quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

OS SINOS DA AGONIA – Autran Dourado


                                                                 Capa da 1ª Edição

Obra editada em 1974, faz um retorno histórico ao séc.  XVIII, passeando calmamente com o romance pelas ruas de uma Vila Rica, vestidos pela agonia da decadência do ciclo do ouro.

O romance conta a história de uma mulher ambiciosa e família falida, que vê no casamento a melhor  saída para a ascensão social...mas o destino lhe prega uma peça, fazendo-a apaixonar-se pelo seu enteado. Com 4 partes a obra nos envolve no dobrar do sino como sinais sociais, o que aliás em Minas Gerais era muito comum. Os sinos tocavam de forma diferenciada, em casamentos, mortes, enterros, missas...etc. Na obra o tocar da agonia era composta de 7 badaladas com intervalos, para que o povo pudesse rezar pelo condenado nos intervalos....só parando de badalar quando a morte o emudecia..

Amor impossível não é um tema raro na literatura, porém Autran nos traz a perfeita tragédia grega camuflada de tragédia mineira.Como também críticas sociais a um período de escravidão, racismo, corrupção, e a uma nobreza com sua crueldade e ambição. O autor dá a morte um ar de salvação e libertação, bem típica das grandes tragédias gregas.

A obra vai se enchendo de personagens, tramas e tragédias, fazendo com que o leitor não consiga deixar a obra....em cada uma das 4 partes são contadas fragmentos da história de cada personagem, que vão se entrelaçando pelos capítulos seguintes.

O autor pauta toda a obra nos sons das lembranças, passeando por uma  memória humana temporal, onde a angústia ‘do não esquecer’ vive em cada palavra.

Já li 10 obras desse maravilhoso mineiro com influências bárbaras de James Joyce, Goethe, Platão, Schopenhauer, Stendhal, Aristóteles....
Enfim...linda obra e eu recomendo!




Escrevo para entender a loucura humana em geral e a loucura particular que é Minas Gerais. (Autran Dourado)       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...