quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CONCURSO CULTURAL #42 - "VIAGEM A TERRA DA RAINHA DO CRIME"





Que tal uma comemoração pelo aniversário da Rainha do Crime: Agatha Christie? \0/\0/\0/



Pois é, se nossa Rainha estivesse viva teria completando 123 anos no dia 15/09... pena que não está mais entre nós fisicamente, entretanto,  sua obra continua entre as mais vendidas do mundo, sabiam?



E para homenageá-la faremos um Concurso Cultural com 2 livros cedidos pelo autor Tito Prates que é estudioso e conhecedor de Agatha Christie e seu universo, e acabou de lançar um livro relatando as memórias de sua viagem à terra da Rainha do Crime. 



Legal, né? E a amiga Angélica Bernardino fez uma entrevista exclusiva com ele, acompanhem aqui e comentem, é bem interessante!



Vamos ao que interessa!



PRÊMIOS:



2 exemplares do livro "Viagem à Terra da Rainha do crime" - Tito Prates + 5 marcadores diversos (disponibilizados por mim).



(Serão dois ganhadores).









REGRAS OBRGATÓRIAS:



- Ser seguidor dos blogs:

Comunidade Resenhas Literárias






- Blog Alegria de Viver e Amar o que é bom!






- Deixar uma pergunta criativa  para o Escritor Tito Prates nessa postagem.



- E criar um pequeno texto com as palavras:RAINHA, CRIME, O NOME DE UM DOS LIVROS DA AGATHA CRISTIE, VIAGEM E SUSPENSE. (deixar nessa postagem)



-Deixar aqui também nome de seguidor e email para que possamos entrar em contato com os ganhadores.



Sobre o concurso:



- Como serão dois ganhadores um será escolhido pelo autor Tito Prates através da melhor pergunta feita a ele e o segundo através do melhor texto, escolhido pelo júri do BLOG CRL: Angélica, Fabio e eu, além do escritor Tito Prates.



- Cada pessoa poderá concorrer com quantas perguntas e textos desejar desde que usem os critérios de CRIATIVIDADE, ÉTICA E HONESTIDADE. Tem de ser autoria própria, não vale copiar de outros locais ou pessoas.



- O concurso terá início hoje e as inscrições irão até 25/10/2013, com resultado no dia posterior.



- Será enviado um email aos ganhadores e eles terão 72h para respondê-lo, caso contrário, nova seleção será feita.



- Os livros serão enviados por mim  em até 60 dias após o resultado e os ganhadores se comprometem em enviar foto ao recebê-los para podermos comprovar aqui no blog.



-Qualquer dúvida entre em contato pelo email: rudynalva@yahoo.com.br ou deixe uma mensagem na postagem do Concurso.



Agradeço ao escritor Tito Prates por disponibilizar os exemplares para o Concurso.



Coloquem a 'cuca' para funcionar mãos à obra!



Boa sorte!



Rudynalva

49 comentários:

  1. Promocao que vai enlouquecer os fanáticos pela Agatha. Já vou avisando que se nao ganhar vou comprar o meu exemplar! rsrsrsrs.
    Pergunta para o autor:
    Tito, obviamente você é um desses grandes admiradores da vida e da obra da escritora Agatha Christie. A viagem pela Inglaterra, que já é um roteiro fantástico, deve ter sido maravilhosa quando focada nos cenários envolvendo a rainha do crime. No seu livro você enfatiza os lugares que sao comuns à vida da escritora e que ao mesmo tempo serviram de cenário para seus livros? Você faz esse tipo de observacao na sua obra?
    Desejando sucesso, Christian Petrizi!
    Nome seguidor nos dois blogs: Christian Petrizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava esquecendo de deixar meu e-mail:
      c.petrizi@hotmail.com
      E meu pequeno texto comentário:
      "Imagino que fazer uma viagem para a Inglaterra da Rainha do Crime seja como penetrar na atmosfera de suspense dos seus melhores livros, sempre com aquele toque de humor britânico que Agatha Christie sabia usar como ninguém. No meu caso, creio que me sentiria como em M ou N, com a sensacao de que poderia me deparar a qualquer momento com meu casal preferido na literatura, os espirituosos Tommy e Tuppence Beresford, envolvidos em um crime e ao mesmo tempo discutindo assuntos domésticos. Um dia chego lá!"

      Excluir
    2. Sim! Muitos dos lugares da ida de Agatha são palco de seus livros com nomes trocado e isso é destaque na minha história, como a visita ao sinistro Jardim da Bateria de Greenway, casa de Agatha onde ela matou Amyas Crale em Os 5 Porquinhos

      Excluir
    3. O Chris, seja bem vindo e boa sorte, querido!

      Se não ganhar tem que comprar o livro mesmo porque é uma leitura ótima, já informo.

      E essa visita que Tito narra no Jardim da Bateria fez-me sentir na cena do crime, muito boa!!!!

      bj, meninos, da angel ;)

      Excluir
  2. ‘A Mão Misteriosa’ dessa rainha fantástica do suspense, tem o poder de nos colocar como ‘Sócios no Crime’, em sua doce viagem literária. ‘Seguindo a Correnteza’ de sua alma misteriosa, como em ‘Um Passe de Mágica’, somos levados até mesmo a sonhar com o nosso próprio ‘Encontro com a Morte’, fazendo ‘Um brinde de cianureto’ ao nosso ‘Inimigo Secreto’.
    ahahah Adoreiii!!!

    Perguntas:
    Bem...já fiz muitas perguntas na entrevista, mas vamos lá. Ainda me restam muitasss curiosidades. ahah

    Dizem as bibliografias que Agatha desapareceu após descobrir o romance de seu marido. Muitas histórias circularam sobre esse desaparecimento, como amnésia após acidente com seu carro, golpe publicitário pra aumentar as vendas de sua obra The Murder of Roger Ackroyd, lançado semanas antes do episódio, como também vingança, para que seu marido fosse acusado de sua suposta morte. Na sua opinião, qual a resposta mais sensata, tendo em vista sua ‘intimidade’ com a autora?
    Também acredita que em seu romance como Mary Westmacott em O Retrato, Agatha tenha despejado nas costas de sua protagonista a dor do abandono que sofreu?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, O Retrato é 90 % a história dela mesma, e Max concorda comigo. Já o desaparecimento, eu acredito não em amnésia, mas em fuga psicogênica e não foi somente o "caso" do marido que a levou a isso, sim um stress profundo, comentado por todos, decorrente da morte da mãe e do pedido de divórcio do marido 3 meses depois, quando ela estava péssima

      Excluir
    2. Aê Moon, já pensou em escrever um livro, leva jeito... :)

      Boa sorte, menina!

      bj da angel ;)

      Excluir
  3. Olá Tito! Assim como muito aqui na comunidade, também sou profundo admirador da nossa Rainha do Crime. Ao ler suas obras, projeto-me nos lugares e fico imaginando como tudo ocorreu, os ambientes, as ações e todos os detalhes. Acredito que conhecer a Inglaterra de Agatha Christie é o desejo de muitos fãs-leitores que, através da sua obra, podem matar um pouco desta vontade. Enfim, gostaria de saber qual foi sua sensação ao se ver em ambientes percorridos por Miss Marple, Poirot e toda a genialidade de Agatha Christie?

    FRASE:
    Ao ler as obras de Agatha Christie, temos sempre em mãos UM CONVITE PARA UM HOMICÍDIO, do qual não sabemos qual será o desfecho, mas já é certo que os melhores detetives (Marple, Poirot) elucidarão todas as questões, das aparentemente mais óbvias às mais encobertas. Só a mente brilhante da nossa RAINHA do CRIME poderia nos proporcionar tamanha VIAGEM, regada a muito e SUSPENSE e emoção. Salve, Agatha!


    e-mail: andre_3709@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vou usar um pouco do feedback que eu tenho recebido dos leitores. Eu queria passar emoções no livro, como o místico, o divertido, e até a raiva. Eu tenho recebido comentákrios, que as pessoas que leem o livro sentem isso junto comigo, que era o objetivo. A emoção de chegar ao lugar onde foi Ashfield, a raiva na biblioteca de Londres, o divertido episódio em Sunninghill são emoções diversas, que fazem o universo de emoções distintas da viagem toda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrezinhoooooo... olha só você por aqui novamente, fiquei feliz, viu?

      Seja bem vindo e boa sorte pra você!

      bj da angel ;)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Obrigado pela resposta, Tito.
      Abração! (:

      Angel, muito obrigado. Beijão! ;)

      Excluir
  5. Vou postar o meu texto... bem eu me empolguei ,nem sei se podia ser assim ..Qualquer coisa me puxem a orelha .. kkkkkk
    Meu e-mail:miss.agatha32@gmail.com.
    A pergunta p/ o amigo Tito: em que livro surgiu aquela secretaria sem sal do Poirot , a Srta Lemonn? E nos mesmo que o Hastings casou e foi para Argentina ? Alguns dos livro fala dessa mudança na vida do Poirot?
    Segue meu texto:
    E ali estávamos nós em viagem a Terra da Rainha do Crime ,num vilarejo conhecido como Nêmesis .A Mansão Hollow foi onde nos hospedamos e éramos Treze a Mesa.Parecia que ia ser uma Noite sem fim e resolvemos tomar Café Preto na biblioteca e desvendar O Mistério dos Sete Relógios que havia ali , quando apareceu um Homem de Terno Marrom dizendo ter recebido um Convite para um Homicídio.Ficamos todos em grande suspense e justamente nesse momento bateu a Hora Zero e com ela Caiu o Pano que ocultava uma reentrância secreta .Foi então que descobrimos que havia um Corpo na Biblioteca.. A Terceira Moça, sussurrou o estranho, que estava depois do Funeral, terminou ele.Sentimos Um Pressentimento Funesto , e que aquela seria a Noite da Bruxas , um verdadeiro Encontro com a Morte... De repente a porta se abre e aparece o Detetive Parker Pyne.. Depois de nos contar sobre uma Tragédia em Três Atos e o estranho caso do Cavalo Amarelo, tudo se esclareceu como em um Passe de Mágica.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandou bem, Michele, vai torcendo aí...

      Seja bem vinda e boa sorte! :)

      bj da angel ;)

      Excluir
    2. A net me deu o cano ontem, desculpem! Bom, O livro que a Miss Lemon surge, por incrível que pareça, é junto com a Sra. Oliver em o Detetive Parker Pyne!! Hastings casa depois de Assassintato no Campo de Golfe e isso é comentado por Poirot, no lovro seguinte, O Assassintao de Roger Ackroyd. Ele se mudou de Londres e foi plantar abóboras no interior depois da partida de Hastings... Mas Hastings voltou logo em seguida para ser seu partner em Os Quatro grandes.

      Excluir
  6. Tito!

    Hoje em dia, assim como eu, consegue associar seus personagens a pessoas do nosso dia a dia? Que características ou defeitos você vê comum em no nosso mundo não-ficcional semelhante aos romances e qual ensinamento eles trazem na sua opinião?



    Não há explicação concreta para tal fascínio que não se finda aos longs anos. Nenhuma explosão de bilheteria, nenhum queridinho de hollywood atuando, nem maketing massivo em nada que se refere ao seu nome, é raro ver comerciais, porém excessivamente ''boca-boca'', indicação que televisão, lei alguma pode cessar.

    Poderia e muitos dão explicações, mas se isso, faria desse meu texto um romance. Criatividade, inteligência e seu talento por ter domínio total das situações é como eu posso resumir de suas obras.
    Cada página virada, cada viagem aventurada através do poder da mente e sua boa escrita, o suspense de roer as unhas, tudo e muito mais faz jus ao nome Rainha do Crime. Cintilantes olhos e um fervor no coração à chegada de mais um livro, obra-prima, meu diamante bruto, os dias se passam, os anos se vão, mas os elefantes não esquecem, e a nostalgia perdurará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi jstbrbtw, tudo bem aí? Seja bem vindo(a)! bj da angel ;)

      Excluir
    2. Não só vejo, como acho até dificil de enumerar, tantas coisas do mundo ficcional presentes no dia a dia. Os artuétipos de Agatha estão em todos os lugares e a natureza humana não mudou muito, assim, muitas vezes eu sei a resposta de um problema só de analizar o tipo de pessoa a minha frente. E 90% das vezes acerto no pior julgamento...kkkkk

      Excluir
  7. Tito, o que te fez escrever o livro sobre a Agatha? Há muitos autores famosos no mundo, deve te r tido algo em especial por ela ser a escolhida, não?


    Frase:
    Os livros são um caminho para uma Mina de Ouro, onde cada pedacinho daquele ouro representa um mundo diferente para o qual podemos viajar. Tudo o que queremos ser é possível. Nessa Viagem podemos desvendar um Crime, ser uma Rainha ou até mesmo entrar em um mundo cheio de Suspense! É um mundo irreal que durante a leitura é tornado real para nós. Viajar através dos livros é encantador!


    Seguidora: Rossana Batista
    E-mail: rossanakey@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não quis escrever uma coisa comercial, mas sim sobre alguém que eu realmente gostasse

      Excluir
  8. Oi Rossana, seja bem vinda e boa sorte, viu?

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
  9. Rossana, eu leio ela desde os 9 anos, li tudo e ai me interessei pela pessoa. Gostei tanto da pessoa que virou mania! rsss

    ResponderExcluir
  10. Pergunta: Tito, se você hoje, pudesse fazer UMA só pergunta à Agatha (misteriosamente ressuscitada dos mortos) qual seria essa pergunta?
    Frase(essa é a parte difícil): "Ao invés de ficar nesse suspense, por que não pediram à Evans que solucionasse o crime da rainha antes de sair em viagem?"
    que emoção voltar a participar do blog!!!
    email: iamdottori@gmail.com
    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcinha, seja bem vinda menina e boa sorte, viu? Estava com saudades. bj da angel ;)

      Excluir
    2. Com quem casou a Lucy Eylesbarrow? rsss

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tito e amigos. Amei esta promoção, é de instigar até os bigodes impecáveis de nosso balofo querido, Monsieur Poirot. Leio Agatha desde sempre. Meu nick dos blogs é "MrEscobar65" (pelo Google) e o email é ces.go.2011@gmail.com

      Bom, vamos à questão. Eu sempre quis saber uma coisa sobre Miss Jane Marple e sua autora, nossa Dame Christie. A doce Miss Marple não seria uma espécie de alter ego de nossa rainha do crime? Sempre achei que Agatha se incorporaria nesta personagem, e sempre imagino ambas como sendo a mesma pessoa. O que vc diria sobre esta curiosa semelhança?

      Frase: Ao ser introduzido, ainda saindo das calças curtas infantis de minha juventude, no mundo de sonhos de "Dame" Agatha, vi que um "CRIME" pode ser fascinante olhando pelos olhos da ficção, delineados magnanimamente no papel por uma "RAINHA" inglesa, não a da corte de Sua Majestade Real, da Dinastia dos Windsor, os meros habitantes de Buckingham, refiro-me à mestra do "SUSPENSE", nossa Agatha Mary Clarissa Miller, depois Christie, que Devonshire nos presenteou em campos ingleses. Um sonho recorrente sempre tive de ter a oportunidade de conhecê-la, nem que fosse em uma "VIAGEM", como aquela, às Índias Ocidentais, numa ilha do Caribe para ajudá-la a solucionar um certo "MISTÉRIO NO CARIBE" e, depois de o desvelar, fazer "UM BRINDE COM CIANURETO" que seja, pois não me importaria com suas consequências fatais, desde que pudesse fazer parte deste mundo imaginário de nossa escritora genial, numa concretização de um sonho que acalento desde a mais remota infância.

      Excluir
    2. Parcialmente sim. Com a idade, ela se tornou um reflexo de Christie, mas antes era uma imagem da tia avó, de quem a propria imagem de Christie também era reflexo... mas podemos encontrar Agatha equalizada em tres personagens: Marple, Tuppence e Sra. Oliver

      Excluir
  12. Houve um pequeno erro, reescrevi e republiquei. Com o vosso perdão, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos seja bem vindo, menino, e boa sorte pra você, viu? bj da angel ;)

      Excluir
  13. Na viagem que fiz a Nice, na Ri viera Francesa, ao adentrar numa das bibliotecas, onde pretendia encontrar um livro de poesias, vi um homem muito tenso com um chapéu amassado debaixo do braço e em uma das mãos havia uma mala preta, muito velha.
    Ele andava prá lá e prá cá, vi quando mexia nos livros, dentro de um dos livros, tinha um punhal, frio e brilhante, tirou o punhal, olhou e deu uma gargalhada sinistra, presenciando a cena fiquei com muito medo e corri para trás de uma das prateleiras com muitos livros empoeirados e fiquei escondida sem respirar e sem fôlego.
    Ele falava sozinho e gesticulava, quando ouvi quase que num sussurro ele dizer: Não posso deixar a rainha desvendar o Mistério do Trem Azul, eu vou tirar a rainha do crime desse caso, vou matá-la junto com seus detetives. Tenho um plano.
    Nesse momento a mala cai, vejo algo rolar em minha direção, olho e vejo um enorme rubi vermelho. Penso, é o assassino, desmaio.
    Meu e-mail - pedrinacastrocastropedrina@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Tito Prates, dos personagens criados por Agatha Christie qual é o mais famoso e qual e o mais interessante. Por quê?
    São eles Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais famoso de longe é Poirot, mas o mais interessante de todos os personagens de Agatha Chrisite é de longe o Sr. Quin

      Excluir
  15. Tito Prates, você concorda com essa frase da Agatha Christie?
    “Eis a melhor receita para um romance policial: o detetive nunca deve saber mais que o leitor.”
    ―Agatha Christie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em time que ganha não se mexe e esse foi o segredo do sucesso da Agatha, até hoje. Quem sou eu prá discutir, né? rsss

      Excluir
  16. Genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee !!
    cadê voces?
    Angelllllllllllllllllll

    ResponderExcluir
  17. Pedrina querida, óia eu aqui....rs....

    Bem vinda e boa sorte pra você!!!

    Tô sem net em casa e de dia nem sempre consigo acessar do escritório, ai, ai, sinto-me mais perdida do que cego em tiroteio.... kikiki....

    Aê, segura as pontas que Tito virá responder a sua pergunta até o dia do encerramento do concurso, ok?

    Bom te ver!

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
  18. Beijos, Angel.Obrigadu!
    Amigos da Comunidade, vamos participar,vamos agitar o Concurso.
    Bjs
    Pedrina

    ResponderExcluir
  19. Li num site, na internet "Curiosidades sobre Agatha Christie" que além dos romances de mistério, escreveu histórias sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Acredita-se que no livro O retrato ela conta um pouco de sua história através da personagem Celia, que pensa em suicídio após ser abandonada pelo marido. Interessante.

    ResponderExcluir
  20. Tito...li na contra capa da obra O conflito de Mary Westmacott, que a venda das obras de Agatha só foi superada por dois fenômenos: Shakespeare e a Bíblia. Isso confere ou existe um certo exagero da editora para super valorizar a autora?

    Eu particularmente, como muitos sabem por aqui, não sou muito fã de Agatha, mas adoreiiii as 6 obras como Mary Westmacott e não achei nem um pouco pobre, como declara Osborne.
    Acredito que Osborne como crítico de operas seja realmente uma sumidade. Tive alguma intimidade com ele,ahaha pois toco piano, violino e harpa, amo Verdi, Mozart, Strauss e Puccini e sou muito curiosa no que tange a literatura sobre música, porém li sua obra de poesia Swansong e achei uma verdadeira bosta. ahahah Então...você acredita que a opinião de Osborne como crítico teve alguma influência no término das obras de Agatha como Mary?

    Aproveitando...sou orientadora monográfica e fiquei curiosa quando soube que Osborne escreveu uma monografia sobre Agatha. Conhece algum site que eu possa xeretar esse documento? ;)

    ResponderExcluir
  21. Vamos por partes! rss
    A informação sobre a vendagem de Christie está errada... Ela já vendeu mais que Sheakspere atualmente. Só é superada pela bíblia e está no Guiness, muito longe de ser ameaçada.

    ResponderExcluir
  22. Jogue o Osborne no lixo! monografia seria a biografia dela que ele escreveu e teve a capacidade de errar o nome dela? rsss Ele escreveu críticas sobre ela depois que ela já tinha morrido, bem como a biografia repleta de erros de 1980 The Life and Crimes of Agatha Christie

    ResponderExcluir
  23. Que alívio. Achei que iam me meter o pau por ter duvidado da sumidade crítica do Osborne. ahahah

    Credo...como escrevem algo sem veracidade numa contra capa? Achei mesmo que era um exagero da editora. rsrssr Valeu Tito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moon, vc não entendeu! eles erraram para menos! ela já vendeu mais que o Sheakspeare! Ninguém no mundo vendeu mais livros que ela, só a Bíblia!

      Excluir
  24. Obrigada Tito Prates , amei tuas respostas.Muito obrigada.
    Li a sinope do seu livro:
    A viagem de aventura e emoção de um fã e conhecedor brasileiro pelos locais da Inglaterra onde ela morou e que tiveram importância para sua obra.Muito interessante, agora quero ler o livro.rsrsrs.Abraço.

    ResponderExcluir
  25. Moon amada.
    Hoje nada mais me espanta.
    Graças a Deus, tem sempre alguem para pesquisar,estudar e duvidar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...