domingo, 22 de dezembro de 2019

CHAPEUZINHO AMARELO – Chico Buarque



Um livro infantil escrito por Chico Buarque e ilustrado por Ziraldo não é nada menos que imperdível. Ao menos para mim, que como os poetas e as bolas tenho dois lados: um lado criança e um lado de fora!

Pois meu lado criança se deliciou com a história da Chapeuzinho Amarelo, a menina que tinha medo de tudo e todos, a ponto de ficar deitada na cama, paralisada, mas sem dormir, pois também tinha medo de pesadelos! Até que um dia descobriu o poder da imaginação, que a fez brincar com seus medos e assim se livrar deles. O malvado LOBO, por exemplo, por uma simples inversão de sílabas virou um inofensivo (embora pouco apetitoso) BOLO!


Gostei tanto desse método de mudar as letras de lugar que experimentei com as duas palavras que ultimamente mais têm me causado aversão. E acabei me divertindo com os esquisitos BOLORANOS, seres embolorados de tanto alimentar o mau hábito de CISMOFAS, que consiste em cismar em pensamentos mofados, que acabam estragando o cérebro das pessoas...

Abaixo o bolor! Abaixo o pensamento mofado de Boloranos! Abaixo o Cismofas! E viva a Imaginação contra o Medo! Viva Ziraldo! Viva Chico Buarque! Viva a Cultura Brasileira!



\\\***///


Imagine um jogo que ensina as crianças a rimar e fazer Poesia!
Disponível gratuitamente no link abaixo:

O jogo POESIA DE BOTÃO faz parte do projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Verlidelas Editora, Caligo Editora, Suporte Informática e AG1. O propósito do jogo é convidar as crianças a vivenciar o universo da Poesia de forma lúdica e atrativa, como uma “brincadeira de montar versos”. POESIA DE BOTÃO é especialmente indicado para crianças já alfabetizadas, mas nada impede que adultos possam brincar também e se beneficiar com o jogo.




2 comentários:

  1. -
    Como já havia escrito atrás, farei uma pausa para preparativos do Natal. Passarei em família fora de casa.

    Desejo-vos um Santo e feliz Natal, extensivo aos vossos Familiares e amigos. Voltarei assim que me for possível.
    Espero já ter os serviços repostos. Beijo e Abraço
    .
    Um Natal harmonioso para todos nós...
    Beijo_______ FELIZ NATAL

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...