terça-feira, 21 de janeiro de 2014

RESENHA #06 - “A CIDADE DOS SEGREDOS” - SASHA GOULD



LIVRO  : “A CIDADE DOS SEGREDOS”
AUTORA: SASHA GOULD
TÍTULO ORIGINAL: “CROSS MY HEART”
TRADUÇÃO: LUIZ GONZAGA FRADOSO
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –253
  EDIÇÃO
IMPRESSÃO 2014
CATEGORIA: FICÇÃO INGLESA
ASSUNTO: ROMANCE THRILLER
ISBN: - 978-85-8163-312-1
A Cidade dos Segredos
CITAÇÃO: “Ainda sou capaz de ouvir suas últimas palavras antes de eu ser puxada por entre as portas cheias de tachas do convento.” (pág. 17)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = 
Imagem da capa SHUTTER STOCK.
Mulher com máscara dourada, cinza e vermelha, lábios carnudos com batom vermelho, fumaça ou véu fino a frente do rosto.
Título com letras vermelhas e em alto relevo.
Capa linda, misteriosa e chama a atenção.
 (nota: 5,00  de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO:
Produção editorial Equipe Novo Conceito; impressão e acabamento RR DONNELLEY 081113.
Está dividido em: agradecimento, prólogo e 41 capítulos, cujos títulos são numerados e destacados com fundo cinza. Os capítulos são pequenos e facilitam a leitura.
Folhas são amareladas com letras pretas, as melhores para leitura.
Simples, mas objetiva e atende a expectativa. 
(nota: 4,80  de 5,00)
- ESCRITA: 
O relato é feito em primeira pessoa pelo ponto de vista da protagonista Laura.
Escrita em forma lírica, chaga  até ser poética em determinados trechos.
(nota: 4,70 de 5,00)
CITAÇÃO: “O sentimento de perda é uma serpente negra que se move dentro de mim; ela se mantém enrolada ali, à espreita, poderosa. Acho que nunca mais me deixará.” (pág. 23)
RESUMO SINÓPTICO:
Laura foi colocada em um convento após a morte da mãe; o pai não tinha condições de cuidar de três filhos só e com parcos recursos financeiros. Entrou lá aos 10 anos e agora, após 7, está prestes a fazer seus votos, embora seus pensamentos sejam apenas  um:  sair do convento. Lá ganhou o nome de MUDA por ser bem quieta e calada; todas tinham um apelido, nunca eram chamadas por seu nome. Seu maior consolo dentro do convento, eram as cartas da irmã Beatrice que estava prometida em casamento para Vicenzo, homem rico, porém asqueroso. O pai a havia “vendido” para melhorar os recursos financeiros da família.
A Madre a convida para uma conversa e lhe informa que vai voltar para casa. Laura sente-se imensamente feliz, iria reencontrar a irmã que há muito não via e poderia conhecer a vida fora do convento. Ao chegar em casa, encontra um caixão e fica totalmente abalada ao descobrir que sua irmã havia morrido afogada e o pai só a tirou do convento para honrar o nome da família, obrigando-a a casar com o velho Vicenzo. Fica arrasada e é consolada por Faustina, sua criada desde a infância e a quem tem grande carinho.
Passa a frequentar as festas da sociedade e em uma festa na casa do Duque, acaba por conhecer Vicenzo, de quem tem nojo imediatamente; fugindo da multidão que não está acostumada a enfrentar, conheço Rafaello, pintor contratado pelo Duque para restaurar seu palácio. 
Sentem-se atraídos, embora Laura saiba que nunca poderá ter um relacionamento com ele. Na mesma festa conhece Allegreza, senhora simpática e autoritária que a convida para participar de uma sociedade secreta formada  pelas mulheres da sociedade, a Segreta.
Laura fica assustada com o poder que a Segreta tem em todos os níveis e locais da cidade e resolve se afastar, duvidando da integridade das ações do grupo, principalmente porque descobre que sua irmão não morreu afogada, mas foi assassinada e acredita que sua morte tenha sido causada pela Segreta...
Vários segredos permeiam não apenas a sociedade secreta, mas toda Veneza. Laura não sabia mais em quem confiar, todos mostravam ter um lado obscuro.
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA: 
O enredo do livro é bem interessante, mas confesso que esperava um pouco mais de um thriller desse tipo. Achei que poderia ter momentos de maior intensidade e poderiam ser mais bem explorados pela autora. O livro a meu ver, foi um tanto ‘morno’, sem muitos rompantes mais intensos. 
Entendam-me! A trama é inteligente, criativa, tem segredos de todos os lados e o envolvimento das personagens são bem explícitos, a autora consegue dar uma sequência lógica para os acontecimentos e sentimentos, entretanto, não me senti totalmente envolvida com ninguém em especial e menos ainda com as revelações que iam surgindo e sendo desvendadas no decorrer dos fatos.
O romance não é ardente, e, Laura, apesar de ingênua, por ter passado muito tempo no convento, de repente sente-se impulsiva, curiosa e obstinada em descobrir o que realmente aconteceu com a irmã, enfrenta o pai, a Segreta e outros personagens secundários, de forma aberta e voluntariosa. Torna-se corajosa de uma hora para outra, o que na minha opinião, é um tanto excessivo para uma personalidade que foi muito tempo submissa.
No todo o livro é bom, da para ter uma leitura descontraída e até intrigante, porém não chega a ser um best-sellers. 
Vale conferir, principalmente pelo fato de podermos analisar as diversas personalidades envolvidas no enredo e concluirmos que todos guardamos um segredo de uma forma ou de outra.
NOTA : 4,00 de 5,00

smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279) 

SOBRE O AUTORA:


Sasha Gould viveu em Veneza até os nove anos, quando se mudou para Londres. É apaixonada por ópera, balé e comédias românticas. Ainda vive na Inglaterra, com seu gato, e escreve sobre Veneza, a bela e misteriosa cidade que ela conhece tão bem e ama tanto.
  
 
cheirinhos
Rudynalva

2 comentários:

  1. legal o livro.
    Tem post novo no blog espero vcs.bjs
    http://luana-make.blogspot.com.br/2014/01/parceria-loja-tudo-de-maquiagem.html

    ResponderExcluir
  2. Parece interessante apesar de bem previsível com a sensação que já leu tudo isso. ahahah Mas a capa e o prólogo me fariam ter curiosidade. A capa e a formatação das orelhas são maravilhosas...um viva a editora que com certeza vai fazer sucesso pelo lindo trabalho. ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...