LIVRO : “O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR”
TÍTULO ORIGINAL: “THE SKY IS EVERYWHERE”
AUTORA: JANDY NELSON
TRADUÇÃO: MARSELY DE MARCO MARTINS DANTAS
EDITORA : NOVO CONCEITO
PÁGINAS – 423
1ª IMPRESSÃO 2011
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE AMREICANA/ROMANCE
ISBN: - 978-85632-1937-2
CITAÇÃO: [...]”Mas agora fiquei maluca, beijando tudo que consigo pressionar contra meus lábios: meu travesseiro, poltronas, batentes de portas, espelhos, fantasiando a única pessoa que não podia imaginar, a que prometi jamais beijar novamente. A única que faz com que eu me sinta menos assustada.” (pág. 101)
ANÁLISE TÉCNICA:
-CAPA = Parece veludo, delicada, embora mais dura que as comuns, como uma cartolina. Tem galho com coração de papel pendurado, céu ao fundo e o nome do livro. Simples e condizente com o título.
(nota: 4,50 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: Perfeita, a diagramação mais linda que vi até hoje em um livro.
Folhas amareladas com letras azuis e um pouco maior que a mediana facilitam a leitura.
Capítulos com números grandes e a folha ao fundo é um céu. Entre um capítulo e outro trechos escritos a mão, poemas escritos por Lennie e as figuras demonstram o local onde foi escrito ou encontrado, tudo colorido, belo.
As partes divididas com numeração e as folhas com escala musical.
Formato/Acabamento: 14x21x27
(nota: 5,00 de 5,00)
- ESCRITA: Narrativa em primeira pessoa feita por Lennie, intercalada com diálogos entre os personagens do livro.
As notas de rodapé na medida certa e momentos necessários.
(nota: 4,80 de 5,00)
CITAÇÃO: “[...]Não sei se um clarinete alguma vez emitiu um som tão horrível, mas não consigo parar, todos os anos parecem cair sobre mim agora. [...]” (pág. 132)
RESUMO SINÓPTICO:
"Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...”
Lennie na verdade é Lennon (homenagem feita a John Lennon) mora com a avó, considerada excêntrica que cuida de plantas, além de ter 1,80m e com o tio Big. A mãe desapareceu enquanto era criança e agora enfrenta a morte de Bailey, sua irmã mais velha, a quem tinha como ídolo. Escreve poesia, é clarinetista e gosta de ler, mas está totalmente perdida, sem saber o que fazer da vida.
Toby era o namorado de Bailey e acaba confundindo e transferindo para Lennie o sentimento que tinha pela irmã e por ambos amarem muito a falecida, acabam envolvendo-se de forma incontrolável, mesmo sabendo que era errado...
Joe Fontaine é novo na escola e toca na mesma banda de Lennie na escola. Extremamente feliz e com sorriso irresistível, faz que Lennie sinta-se ‘viva’ e acaba por conquistá-la cada vez mais; com Joe ela descobre o que é o amor... Porém, por fazer tudo de forma errada em sua concepção, acaba por perdê-lo e descobre-se desesperada por poder conquistá-lo novamente...
CITAÇÃO: “O entardecer tem um tom rosa e laranja no céu, iniciando seu lânguido passeio de verão. Ouço o rio por entre as árvores soar como uma possibilidade...” (pág. 142)
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
O livro é um verdadeiro romance adolescente, carregado de descobertas e dúvidas, como a própria fase. Entretanto, é mais que um romance. O enredo envolve segredos do passado da família e da própria Bailey, envolve sentimentos contidos de Lennie, além de um talento indescritível; envolve confiança, sinceridade e esclarecimento. Na verdade, envolve o leitor de forma tão contundente, que ao iniciar o livro, não mais se quer parar de lê-lo até todos os mistérios serem desvendados ou até se saber quem realmente ficará com Lennie no final e quais decisões irá tomar tentando encontrar seu próprio caminho.
A forma como o autora vai desenvolvendo a história e como teve a inteligência em colocar os poemas de Lennie espalhado por todos os lugares que ela passa e ao final, inseri-los no contexto do enredo do livro é fantástica, mostra o quanto a mente é criativa e foge ao comum. A história em si refere-se as perdas na adolescência e como aprender a conviver e superá-las... e aí pergunto: quem de nós já não passou por crises parecidas? E isso que faz o livro tão especial: a identificação do leitor com os fatos do livro.
Simplesmente GENIAL!
CITAÇÃO: “Anos atrás, estava deitada no jardim da vovó e Big perguntou o que eu estava fazendo. Disse-lhe que olhava para o céu. Ele respondeu – Essa é uma concepção errada, Lennie, o céu está em todo lugar, começa aqui, aos nossos pés.” (pág. 183)
SOBRE A AUTORA:
Jandy Nelson mora em São Francisco, e lá, assim como Lennie, divide seu tempo entre cuidar das árvores e correr livremente pelo parque. Jandy é uma agente literária, poetisa com livros publicados, e acadêmica eterna. Formada pelas universidades de Brown, Cornell e Vermont. É uma pessoa supersticiosa e uma romântica dedicada, loucamente apaixonada pela Califórina, e pela forma como esse estado continua firme na ponta de um continente. O céu está em todo lugar é seu primeiro romance.
CITAÇÃO: “- Minha irmã vai morrer todos os dias, pelo reto da minha vida. A dor dura para sempre. Não desaparece nunca; torna-se parte de nós, a cada passo, a cada suspiro. Nunca vai parar de doer, Bailey, porque nunca vou deixar de gostar muito de você. É assim que é. A dor e o amor caminham juntos, um não existe sem o outro. Tudo o que posso fazer é adorá-la e amar o mundo, imitar seus passos ao viver com ousadia e força e alegria.” (pág. 390)
NOTA: 5,00 de 5,00
CHEIRINHOS
RUDYNALVA
Eu amei e odeie esse livro...
ResponderExcluirEle é tão lindo mas tão mediano ao mesmo tempo!!!
E concordo com você, a diagramação é perfeita!
Não tenho nem o que botar defeito =]
Beijos.
#Resenha falada.
Eu achei um livro fofo, apesar dos acessos da personagem principal.
ResponderExcluirO MKT feito foi ótimo, não podemos negar.
Bjks
Eu amei este livro, um dos mais bonitos que já li, desde a capa, passando pela diagramação e terminando com a história.
ResponderExcluirBjs, Rose.