sexta-feira, 16 de maio de 2014

Misery - Stephen King



Paul Sheldon é um famoso escritor que ao sofrer um acidente de carro é socorrido por Annie Wilkes.
Depois de vários dias desacordado,Paul enfim desperta para encarar sua salvadora.Annie, além de uma ótima enfermeira é também a fã número um dos livros de Paul Sheldon.
Quando Annie descobre que "Misery",a moça da famosa série de livros escritos por Paul morre no último livro as coisas se complicam.Paul começa a notar que sua fã número um tem sérios distúrbios psicóticos e está disposta a tudo para que ele "ressuscite " Misery.As limitações de Paul são muitas pois está com as pernas quebradas e isolado na casa de Annie  no Colorado.Chuva e neve tornam tudo ainda pior,e fugir é impossível.Em pouco tempo,Paul Sheldon  vai descobrir que Annie é perigosamente louca.

Falar de livros do Stephen King pra mim é sempre um prazer imenso,pois é o meu escritor favorito.
É  incrível a capacidade que o King tem de nos prender à uma leitura.Em Misery já iniciamos o livro com Paul acordando no quarto de hóspedes de Annie.Diferente de outros livros do autor em que as coisas demoram a acontecer,aqui de imediato já nos vemos de frente com o "depois" do acidente de Paul onde as coisas já começam a ficar pretas.O livro se passa praticamente na casa de Annie,mais precisamente no quarto de hóspedes.E isso por si só já é algo complicado pois como manter o interesse de um leitor sem uma mudança de cenário,em grande partes só com os pensamentos do protagonista?É  ai que entra a magia do grande mestre.Ele consegue nos levar à uma angústia e um desespero tão grande sem que em nenhuma parte do livro o leitor perca o interesse.E tudo isso só com dois personagens interagindo.
Misery é diferente da maioria dos livros do King pois aqui nada de sobrenatural.Tudo é de uma realidade tão crua que chega a assustar..É  um suspense psicológico onde o autor  nos choca com as coisas que Annie faz com Paul.Em certo ponto do livro eu me perguntava será que vale a pena Paul sobreviver depois disso?Houve partes em que Paul e eu só queríamos que a morte viesse e desse um fim aquele suplício.
Uma leitura excelente, não dá pra parar de ler.Por muitas vezes eu passava do desespero ao alívio sem nem perceber que eu era apenas o leitor do livro e não Paul Sheldon ,tanto que  atmosfera do livro ficou impregnada em mim.Misery é um livro que há muito eu desejava ler mas infelizmente havia deixado de ser publicado no Brasil há anos.Era um livro raro de se encontrar até que a Suma de Letras resolveu republica-lo para a minha grande alegria e de outros fãs do Stephen King.Leitura de primeira!!!



Essa é a capa da edição de 1991 da Editora Francisco Alves.Uma raridade não encontrada nem em sebos.




Cena do filme "Louca Obsessão" de 1990 com Kathy Bates e James Caan,baseado no livro Misery.

15 comentários:

  1. joão... este é um de meus preferidos. kathy bates deu forma, vida e loucura a annie, foi espetacular. mas em minha humilde opinião, o clima do livro não há como se passar para a telona. toda a "angústia", todo sofrimento vivio por paul. este é verdadeiramente um livro de horror, claustrofóbico, mágico! ele nunca está em meu rol dos 5 mais do mestre, mas merece menção honrosa, por me colocar preso num quarto, imaginando detalhadamente cada susto impresso em suas linhas. é king em sua grande forma. é livro pra revirar estômagos fortes, pra poucos. bela dica, ótima lembrança, resenha digna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,obrigado por mais uma presença ehehe!!
      Misery é sem dúvida um livro de horror que nos choca e muito.Comecei a assistir o filme e nem terminei.Kathy Bates perfeita como Annie mas a estatura dela não me convenceu.Ela levou para o filme a loucura psicótica de Annie perfeitamente e até seu rosto é da Annie mas a estrutura física dela não me deixava ver a Annie verdadeira.Ela é muito pequenininha pra ser a Annie mas é claro que ela arrasou.Tanto que ganhou até um oscar né.Mas como você disse não tem aquela angústia e desespero que o livro passa.Como sempre livro muito melhor!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Oi, João! Ufa! Até que enfim você conseguiu o seu exemplar de Misery, parabéns!
    Então, meu amigo, eu li a sua resenha intrigante e vou ficar por aqui, ok? Para mim, o pior terror é o terror psicológico. Não tenho nenhuma estrutura para aguentar um livro como este, ainda mais sendo tão bem escrito.
    Porém, continue me provocando com suas resenhas, afinal esse é um dos prazeres dos leitores compulsivos como nós.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa mesmo Sueli!Penei muito pra ter esse livro em mãos.Foram anos de espera e depois dias esperando depois da compra.Tinha que ler imediatamente e valeu a pena.Mias uma vez agradeço por ter dedicado um tiquinho do seu tempo vindo aqui ler uma resenha minha mesmo que a leitura não faça parte do seu gosto literário hehehehheheh.Grande abraço!

      Excluir
  3. João, você devorou o livro, hein? Assisti o filme e achei bem legal. É claro que todos nós sabemos que é quase impossível um filme superar o livro original. Só quem leu e viu o filme pode opinar com propriedade. Como já conheço o filme, vou passar. Adorei a resenha.
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marilda!O filme apesar de intrigante não me cativou,acho que foi em função de eu assistir logo depois de ler o livro.E você sabe que eu sendo muito chato,sempre acho a minha imaginação melhor que o filme eheheh..O filme tem seus méritos é claro,principalmente por causa da kathy Bates.Mas ao mesmo tempo que que ela me conquistou psicologicamente como Annie fisicamente eu não via a Annie ali.Kathy muito pequenininha.Annie era uma mulher alta,entroncada,ergue um homem com facilidade.Mas enfim um filme dificilmente supera um livro mas é assim mesmo né..uns já preferem o filme,outros o livro.O que seria do verde se todos gostassem do amarelo?
      Valeu pela presença aqui mais uma vez né.Bjs

      Excluir
  4. Oi pessoinhas! Bom encontrar vocês de novo e, culpa de quem? Do João...rsss... Felizmente, né! :)

    João querido, tô achando que vou fazer com esse livro e o Insônia o mesmo que fiz os da P. D. James: passei na frente dos trocentos que tenho aqui pra ler. De novo, sua culpa, sua culpa, sua máxima culpa. ;)

    Estou achando ótima essas suas férias, viu, até já estou a especular qual será a próxima resenha sua... ehehehe...

    Ah, muito legal ter incrementado a resenha colocando a capa antiga (eu a desconhecia) e a foto de uma cena do filme. Amei <3

    bj da angel ;)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angel!
      Com certeza vai gostar de Misery.Você vai mergulhar no mundo de Paul Sheldon e Annie Wilkes.Não que seja uma viagem psicológica agradável né...mas vale a pena!Achei que seria legal por a capa da outra edição pois se não me engano foi a única lançada aqui.Valeu pela presença e pelo comentário.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. João!
    Sou apaixonadíssima por thrillers psicológicos e King é o maior mestre nesse estilo literáro.
    Confesso que ainda não li Misery e ando em busca de ganhar um...kkkk assim poderei apreciar mais essa bela obra do mestre dos mestres e tão bem resenhado por você. Parabéns! Está ficando perito.

    Bom final de semana!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    "Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.”(Confúcio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy!!
      Muito feliz de ver você por aqui!!
      Com certeza vai gostar de Misery!Como o título que foi dado pela editora Francisco Alves "Angústia" diz tudo sobre o livro.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Rudy querida, saudadeeeessss.... bj da angel ;)

      Excluir
  6. Nossa...essa relação fã e ídolo é fascinante. Espero que o King não apareça no seu quarto, senão esse seu fanatismo vai deixar você histérico e agitado a ponto de fazer o mesmo com ele, só para que mude o fim de um livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk..pra você ver até onde pode ir o fanatismo né Fabiano.
      Mas se o KIng aparecesse aqui em casa eu obrigaria ele a escrever como livros A Tempestade do Século e Rose Red,A Casa Adormecida visto que os dois são excelentes só que foram escritos especialmente pra televisão.E seria muito bom se ele transformasse em livros.kkk..Grande abraço!

      Excluir
    2. Fabiano, bom te ver por aqui também. Ó, se King aparecesse na casa do João, sei não, acho que se arrependeria, certeza que João não daria sossego ao coitado, pra falar a verdade, eu faria a mesma coisa se ele aparecesse na mina casa...rs....

      JB, eu amo o Rose Red, assisti trocentas vezes. Assisti também ao Diário de Ellen Rimbauer que é a esposa do construtor de Rose Red. E pensar que ela, Ellen e Rose Red existiram mesmo... ui! que medo!!!! ;)

      bj meninos, da angel ;)

      Excluir
    3. Angel que legal!!Eu amo Rose Red também kkk..Assisti o Diário de Ellen Rimbauer também mas fiquei um pouco decpcionado.Queria tanto medo igual em Rose Red eheheh.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...