quarta-feira, 19 de agosto de 2015

RESENHA - FRAGMENTADOS” (VOL. 1) - NEAL SHUSTERMANN

LIVRO:FRAGMENTADOS”(VOLUME 1)


SÉRIE:FRAGMENTADOS


AUTOR:NEAL SHUSTERMANN


TÍTULO ORIGINAL:”UNWIND”


TRADUÇÃO: CAMILA FERNANDES


EDITORA: NOVO CONCEITO



PÁGINAS –320



1ª  EDIÇÃO



IMPRESSÃO 2015



CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA



ASSUNTO: DISTOPIA



ISBN: - 978-85-8163-519-4


 Fragmentados








CITAÇÃO: “- Só porque a lei diz, não faz com que seja verdade.

-É, bom, só porque a lei diz, também não faz com que seja falso. Só é a lei porque um monte de gente pensou nisso e decidiu que fazia sentido.” (pág. 162).


 





ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Digital azul ao fundo e uma mão como se fosse radiografada.



O efeito é radical e bem diferente.



Foto da capa: Getty Imagens.



Designer da capa: Krista Vossen.(Baseado no designer original)Daniel Roode.



Designer da série: Chloe Foglia.



(nota:4,50 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Páginas amareladas e letras pretas pequenas que dificultaram um pouco a leitura para mim.



Dividido em: dedicatória; pensamento; A lei da vida; sete partes com títulos; 69 capítulos numerados e com títulos; e, agradecimentos.

 

 



Produção editorial Equipe Novo Conceito.



Impressão e acabamento Intergraf 010615.



Formato/Acabamento: 16x23x2,3.



(nota:4,70 de 5,00 )







- ESCRITA:



Narrativa em terceira pessoa por desconhecido, focando nos 3 protagonistas principais.



Não observei erros.



Escrita fluida, rápida, de bom entendimento e bem envolvente.





(nota:4,80 de 5,00)







CITAÇÃO: “[...] Você aprende uma coisa depois de ter vivido tanto quanto eu vivi: as pessoas não são completamente boas nem completamente ruins. A gente passa a vida toda entrando e saindo das sombras e da luz. Nesse momento, eu estou feliz por estar na luz.” (pág. 108)



RESUMO SINÓPTICO:



A Guerra de Heartland (a Segunda Guerra Civil) foi longa e sangrenta entre os exércitos Pró-vida e Pró-escolha. Após várias emendas constitucionais, foi criada “A Lei da Vida”, apaziguando os dois lados e dando fim a guerra.



A Lei da Vida declara que a vida humana não pode ser imaculada da concepção aos 13 anos; entretanto, dos 13 aos 18 anos, os responsáveis podem optar por ‘abortar’ uma criança, desde a vida dela não tenha fim ‘tecnicamente’. O processo é chamado de “FRAGMENTAÇÃO”, onde partes das crianças são implantadas em outros seres que precisam de doação de órgãos...



CONNOR tem 16 anos e sempre foi considerado rebelde por seu pais que assinaram a autorização para fragmentação do mesmo sem nem ao menos comunicá-lo, ele descobre sem querer e acaba fungindo de casa na véspera de ser levado para fragmentação.



RISA tem 15 anos e é tutelada pelo Estado, desde de criancinha quando seus pais morreram. É pianista e como não sabe fazer outra coisa, é descartada pela instituição onde vive para dar lugar a outras crianças.



LEV tem 13 anos e é de família religiosa, sempre soube que ao completar a idade, seria fragmentado como dízimo... Aceitou desde de sempre sua condição e até achava que era uma oferenda. Queria mesmo ser fragmentado em favor de outrens.



Um acidente inesperado reúne essas três crianças que se unem para não serem fragmentados e começa uma grande ‘aventura’ onde Connor e Risa lutam para sobreviver até os 18 anos e Lev até certo tempo, insiste ainda em ir para fragmentação....





CITAÇÃO: Engraçado, mas era para a Lei da Vida proteger a santidade da vida. Em vez disso, apenas tornava a vida algo barato. Graças a Deus há a Iniciativa da Cegonha, essa lei maravilhosa que dá a garotas como ela uma alternativa muito melhor.” (pág. 52)





ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:



O livro é uma distopia pós apocalíptica como tantos outros, porém com o diferencial no enredo.O autor soube alinhavar bem direitinho o encontro dos 3 tipos de fragmentários e trouxe uma trama mais que envolvente.



Cada personagem principal amadureceu de algum modo, principalmente Lev, fiquei admirada o quanto houve uma mudança com ele. E para saber como tudo aconteceu, você terá de ler o livro que é bem envolvente e em certa parte revoltante.



Ainda não digeri o fato de crianças serem fragmentadas. Por que não os adultos? Na minha opinião seria bem útil...mas, enfim, a criatividade (até certo ponto perversa) do autor, quis assim...fazer o que, né?



Achei crueldade essa tal Lei da Vida, o que não perde o brilho de uma distopia bem escrita e onde nenhuma ponta ficou solta, mesmo sendo uma série. Acredito que novos fatos virão e já estou bem curiosa pelo próximo livro...



Recomendo muito, principalmente para quem gosta de ficção/distópica diferenciada das comuns. O tema é bem questionável e nos faz pensar nessa nova realidade futurística que bem poderá ser a nossa...





NOTA : 4,80 de 5,00

   



SOBRE O AUTOR:





 


Já escreveu mais de 30 livros premiados para jovens e adultos, incluindo Full Tilt, a Trilogia Skinkacker, Unwholly, Bruiser e The Schwa Was Here, que recebeu o Boston Globe-Horn Award como melhor livro de ficção. Ele também escreve roteiros para o cinema e a televisão, como Animorphs e Goosebumps. Pai de quatro filhos, Neal vive no sul da Califórnia.



Saiba mais sobre o autor em storyman.com

CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO !


cheirinhos
Rudy

Um comentário:

  1. Sou alucinado por distopias (desde quando isso ainda nem era moda). É um meio de se transmitir várias ideias e implicações de "como teria sido se...". Se o Eixo tivesse ganho a Segunda Grande Guerra. Se o Brasil tivesse ganho a Copa de 82. Se o homem tivesse colonizado a Lua, etc etc etc. Gosto do exercício de adivinhação, pura criatividade. Então quando me deparei com sua resenha, devorei rapidinho. Espero que este não seja nosso futuro, seria mesmo muito cruel.
    Ótima dica, como sempre, hein Rudynha!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...