com você no Censurado, com nossos contos escabrosos e colocando nossos "monstros" para fora do armário, não é?
    Parabéns pelo trabalho e que seus sonhos, iguais aos meus, possam voar e alcançar lugares inimagináveis.
    Beijos
    Calladinni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monstros excitantes, você quer dizer, Alexandre! rsrs. O prazer em publicar editado por você e Occello foi enorme. Aquela noite de lancamento ficará guardade comigo pra sempre! Também espero ansioso por publicar um livro inteiro com vocês, amigo. Mas sei que será brevemente... Pode apostar!
      Rudynalva já conhece os trabalhos do Alexandre Calladinni? Garanto que irá adorar seus planos para o final deste ano. Um grande plano literário... Entre em contato com ele pelo Face para descobrir. Quem sabe rola uma matéria interessante para os blogs? Estou falando sem nem saber se ele vai poder divulgar ainda. kkk.
      Bom, grande beijo para todos! Christian

      Excluir
  3. Feliz demais em saber um pouco mais sobre você, menino, e triste por saber que está voltando para o Chile, mas, como disse lá no Face, a internet irá suprir essa distância.

    Estou terminando a leitura do Perdendo a Cabeça e eu achei que... ah, conto nada agora não, assim você fica morrendo de curiosidade [momento bad angel on...rs...]. Brincadeirinha, viu, é que preciso acabar a leitura e terminar a resenha. Mas adianto que estou mais apaixonada ainda pelo casal de detetives Tony & Gabriel. *.*

    Sucesso, menino, e que sua inspiração se torne cada vez mais poderosa.

    Ah, estou aguardando ansiosa pelo Censurados, já lhe disse, adoro livros de contos, inclusive contos/histórias eróticas, mas, bons livros, né... Vamos ver o que esse se me apresentará.

    Parabéns pra você e para o Alexandre, viu, acho importante essa interação entre autores, esse apoio para que o outro tenha sucesso. Não gosto de ver escritores que se "bobear" passam por cima do outro pra ser o alvo das atenções sozinho, isso é muito triste. Há leitores para todo mundo, atitudes assim são descabidas e totalmente desnecessárias. Acredito que de interações como a sua com o Alexandre e outras que sei, existem, belas amizades nascem e elas fazem a diferença.

    Rudynhaaaa!!!! Mandou muito bem como sempre querida, valeuuu! :)

    bj, meninos, da angel ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel amada!
      Muito, muito feliz em poder ter entrevista esse romancista policial!!kkk
      Agora já fiz a resenha de "Perdendo a cabeça", comenta.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Adorei conhecer o autor. Muito boa a entrevista. Pena não estar lá com vocês.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...