domingo, 3 de março de 2019

AUTOBIOGRAFIA DE UM IOGUE – Paramahansa Yogananda



Hoje terminei de ler, pela quarta vez, este verdadeiro “livro vivo”, que me enche de reverência e gratidão.

É mesmo notável como cada nova leitura da Autobiografia de Yogananda traz novas percepções e preciosos ensinamentos.

A primeira leitura mudou minha vida, ou melhor, a trouxe de volta. A segunda foi uma confirmação e renovação do maravilhamento. A terceira leitura, feita em 2014, foi marcada por muitas risadas, pela descoberta do contagiante senso de humor do Guru, que nas leituras anteriores não ficou tão perceptível por conta de minha intensa concentração para absorver tantos conceitos complexos e desafiadores.

Em dezembro de 2018, preparando-me para uma feliz viagem ao Rio de Janeiro, decidi que era o momento de ler mais uma vez a inestimável Autobiografia. Um pequeno problema: o meu exemplar estava emprestado, sem previsão de retorno. Então, faltando uma semana para a viagem, o querido amigo Marcelo Loka chega com um carro lotado de livros para serem doados ao P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante). Depois que descarregamos os livros na Casa da Música, ele foi ao carro e voltou com um livro de capa laranja, que depositou em minhas mãos, dizendo: “Esse é para você.” Nem preciso dizer que era a “Autobiografia de um Iogue”, e que meus olhos se encheram imediatamente de ardentes lágrimas de gratidão.

O amor de um autêntico Guru é expressão direta do amor de Deus, é o amor de um ser liberto por alguém que ainda se encontra preso na ilusão, é uma promessa que atravessa vidas de sempre estar ali, sempre pronto a ajudá-lo no caminho de sua própria libertação. Como tenho tido a oportunidade de constatar repetidas vezes, esse amor muitas vezes se manifesta de forma escandalosa!


Esta leitura foi marcada pelas lágrimas de profunda emoção. O aprendizado maior que tirei dessa vez foi o quanto o Amor é mesmo o caminho. O que diferencia Yogananda e os outros grandes santos de todas as religiões do homem comum é o seu profundo anseio e amor por Deus. É esse amor que conduz à sabedoria mais alta e à realização da verdade e do sentido da vida.

A leitura da Autobiografia de Yogananda coloca em uma nova e refrescante perspectiva as máximas de Jesus Cristo. “Amai a Deus sobre todas as coisas” é a essência do ensinamento de todas as religiões concentrada em uma única frase, não como uma ordem a ser cumprida sob as penas da lei, mas como uma meta a ser alcançada, tendo como prêmio atingir um estado de consciência semelhante ao do Cristo. E “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” é a expressão prática dessa realização da Sabedoria definitiva. Aquele que ama verdadeiramente a Deus acima de tudo enxerga o templo de Deus em cada ser vivo do Universo.

Jai Guru!

Trailer do filme “AWAKE: A VIDA DE YOGANANDA”



\\\***///

MANIFESTO – Mensageiros do Vento
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590

Um experimento literário realizado com muita autenticidade e ousadia. A ideia é apresentar um diálogo contínuo, não de diversos personagens entre si, mas entre as diversas vozes de um coral e o leitor. Seguir a pista do fluxo da consciência e levá-la a um surpreendente ritmo da consciência. A meta desse livro é gerar ondas, movimento e transformação na cabeça do leitor. Clarice Lispector, Ferreira Gullar, James Joyce e Virginia Woolf, entre outros, são grandes influências. Por demonstrarem que a literatura pode ser vista como uma caixa fechada, e que um dos papéis mais essenciais do escritor é, de dentro da caixa, testar os limites das paredes... Agora imagine esse livro escrito por uma banda de rock! É o que encontramos no livro MANIFESTO – Mensageiros do Vento, disponível aqui. Leia e descubra por si mesmo!

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...