domingo, 14 de maio de 2017

SEIS PERSONAGENS À PROCURA DE UM AUTOR – Luigi Pirandello


A ideia que motiva a história é bem interessante: após criar seis personagens, o Autor decide abandoná-las, mas as personagens não se conformam em serem esquecidas e acabam invadindo o ensaio de uma peça, insistindo para que o Diretor encene o seu drama, o drama que foram criadas para vivenciar. O Diretor acaba concordando, fascinado, e coloca os Atores de sua companhia teatral para aprender e interpretar o drama vivido pelas seis personagens.

A metalinguagem é a tônica dessa peça, possivelmente a obra mais conhecida de Pirandello e que foi escrita em 1921. Ao ler o texto consegui visualizar um espetáculo intrigante e envolvente, mas sobretudo denso e aflitivo, e raríssimas vezes a comédia que Pirandello insiste em considerar sua obra, no longo prefácio onde explica as motivações filosóficas e espirituais para escrevê-la. Talvez ele tenha chamado de comédia apenas por astúcia, talvez o humor do texto original tenha envelhecido e perdido seu toque cômico, como acontece frequentemente.


É certo que muitas vezes o texto demonstra estar datado, como quando o Diretor, escandalizado, quer impedir que uma das personagens faça uma cena de nudez. Em meus tempos de faculdade, quando eu costumava ir ao teatro no mínimo uma vez por semana, cenas de nudez eram praticamente obrigatórias nas peças. Isso só para exemplificar como o humor gira muito em torno da moral, e a moral varia na mesma proporção que a moda, ou seja, o que era engraçado (ou indecente) em 1921 pode ser muito sério (como antônimo tanto de engraçado quanto de indecente) quase cem anos depois. Por essas e outras é que prefiro sempre as tragédias: o que é motivo de riso muda de ontem para hoje, mas os motivos essenciais para a tristeza e o horror são os mesmos desde que o homem é homem.

Que essa digressão não desmereça o brilho e a criatividade da peça de Pirandello, que aliás foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1934. Uma leitura de interesse e ganhos, especialmente para quem escreve ou atua. Como curiosidade, uma última observação: alguns dos elementos do drama vivido pelas seis personagens parecem saídos de uma peça de Nelson Rodrigues, que ainda usava calças curtas quando “Seis Personagens à Procura de um Autor” foi escrita.

E viva o Teatro!



\\\***///




ESCRITORES PERGUNTAM, ESCRITORES RESPONDEM
Escrever para quê? 
Doze escritores dos mais diversos estilos e tendências, cada um de seu canto do Brasil, reunidos para trocar ideias sobre a arte e o ofício de escrever. O resultado é este livro: um bate-papo divertido e muito sério, que instiga o leitor a participar ativamente da reflexão coletiva, investigando junto com os autores os bastidores da literatura moderna. Uma obra única e atual, recomendada a todos os que amam o mundo dos livros.
Disponível no link abaixo, leia e compartilhe:

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5890058

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...